ALTERNATIVA

Vice-prefeito cobra solução da UFTM para problema de macas e pacientes em corredores do HC

Lídia Prata
Publicado em 18/05/2021 às 19:06Atualizado em 19/12/2022 às 03:41
Compartilhar

Vice-prefeito Professor Moacir Lopes enviou ofício ao reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende, pedindo providências em 48 horas para o problema das macas e pacientes nos corredores do Hospital de Clínicas.Não é de hoje que esse problema é denunciado às autoridades, mas até hoje não foi solucionado. Moacyr promete ir ao Ministério Público, caso agora a UFTM não resolva, de uma vez por todas, essa questão.

MAIS MACAS?

Em que pese a proposta feita para compra de mais macas para atender aos pacientes, o vice-prefeito ressalta a necessidade de acabar com essa triste realidade dos pacientes nos corredores do HC. Moacyr acredita que com vontade e determinação de ambas as partes essa questão possa ser solucionada em definitivo.

BUROCRACIA DANADA

A propósito, o vice-prefeito reforça o time dos que estão na fila à espera do desenrolar da burocracia para colocar os leitos do subsolo da UPA São Benedito para aliviar a carga dos hospitais públicos no atendimento a pacientes Covid. “Corri como um louco para arrumar o acesso ao subsolo, separar a recepção da UPA, fizemos tudo em 3 dias. Isso já tem 2 meses e até agora não conseguimos vencer a burocracia” - desabafa o vice-prefeito, coberto de razão.

NO PV

Já foi publicada a Lei nº 13.434, promulgada pelo presidente da Câmara, que impõe a obrigatoriedade de ampliação das informações sobre a Covid em Uberaba nos boletins epidemiológicos diários. Essa lei é aquela que nasceu de projeto apresentado pelo vereador Túlio Micheli, para determinar a inclusão de dados como o número de pessoas que procuraram atendimento nas unidades hospitalares apresentando síndrome gripal; o número de testes realizados em pacientes nas últimas 24 horas; a quantidade de pacientes não testados nas últimas 24h que, por avaliação médica, foram liberados; o número de pacientes que se encontram ativos com a doença e passíveis de retransmissão. A taxa de transmissão do vírus, aferida semanalmente, também deve ser divulgada. a Lei foi publicada no Porta Voz do dia 14, sexta-feira, mas ainda não está sendo cumprida pelo Município.

NÚMEROS DO DIA

Enquanto o boletim epidemiológico não se adapta à nova lei da transparência da informação, o monitoramento divulgado nesta terça-feira revelou 8 óbitos confirmados e 204 novos casos de infecção. Uberaba já bateu a marca de 907 vidas perdidas para a Covid até 18 de maio de 2021, sendo 140 confirmados apenas nos 18 dias de maio. Vale destacar que há outros 25 óbitos em investigação.

NOVOS CASOS

Desde o dia 1º de maio até esta terça-feira Uberaba registrou 3.042 casos novos de coronavírus, o que dá média de 169 infectados por dia. Em seis dias o número de novos contaminados passou de 200, sendo o dia 3 o recordista até agora, com 226. Outros 15 dias do mês tiveram números menores, na casa dos cento e poucos casos novos.

TUDO IGUAL

Entra legislatura, sai legislatura e os vereadores não se dignam a dar conhecimento à população sobre os feitos de indicados para receber títulos de cidadania uberabense. Na nova lista de conterrâneos agora foram incluídas 4 pessoas, sem qualquer indicativo dos motivos que levaram nossos parlamentares a homenageá-las com tamanha honraria: a cidadania. Já passou da hora de nossos vereadores mudarem essa história para submeter ao crivo popular a aprovação ou não dos nomes de seus indicados.

TROCA TROCA

Mudança no alto comando da Codau. Aloísio Valadares Ribeiro deixa o cargo de diretor Financeira e Comercial, e será substituído por Januário Molinero Neto. Troca já está sacramentada na edição do Porta Voz de sexta-feira.

MULTINHAS

A propósito, edição de sexta-feira do jornal oficial do município traz uma relação contendo mais 62 nomes de pessoas fisicas e jurídicas autuadas pela Fiscalização por descumprimento das regras da Covid em Uberaba. Na lista há barzinhos, distribuidora de bebidas e até cartórios de notas.

COMO PODE?

Os desobedientes continuam dando trabalho à Fiscalização. No fim de semana, a Guarda Municipal encerrou uma festa clandestina, mas bastou virar as costas para a festa recomeçar.O evento aconteceu no bairro Santa Maria e o promotor foi autuado em mais de R$ 20 mil. Se vai pagar a multa são outros 500…

PROIBIDO

Embora republicado no PV do dia 14, o decreto que regulamenta a realização de velórios mantém a proibição para vítimas de Covid e limitação a duas horas, no máximo, para vítimas de outras causa-mortis. Para os sepultamentos estão mantidas as regras de 10 pessoas, com distanciamento de 3 metros e uso obrigatório de máscaras, para evitar aglomeração.

Particularmente, considero essas regras fundamentais nesse momento em que a pandemia está desafiando medidas duras de enfrentamento. Por mais doloroso que seja, são regras absolutamente indispensáveis.

NA BRONCA

Distribuição de vacinas contra Covid em Minas Gerais tem causado protestos entre os prefeitos, que reclamam da metodologia adotada para a distribuição do insumo entre os municípios. Segundo o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, os dados utilizados pelo Estado para calcular os quantitativos de cada município estão totalmente defasados. Um dos critérios utilizados pelo Estado são as projeções realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que leva em conta levantamentos feitos em 2012, entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU). "A fonte de dados para fazer esses levantamentos é furada, o IBGE não é atualizado, os dados em todos os sistemas, sabemos que não tem a devida alimentação. Fazer o planejamento em cima desses dados é inseguro", argumenta Lacerda. Pois é. Não é à toa que alguns município estão recebendo mais vacinas do que outros, embora tenham população menor.

PAPO FURADO

Sabe aquela promessa do governador Romeu Zema, de mandar mais vacinas para os municípios que estivessem mais eficientes na vacinação? Pois é. Continua na promessa até hoje.

MEMÓRIA SELETIVA

CPI da Covid continua dando pano pra manga. Nesta terça-feira, a senadora Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura no governo Lula, afirmou que o ex-chanceler Ernesto Araújo tem “memória seletiva”, para não dizer leviana. Disparou: “O senhor não se lembra de nada que é importante e se lembra de coisas mínimas, supérfluas e até não verdadeira. A impressão que se tem é que temos um Ernesto que fala conosco, e um outro Ernesto que vive nas redes, na internet, nos blogs. Estou confusa, sem saber qual Ernesto devemos considerar”. Kátia Abreu ainda acusou o ex-chanceler de ser um “negacionista compulsivo, omisso”. E arrematou, lavando a alma dos brasileiros lúcidos: “No Ministério das Relações Exteriores o senhor foi uma bússula para o caos, para o naufrágio da política internacional”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por