ALTERNATIVA

Vida que segue

Prisão de ex-presidente não preocupa tucanos, revela encontro em BH

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 02/07/2016 às 08:40Atualizado em 16/12/2022 às 18:16
Compartilhar

Vida que segue

Encontro estadual do PSDB realizado nessa sexta-feira, em Belo Horizonte, mostrou que os tucanos não estão preocupados com Lava-Jato, nem com a prisão do seu ex-presidente Narcio Rodrigues, mas, sim, estão de olho no futuro. O presidente do PSDB/Uberaba, Karim Mauad, participou do encontro e confirmou a determinação que recebeu da cúpula tucana: “tocar o barco”. Do encontro participaram 1.200 tucanos, alguns de alta plumagem, como os senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia.

É o cara

Segundo Karim Mauad, está confirmada a pré-candidatura majoritária de Samir Cecílio Filho pelo partido. O lançamento oficial, inclusive, será no domingo que vem, dia 10, provavelmente com a presença do alto tucanato nacional em Uberaba. Local do evento será definido nos próximos dias.

Coligações na mira

Outra orientação do partido durante o Encontro de BH: o PSDB deve ser cabeça de chapa nos municípios onde tem nome definido para a disputa majoritária. Mas deve igualmente costurar coligações com tradicionais aliados, como DEM, PSD, PDT. Em Uberaba, porém, parece difícil unir todos esses partidos em torno da candidatura de Samir Cecílio Filho.

Dobradinha – Ao que tudo leva a crer – embora não confirmado pelo presidente do PSDB/Uberaba – os tucanos vão tentar composição com o PSD, do deputado Marcos Montes. Nesse caso, a dobradinha seria de dois vereadores: Samir e Ripposati.

Nem pensar! – Segundo a assessoria de comunicação do PSD, porém, essa dobradinha Samir (prefeito) e Ripposati (de vice) não tem a menor chance de prosperar. “Ripposati só não será candidato a prefeito se houver um desastre”, diz a nota enviada à coluna.

Mais uma

Estão ruidosos os rumores de outra possível dobradinha, costurada freneticamente nas últimas horas: Lerin (prefeito, pelo PSB) e Samuel Pereira (vice, pelo PR). Segundo consta, o anúncio oficial pode sair a qualquer momento. A conferir.

De olho!

Vão começar nos próximos dias as primeiras 600 convocações de candidatos aprovados no concurso da Prefeitura de Uberaba, cujo resultado já foi homologado. A prioridade será dada ao pessoal da área da Educação, tendo em vista o reinício do ano letivo no começo de agosto. Entre a convocação e a contratação há uma série de procedimentos burocráticos a serem cumpridos, como apresentação de documentação pelos concursados, exames admissionais etc. Por isso, o prazo máximo para essa convocação dos professores aprovados não deve passar do dia 15 de julho. Convém aos interessados ficar de olho no Porta-Voz.

Passando a limpo

Nova operação deflagrada ontem pela Polícia Federal chegou a outros personagens ligados (ainda que à distância) a Uberaba. O principal alvo é o doleiro Lúcio Funaro, que já está preso. Mas as investigações incluem o megaempresário Joesley Batista, do poderoso grupo JBS/Friboi, aquele que manteve propaganda na TV estrelada por Tony Ramos. Joesley mantém ligações com uberabenses, dentre os quais Ricardo Saud, considerado seu “homem de confiança”. Vale ressaltar que a empresa investigada, nessa operação, não é a Friboi, mas a Eldorado celulose, do mesmo Joesley.

Esquema de propina

O objetivo dessa nova operação da Polícia Federal é investigar um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal. Em delação premiada, o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, e Nelson Mello, ex-diretor da empresa Hypermarcas, informaram os nomes das empresas que pediam financiamento com recursos do FGTS a Lúcio Funaro, que as procurava e pedia propina para agilizar a liberação do dinheiro.

Mais um

Também nessa nova operação da PF consta como alvo de investigação Henrique Constantino, um dos donos da Gol Linhas Aéreas e da Viação Piracicabana, uma das concessionárias de transporte coletivo em Uberaba.

Ligações perigosas

Esse Lúcio Funaro não parece flor que se cheire. Ele já teve seu nome citado em vários outros escândalos, como o do mensalão, Banestado, Satiagraha, etc. Sempre envolvido com evasão de divisas para o exterior. Mas outro detalhe chama a atençã Funaro teria costurado a venda do famoso Frigorífico Bertin à JBS, em 2009, em pleno governo Lula e com as bênçãos do BNDES. O grupo de Joesley Batista desde então se tornou uma superpotência na economia brasileira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por