ALTERNATIVA

Vice do PT sugere Maria Fumaça entre Uberaba e Peirópolis para incentivar turismo

Lídia Prata
Publicado em 08/11/2020 às 11:23Atualizado em 19/12/2022 às 06:07
Compartilhar

Sabatinas com os candidatos a vice-prefeito começou bem, neste sábado, ouvindo três deles. Adriano Espíndula, do PSTU, Alan Carlos, do MDB/PSL, e Kaká Evangelista, do PT. Boas ideias foram apresentadas, mostrando que a figura do vice decorativo já era.

FOCO NO TURISMO

Um dos pontos destacados pelo companheiro de chapa de Patrícia Melo foi o incentivo ao turismo, focado no circuito histórico de Minas Gerais. O projeto importa na transformação dos casarões históricos em cartões postais da cidade.

Paralelamente, Kaká Evangelista chamou a atenção para um fato que está passando desapercebido das lideranças uberabenses: a VLi já está trabalhando junto ao governo federal a renovação da concessão ferroviária na nossa região por mais 45 anos. “Acho que esse é o momento para a sociedade se mobilizar e procurar a VLi para pedir um trem turístico, ligando Uberaba a Peirópolis, a exemplo do que foi feito em São João Del Rey, que hoje tem a sua Maria Fumaça até Tiradentes. Isso poderá incrementar muito o nosso turismo. Peirópolis era uma estação ferroviária, mas muita gente nem sabe” - frisou.  

NOVO OLHAR

Ao contrário de boa parte dos candidatos de oposição que só fazem criticar Uberaba, o vice do PT chamou a atenção para o fato de que a cidade é histórica e foi projetada numa época em que as pessoas andavam a cavalo, daí as ruas estreitas no centro. Por isso,  é preciso pensar em soluções adequadas para o trânsito, definindo se a prioridade será dada ao pedestre, ao carro, ou transporte coletivo. Com a propriedade de quem tem mestrado em Planejamento Urbano no exterior, Kaká Evangelista citou, por exemplo, a possibilidade de criação de uma “Zona 30”, na Artur Machado,  onde os carros só possam andar a 30km/h, possibilitando, assim, o alargamento das calçadas e consequentemente evitando que pedestres tenham de disputar a rua com os veículos. Curitiba, Maringá e outras cidades já adotam esse sistema.

UBERABA NA FRENTE

Kaká Evangelista também considera o BRT um “patrimônio dos uberabenses”. Na Sabatina JM de sábado ele lembrou que quem está acostumado a andar de carro não gosta do BRT. Mas quando se faz pesquisa com os usuários, a conclusão é uma só: “a população adora do BRT, porque diminui tempo de trajeto. Aliás, Uberaba é a única cidade com menos de 500 mil habitantes que conta com esse sistema. Às vezes ficamos pra trás quando comparamos Uberaba com outras cidades, mas em termos de transportes públicos Uberaba está na frente de Ribeirão Preto, de Campinas etc” - disse Kaká Evangelista. 

Por outro lado, ele destacou que as pessoas precisam entender que o BRT é uma conquista e deve ser mantido como está, ainda que cause transtornos na área central da cidade. Mas ele acredita que a conclusão do Anel Viário servirá para desafogar o trânsito, tirando a dependência do uberabense em relação à avenida Leopoldino de Oliveira. E deixou clar “A curto prazo não existe solução simples para esse problema.”

CALÇADAS MAIS LARGAS

Da mesma forma, Kaká Evangelista defendeu um plano de arborização das ruas da cidade, assim como calçadas mais largas, sem degraus, onde for possível. “Podemos ser mais ousados, mas, claro, a partir de estudos técnicos.  Para isso, precisamos trazer as universidades para participar dessas discussões, inclusive sobre a reurbanização do centro” - defendeu o vice do PT.  Ele advertiu, porém, que projetos urbanísticos não dão resultados imediatos. São necessários 10 anos, no mínimo, para colher os frutos. 

MEXA-SE

Na Sabatina JM, no sábado, o Professor Alan Carlos defendeu  o melhor aproveitamento dos equipamentos instalados nas praças, motivando igrejas e associações de bairros a desenvolverem ações integradas de incentivo aos moradores da região para a prática de exercícios físicos. Falou, inclusive, em disponibilizar profissionais de educação física, em faixas específicas de horário, para orientar as pessoas. Mostrou uma outra visão das academias ao ar livre que pode dar certo, até porque hoje em dia Uberaba tem várias praças bem equipadas, mas pouco utilizadas pelos moradores para se exercitarem.

IPTU VERDE

Outra ideia discutida pelo vice de Heli Grilo (PSL) foi o Plano Diretor do Meio Ambiente, para direcionar as políticas públicas nessa área. Segundo ele, a Secretaria de Meio Ambiente não pode se limitar à expedição de alvarás de licenças ambientais. Alan Carlos destacou, ainda, que é o autor da lei que obriga o plantio de árvores frutíferas nos condomínios da cidade. Por fim, defendeu a criação do chamado IPTU verde, que preconiza a concessão de descontos para proprietários de imóveis que plantem e cuidem de árvores nos seus jardins e quintais.

Delegado Heli Grilo e o vice Alan Carlos amanheceram na Feira da Abadia neste domingo 

DEMISSÃO SUMÁRIA

Já o vice do PSTU, advogado Adriano Espíndula, defendeu a transformação das UPAs em hospitais e a criação de incentivos aos pequenos comerciantes. Além disso, pregou a revogação dos mandatos dos políticos que não cumprirem as promessas de campanha.

DANÇA DOS NÚMEROS

Ao constatar a dança de números nas pesquisas de intenção de votos em Uberaba, realizadas por diferentes institutos, o festejado marqueteiro Tharsis Bastos não se conteve: “Se o Tribunal Regional Eleitoral fosse uma coisa séria (assemelha-se a esses tribunais de justiça desportiva), teria consultores profissionais para orientá-lo nessa questão das pesquisas, ou, à falta deles, baixaria uma determinação proibindo qualquer tipo de veiculação de aferição de intenções de votos. O que estamos assistindo em Uberaba é a incineração ao vivo e a cores de uma ferramenta científica e poderosa e que deveria merecer dos senhores togados o mesmo respeito que é devido às senhoras suas mães”.

O grande problema das pesquisas de intenção de voto hoje no Brasil é que basta o registro na Justiça Eleitoral para a divulgação dos resultados. Não se exige qualquer comprovação dos números. É mero registro formal. 

É O CARA

A melhor análise sobre a vitória de Joe Biden na corrida presidencial norte-americana foi de Luciano Huck. Em suas redes sociais ele postou o seguinte: “Vitória importante para os EUA e o mundo. A moderação, diálogo, equilíbrio e bom senso nas propostas venceram a intolerância, o comportamento destrutivo, absurdos defendidos e cometidos, um homem racista, machista e misógino, responsável pelo fracasso absoluto no combate à pandemia e que agora parecia disposto a tentar aniquilar as bases de legitimação da democracia dos EUA. A vitória  de Biden oferece algum aprendizado a países que lidam com lideranças tacanhas como Trump”.

INSPIRAÇÃO DE VERDADE

Se Biden tem uma história de vida linda, marcada por superações, sua vice, Kamala Harris, é uma inspiração para todas as mulheres ao redor do mundo. Mistura de jamaicano com indiana, ela será a primeira vice-presidente negra dos Estados Unidos. Forte, cheia de personalidade, Kamala Harris postou nas suas redes sociais logo após o anúncio oficial da vitória dos democratas: “While I may be the first woman in this office, I will not be the last - because every  little girl watching tonight sees that this is a country of possibilities.”  

Yes. Little girls across the world are dreaming bigger now.  

O mundo está mudando. Só não vê quem não quer...  

“Cãominhada” movimentou a campanha de Elisa neste domingo ensolarado, levando centenas de apoiadores para participar do evento. Campanha da candidata do Solidariedade entra na reta final como a mais criativa dessa corrida eleitoral em Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por