ALTERNATIVA

Vice-prefeito descarta "farra dos aditivos" em obras em Uberaba

Lídia Prata
Larissa Prata
lpciabotti@gmail.com
Publicado em 27/10/2021 às 20:35Atualizado em 19/12/2022 às 01:26
Compartilhar

Interina: Larissa Prata 

RECEPÇÃO

Não cabe em palavras o misto de sentimentos de assumir ALTERNATIVA pelos próximos dias. Para quem não sabe, quando a titular desta coluna começou a carreira jornalística ela usava um pseudônimo, o que era bastante comum para a época. Suas primeiras palavras chegaram aos leitores de Uberaba pelo nome de Larissa, uma das grandes boas “heranças” que recebi.

Por ora, vamos juntos até o dia 10 de novembro. 

MAIS CAFEZINHO

Vinda do prefeito da capital mineira a Uberaba continua dando o que falar. Após o cafezinho da diversidade política na casa do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes (PSD), Alexandre Kalil seguiu rumo ao gabinete da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) para mais uma prosa amistosa. Lá, a pandemia deu o tom da conversa franca entre prefeitos, que trocaram figurinhas sobre a Covid-19. Belo Horizonte é um dos grandes exemplos do enfrentamento ao coronavírus não só em Minas, mas no Brasil.

 OS LADOS DA POLÍTICA

Além do papo de prefeitos, Kalil e Elisa também trouxeram a política para a roda. Enaltecendo a importância de Uberaba para Minas Gerais -- inclusive dizendo que tapete vermelho deveria ser estendido para nossos representantes entrarem no Palácio da Liberdade --, Kalil reiterou que seu posicionamento é de não caminhar com Romeu Zema (Novo), apesar de respeitar o de Elisa, que nunca negou sua afinidade com o governador. Justamente reconhecendo a importância de Uberaba, o prefeito de Belo Horizonte deixou claro que em uma eventual eleição sua para a chefia do Executivo mineiro não é sinônimo de portas fechadas para Elisa. Pelo contrário. Segundo ele, o caminho que a prefeita Elisa decidir seguir em 2022 não impactará o respeito da relação entre município e Estado. 

RESPEITO

Com sua habitual franqueza, Kalil não enxugou gelo no papo com a prefeita Elisa. Disse a ela que conhece sua posição e que a recíproca é verdadeira. Mas que prefeito precisa ser respeitado por governador. Para bom entendedor, pingo é letra.

TERCEIRA VIA

E por falar em pingo, no Pingo do J desta quarta-feira (27), o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Ismar Marão (PSD) esclareceu que apesar de setores de seu partido terem simpatia pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não é de seu desejo apoiar o petista no próximo ano. Segundo ele, por convicções pessoais.

NEM BOLSONARO, NEM LULA

“No que diz respeito ao posicionamento do PSD, apesar do nosso presidente nacional, o Kassab, já ter se posicionado totalmente contrário ao Bolsonaro, (dizendo) que irá apoiar o Lula, a gente tem uma certa dificuldade em apoiar o Lula”, disse Marão aos jornalistas Márcio Gennari e Wellington Cardoso, revelando que ficará muito mais confortável se uma terceira via for adotada. Sem dar nomes aos bois, seria em torno do nome de Rodrigo Pacheco, recém-chegado ao PSD e presidente do Senado Federal, que também teria o apoio de Kalil.

VIDA PREGRESSA

A expectativa do presidente do Legislativo municipal é que seja autorizado pela legenda que os deputados e candidatos possam escolher em quem depositarão o próprio apoio. Evitando opinar sobre Lula ou Bolsonaro, Marão explicou que a “vida pregressa” do petista deixou muitas dúvidas e que o apoio a ele ou a Bolsonaro ainda será discutido no núcleo do partido. Mas que, pessoalmente, não tem intenção de apoiar o ex-presidente. “Pela vida pregressa, esses quadros que ficaram aí são uma incógnita. A gente tem uma dificuldade nesse sentido. Esse é um posicionamento pessoal meu, a gente vai sentar com o núcleo ainda, discutir isso, mas é um posicionamento pessoal meu com relação à situação pregressa do ex-presidente Lula”, opinou Marão.

A ARTE DO DIÁLOGO

Teve mais cafezinho para Kalil, a portas fechadas com o anfitrião Marcos Montes e com o vereador Ismar Marão, que jura juradinho que foi para alinhar sua candidatura a deputado no ano que vem. Mas dois dedinhos de prosa sobre quem vai estar na foto do santinho com certeza teve… E pelo tom da confirmação de Marão, há um alinhamento entre os três em prol de uma terceira via democrata. Cenas dos próximos capítulos.

UBERABA EM TODAS

Prestígio da ABCZ é mais uma vez confirmado com o convite para representar Uberaba na COP 26, que começa no próximo domingo, em Glasgow, na Escócia. A equipe da gigante zebuína será representada por João Bento, que é responsável pelos projetos sustentáveis da entidade e coordenador do programa Integra Zebu, a ser apresentado na conferência climática.

SUSTENTABILIDADE

A proposta do programa da ABCZ é ir além do melhoramento genético das raças zebuínas, propondo ao criador uma mudança de postura no que se refere a recuperação do solo. O programa oferece ao pecuarista ferramentas que possibilitam melhores condições de pastagens, além da mitigação de gases do efeito estufa. Tudo isso alinhado ao crescimento tecnológico, que é uma marca da gestão do presidente Rivaldo Machado Borges. A degradação do solo nas propriedades rurais é causada principalmente pelo manejo inadequado. Daí o grande diferencial do Integra Zebu em enxergar além do que se vê e privilegiar também o que fomenta a alimentação do gado. O programa dá à ABCZ um lugar de fala em um evento mundial de importância inquestionável, o que só confirma o calibre da conquista da entidade, projetando o nome de Uberaba além dos oceanos.

EM UBERABA

Comitiva do governo do Estado esteve em Uberaba nesta quarta-feira, para reunião com lideranças. O secretário de Governo, Igor Eto e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Felipe Attiê, sentaram à mesa com representantes da ABCZ e também do governo municipal. Na pauta, a importância da tecnologia para a preservação do meio-ambiente. Oficialmente se tratou da disponibilização do Estado para impulsionar projetos e ações estratégicas do Município para o crescimento ambiental e tecnológico. Resta saber o que foi dito em off.

REDE DE ÁGUA

Chama a atenção a quantidade de reparos emergenciais feitos na rede de distribuição de água do bairro de Lourdes. Diariamente têm sido feitas manutenções, que suspendem temporariamente o abastecimento nas regiões afetadas. À coluna, a assessoria de imprensa da Codau explicou que a rede do bairro é antiga, o que acontece com outros bairros também. “É comum vazamento nesta situação”, explica. 

PERDAS

A idade da rede e os problemas de vazamento não são novidades. No mês passado, o vice-prefeito Moacyr Lopes chegou a falar sobre ações que estão sendo estruturadas pela prefeitura de Uberaba, inclusive para mapeamento e troca de redes.

BYE BYE

Falando no vice-prefeito, Moacyr Lopes descartou que as bênçãos da “Nossa Senhora do Aditivo” sejam derramadas nas obras em Uberaba. Nas redes sociais, ele fez questão de responder o jornalista Wellington Cardoso que empreiteiros que tinham como prática jogar o preço das obras lá embaixo para levarem a concorrência para, na sequência, pedirem aditivo já podem ir tirando o cavalinho da chuva (e que chuva!).

FARRA DOS ADITIVOS

Com toda razão, Moacyr Lopes ponderou que tem casos em que empreiteiros pedem aditivos para obras que sequer começaram. “Se tivesse feito a obra no prazo não haveria nenhum aditivo, realinhamento ou pleito. Não cumpriu o prazo? Que arque com as consequências”, disse ele, com seu habitual ‘papo reto’.

Na teoria é bonito, mas na prática, quem sofre as consequências dessa briga é a população. Se a empreiteira não cumpriu o prazo, cadê as providências? Por que elas demoram tanto? Ao que parece é mais importante ter razão. Colocar um ponto final na farra dos aditivos é um passo importante, mas as providências não podem e não devem parar por aí e a mesma rédea curta da crítica deve atuar para não sermos eternamente reféns da morosidade da burocracia do serviço público. Seja ele de qualquer esfera.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por