ALTERNATIVA

Vice-presidente da República

Michel Temer desembarcará em Uberaba, às 16h de segunda-feira, para o...

Lídia Prata
Publicado em 12/07/2012 às 11:47Atualizado em 19/12/2022 às 18:36
Compartilhar

A novela do PMDB

Mais um capítulo na eletrizante novela “O direito de ser candidato a prefeito pelo PMDB”: no fim da tarde de ontem, a juíza Régia Ferreira de Lima julgou extinto o processo em que membros do diretório municipal do partido buscavam derrubar a intervenção do PMDB estadual. Na sentença, a magistrada destaca que a ação foi proposta por quem não tinha legitimidade para ingressar em Juízo em nome do diretório municipal da agremiação.

Extinção do processo

Para o leigo não é fácil entender o que aconteceu nessa guerra judicial do PMDB. Mas, tentando traduzir em miúdos, ocorreu o seguinte: o grupo liderado pelo prefeito Anderson Adauto promovia uma ação tentando derrubar a intervenção feita pelo PMDB/Minas no diretório municipal do partido. Através de uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas, esse grupo conseguiu suspender os efeitos daquela intervenção e restabelecer os poderes do diretório municipal. Nesse cenário, o secretário-geral do PMDB/Uberaba, João Caldas, entrou no processo representando o diretório municipal por força do artigo 35 do estatuto do partido, e pediu a desistência da ação que havia sido proposta por membros do PMDB liderados pelo prefeito. Ou seja, Caldas mostrou que a competência estatutária para representar o partido era do presidente e, na ausência dele, a competência é do secretário-geral. E não dos membros do diretório. A juíza acatou o pedido, extinguindo então o feito.

Já era

Advogados ouvidos à noite passada pela colunista – ainda que conhecendo apenas superficialmente o processo – acreditam que a sentença da juíza Régia Ferreira de Lima dificilmente poderá ser derrubada em grau de recurso pelo Tribunal de Justiça. A ilegitimidade ativa dos membros do diretório municipal do PMDB para representá-lo em Juízo é um obstáculo irreversível. Com isso, volta a prevalecer a intervenção no diretório municipal e todos os atos praticados pelos interventores, inclusive a convenção que homologou a candidatura de Paulo Piau a prefeito pelo PMDB.

Carta aberta

No fim da tarde desta quarta-feira, o “prefeitável” Paulo Piau reuniu a imprensa para comentar a sentença que assegura sua candidatura a prefeito e distribuiu uma carta aberta à população, na qual ressalta: “Sempre fui fiel aos meus princípios éticos e morais. Nada irá abalar nossa candidatura”.

Temer aqui

Vice-presidente da República Michel Temer desembarcará em Uberaba, às 16h de segunda-feira, para o lançamento oficial da candidatura de Paulo Piau a prefeito. Do aeroporto ele seguirá para o comitê de campanha, na Leopoldino de Oliveira, onde funcionava o supermercado da Copervale. Vai ter clima de festa da vitória!

Palavra forte

Ainda na carta aberta à população, Piau também fala que não entende o motivo de tanto “ódio” por parte do prefeito Anderson Adauto. “Sou um homem de bem, engenheiro formado e um servidor público que apenas trabalha para melhorar nossa comunidade. O fato de ser o candidato oficial do PMDB, escolhido pelo partido, de forma transparente e democrática, desagrada aqueles que se acham donos da Prefeitura. Se como deputado pude ajudar Uberaba, como prefeito e com ligação direta com o Governo Federal, sei que posso fazer muito mais”, salientou Piau.

Complicado

Se Piau está aliviado hoje, o mesmo não se pode dizer de seu adversário Fahim Sawan. A impugnação da vice Vânia Célia ainda continua sem solução, aumentando a agonia no PSDB de Uberaba.

Foco certo

“Não tenho projeto de ser vice. Quero continuar vereador. É para vereador que tenho vocação”, afirmou o presidente da Câmara, Luiz Dutra, confirmando que foi sondado para ser vice de Fahim.

À distância

A Fazu está investindo cada vez mais em novas modalidades de educação. A faculdade já se prepara para a estreia do segundo Agrocurso, projeto de Educação a Distância especializado em Agronegócios, desenvolvido em parceria com a ABCZ e o Canal Rural. O próximo Agrocurso, que tem início no mês de agosto, terá como tema “Planejamento e Gestão na Fazenda de Gado de Corte”. Fique de olho.

Convergência

Auditório da Aciu será palco para o lançamento hoje à noite das revistas Convergência, da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, e Saberes Acadêmicos, do Sistema Aciu de Educação.

A caminho

Já estamos finalizando a próxima edição da JM Magazine, trazendo a cobertura fotográfica completa da festa de 40 anos do Jornal da Manhã. Lançamento está previsto para a última semana deste mês, marcando, ainda, o retorno da colunista social Virgínia Abdala às páginas da revista. Além de festas e reportagem emocionante sobre mulheres que venceram grandes desafios em suas vidas, Virgínia assumirá a editoria de decoração da JM Magazine.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por