ALTERNATIVA

Vice-governador Mateus Simões vem a Uberaba nesta sexta-feira

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 21/10/2025 às 22:10Atualizado em 22/10/2025 às 22:53
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Prestes a desembarcar do Partido Novo para se filiar no PSD, de Gilberto Kassab, Mateus Simões desembarcará em Uberaba nesta sexta-feira. A agenda do vice-governador prevê audiência com os 14 prefeitos da Amvale, dentre os quais a prefeita Elisa Araújo, os prefeitos Juninho Trevisan (Sacramento), Celson Pires (Conceição das Alagoas), Alysson da Farmácia (Campo Florido), Leriane (Delta) e Gauchinho (Pirajuba). Cada um dos prefeitos deverá apresentar as demandas de seus respectivos municípios antes do almoço que será oferecido a Simões. Inicialmente esse almoço está previsto para acontecer no próprio gabinete da prefeita Elisa.
 
ESCRITURAS
À tarde, Mateus Simões participará de evento para assinatura de escrituras outorgadas pela Cohagra e Cohab. Vale lembrar que segunda-feira o vice-governador assinará finalmente sua ficha de filiação no PSD, partido pelo qual deverá disputar as eleições majoritárias em Minas Gerais. Prefeita Elisa participará do ato em Belo Horizonte, marcado para às 9h.
 
PSSSSSSIUUUUU!
Secretaria de Defesa Social vai intensificar o enfrentamento à poluição sonora e perturbação do sossego em Uberaba. Segundo o secretário Weber Januário. A SDS está formatando um projeto para tirar de circulação os carros-bombas, assim como motocicletas barulhentas, e coibir som excessivamente alto em festas e eventos em geral. Nem mesmo cultos religiosos estarão livres da fiscalização e autuação, se extrapolarem os limites de tolerância auditiva. Não resta dúvida de que esta medida virá em boa hora. Aliás, o secretário Weber conta que nos seus tempos de policial militar, a central 190 recebia em média 650 reclamações de perturbação do silêncio a cada final de semana. Imagine hoje como não deve estar esse volume de registros!
 
REFORÇO
Presença da Guarda Civil Municipal no Mercadão será mais constante. Promessa do secretário Weber Januário, ressaltando que o ônibus da GCM já está fazendo a ronda rotineira no local, e captando imagens através das câmeras de monitoramento. No entanto, pelo menos por enquanto não há previsão de instalação de um posto permanente para policiamento do Mercado e seu entorno.
 
OLHO VIVO
Já no Terminal Rodoviário a GCM conta com um espaço exclusivo para atuar e até lavrar ocorrências policiais. Mas o titular da SDS ressalta que a competência da GCM se restringe à área externa da Rodoviária, enquanto no interior do prédio cabe à concessionária garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo intermunicipal e interestadual. Mas, cá pra nós, essa segurança no Terminal tem deixado muito a desejar.
 
GENTE NOSSA
A propósito, o secretário de Defesa Social reforça que  90% dos andarilhos e pessoas em situação de rua são de Uberaba. A maioria tem família e casa, mas prefere morar na rua. Essa afirmação afasta a crença de que as entradas da cidade são porta aberta para quem vem de fora pedir esmola nos semáforos.
 
QUEM SERÁ?
A propósito da GCM, ainda não está definido o nome do sucessor do comandante Santos, que deixará o cargo no fim deste ano. Ressaltando que a Guarda tem um efetivo de altíssimo nível, Weber Januário adiantou que essa escolha caberá exclusivamente à prefeita Elisa.
 
MERO EQUÍVOCO
O recolhimento das viaturas da Guarda Civil Municipal dias atrás não passou de um equívoco da empresa que loca esses veículos para a Prefeitura. De acordo com o secretário de Defesa Social, a locadora se equivocou, achando que havia mandado toda a documentação exigida para o processamento legal do pagamento, mas na verdade deixou de entregar um documento. Weber não negou que esse problema gerou atraso de mais de três meses no pagamento à locadora, fato esse que a motivou a recolher todos os veículos de uma hora para outra, por cerca de 24 horas. “Já está tudo resolvido e não houve prejuízo para o município”, garantiu o secretário.
 
TÔ FORA!
Em viagem à Itália, o governador Romeu Zema decidiu alterar substancialmente a participação de Minas Gerais na COP 30, marcada para novembro, em Belém. O Minas Day, por exemplo, será realizado na pré-COP, no Rio de Janeiro. Nas últimas conferências oficiais da ONU, esse evento se consolidou como uma vitrine do Estado e oportunidade para investimentos. No entanto, o governador alega necessidade de contenção de custos, sobretudo com logística. Sinceramente? Acho que o governador está certo desta vez.
 
RA-RE-RI-RO-RUA!
Assistente de saneamento L.B.M. foi demitido por justo motivo pela Codau. Portaria efetivando o desligamento saiu publicada na edição do Porta Voz desta terça-feira. Antes de chegar a esse desfecho extremo, o servidor respondeu a processo administrativo por falta grave. É claro que a publicação oficial não informa qual foi essa falta grave, mas nos últimos tempos a Codau teve vários processos internos para apuração de denúncias de envolvimento de pessoal com problemas relacionados a hidrômetros, recebimento de faturas de consumo em conta bancária do servidor e por aí afora...
 
NO PAREDÃO
Por falar em processos administrativos, servidor da Saúde E.R.G. também vai responder a PAD por suposta irregularidade funcional. Na Portaria publicada no jornal oficial do município nesta terça-feira, consta que houve “aparente comportamento inadequado do servidor, com violação da ética profissional que poderá repercutir em transgressões à ordem jurídico-administrativa e no regular funcionamento do órgão e da prestação de serviços aos usuários do serviço público”.
 
MAIS UM
Esse servidor da saúde não é o único a surpreender com a prática de supostas irregularidades. Há caso, por exemplo, de servidor que andou se valendo do cargo para bisbilhotar a vida dos colegas e usar as informações obtidas de forma oblíqua para constrangê-los e intimidá-los. O servidor, no caso, estaria acessando desautorizadamente o sistema interno da Prefeitura, pelo portal de contracheques, para saber sobre faltas, empréstimos consignados e horas extras pagas a colegas. Secretária Valdilene Rocha já está informada sobre o caso.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por