ALTERNATIVA

Vice-prefeito não, garante Fernando Mendes sobre Eleições 2024

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 22/02/2023 às 21:16Atualizado em 23/02/2023 às 19:56
Compartilhar

“Candidato a vice não serei”. Foi o que garantiu o Presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Mendes, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira de cinzas. Fernando disse com todas as letras que seu sonho é ser prefeito de Uberaba, mas saberá esperar a hora certa. No entanto, deixou nas entrelinhas a perspectiva de que essa hora poderá chegar em 2024.

“Já fui testado como gestor na iniciativa privada e agora tenho a oportunidade de ser testado como gestor público” - destacou Fernando.

EM PAZ
Segundo Fernando Mendes, as relações entre ele e a prefeita estão tranquilas. Para quem não se lembra, na sua estreia como presidente da Câmara, ele fez um pronunciamento contundente em plenário, no qual disse que “a Câmara não será um puxado da Prefeitura” e ainda teceu duras críticas à escolha do colega Celso Neto para a Secretaria de Educação. Depois disso, Fernando recebeu Elisa em seu gabinete, mas foi uma “visita de cortesia”, na qual ele teria dito que não vai criar obstáculos à tramitação dos projetos do Executivo.

ESPINHO NA GARGANTA
A escolha de Celso Neto continua sendo um espinho atravessado na garganta do presidente do Legislativo. Isso está mais claro do que nunca, na medida em que ele relembra os embates que teve com o então vereador e atual secretário de Educação. Fernando era o líder do governo na Câmara e conta que “apanhou muito”durante o ano e meio em que desempenhou essa função. “Não perdi um projeto. Todos foram aprovados. Mas  quem foi o maior adversário do governo Elisa? Quem mais perseguiu a prefeita? Quem mais desmereceu a equipe da prefeita? Quem mais resistiu aos projetos? Celso Neto. Entendo que essa decisão de convidar o adversário deveria ter sido discutida com quem sempre esteve ao lado dela” - desabafou Fernando Mendes, ressaltando que abriu mão de muita coisa para assumir a liderança do governo Elisa, enfrentando inclusive a oposição do seu partido, o MDB.

VERDADE VERDADEIRA
Fernando também não engoliu a interferência do Executivo na formação das comissões da Câmara. Aliás, sobre esse assunto, o presidente foi confrontado com as declarações da prefeita e do secretário de Governo em sentido oposto, mas não se intimidou ao ser indagado sobre quem estava falando a verdade. “Os fatos”, respondeu. O “pomo da discórdia”, no caso, foi a eleição do vice-líder da prefeita para presidir a Comissão de Constituição e Justiça. 

Mas, presidente, o vice-líder disse ao Pingo do Jota que sonhava em ser o presidente da CCJ - argumentei.

Só se sonhou do dia para noite - respondeu Fernando.

DOR NO CORAÇÃO
Dias atrás, o presidente Fernando Mendes foi barrado ao tentar entrar na UPA Mirante com sua equipe. Esse fato foi mostrado em vídeo postado nas suas redes sociais. No entanto, pouco tempo depois sua entrada foi permitida e, aí, ele ficou muito emocionado com o que viu. Ou melhor, com o que não viu. Ele avalia que foi um erro desativar aquela Unidade de Pronto Atendimento para uma “reforma geral”, levando toda a estrutura de macas e equipamentos para outro imóvel. Acredita que essa opção custará muito mais caro ao município. Pior: até agora o projeto da reforma da UPA Mirante não avançou. Da mesma forma, nem sequer um aviso aos usuários foi afixado na fachada da UPA, informando os locais alternativos para atendimento…

CADÊ A ZELADORIA?
Se os prédios públicos tivessem manutenção periódica, provavelmente a reforma geral na UPA Mirante nem fosse cogitada. “Cadê a zeladoria, que deveria estar sendo feita há muitos anos?” - questionou o presidente do Legislativo.

PARA TODOS
Ainda na entrevista, Fernando contou que deve ir a Brasília nos próximos dias, em companhia do ex-prefeito Anderson Adauto, outro nome fortíssimo para as eleições municipais de 2024. Na pauta, tratativas sobre o projeto da termoquímica, gasoduto e outros. “Fiz questão de atender o Anderson. Olha a força que ele tem com o governo Lula. E Uberaba precisa pavimentar essa estrada política daqui até Brasília” - acentuou.

SEBO NAS CANELAS
A propósito, o presidente da Câmara aconselhou o secretário municipal de Desenvolvimento Social a passar sebo nas canelas, dizendo que Uberaba não pode perder mais investimentos e precisa continuar conquistando novas empresas como vinha fazendo. “A fábrica da Heineken é uma ferida que ainda não cicatrizou” - reforçou, advertindo que “quem não cresce, desaparece”. 

NA BRONCA
Permissionários do Mercado Municipal têm amargado prejuízos com as chuvas de verão. É goteira que não acaba mais, estragando muita mercadoria. Contam que a empreiteira começou a trocar o telhado do Mercado no ano passado, mas não aproveitou os dias de tempo firme para terminar o serviço e, agora, alega que não consegue avançar por causa da chuva. O problema é que não chove 24 horas por dia e a empreiteira não aproveita as horas de estiagem para trabalhar. Além disso, os permissionários reclamam que têm aparecido poucos operários na obra e, assim mesmo, quando bem entendem. Cobram da Prefeitura uma atitude mais firme em relação à empreiteira, sob pena de acionarem judicialmente o Município pelos danos que vêm experimentando.

Veja os vídeos ABAIXO e observe os baldes usados pelo pessoal para conter os estragos causados pelas goteiras, ontem.

PAPO FIRME
Presidente nacional do PRTB, Júlio Fidélix, esteve em Uberaba para uma conversa demorada com o casal de  pastores Eduardo e Regiane Isidoro. A dupla ainda não assinou ficha de filiação no partido, mas está perto de fazê-lo, segundo Leonardo Barbosa, que acompanhou Fidélix nas tratativas políticas.

VAPT VUPT
Um galho de palmeira caiu na rede elétrica na tarde desta quarta-feira, bem em frente à sede do Jornal da Manhã, provocando interrupção no fornecimento de energia nas nossas imediações. Acionada, a Cemig agiu rapidamente, através das equipes competentes da Celminas, às quais agradecemos pelo pronto restabelecimento da energia elétrica, assim como a Hudson Elvis Ferreira, agente de relacionamento da companhia. Valeu!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por