ALTERNATIVA

Vídeo de Franco sobre ponte do Rio Grande bate 2,2 mi de visualizações

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 09/02/2026 às 23:13
Compartilhar
No vídeo, Franco conta o resultado de visita feita ao local, no sábado, acompanhado do vice-governador Mateus Simões e dos prefeitos Celson Pires (Conceição das Alagoas) e Elisa Araújo. (Foto/Reprodução)

No vídeo, Franco conta o resultado de visita feita ao local, no sábado, acompanhado do vice-governador Mateus Simões e dos prefeitos Celson Pires (Conceição das Alagoas) e Elisa Araújo. (Foto/Reprodução)

Mais de 2,2 milhões de visualizações em dois dias e mais de 37 mil curtidas. Esse foi o desempenho do vídeo postado no fim de semana pelo ex-deputado Franco Cartafina sobre a ponte do Rio Grande. No vídeo, Franco conta o resultado de visita feita ao local, no sábado, acompanhado do vice-governador Mateus Simões e dos prefeitos Celson Pires (Conceição das Alagoas) e Elisa Araújo. Simões se comprometeu a determinar vistoria imediata da ponte, e espera que em 45 dias tenha o laudo. E em mais 45 dias o serviço esteja concluído, se for algo mais simples. O interessante é que Mateus Simões garantiu que o Estado de Minas vai assumir o reparo, assim como a manutenção da ponte, que é uma ligação importantíssima com o Estado de São Paulo, especialmente para aqueles pacientes que fazem tratamento de câncer em Barretos. Vale destacar que Franco foi o primeiro político a acionar seus contatos no DER-MG e acompanhou in loco a vistoria dos técnicos que vieram de BH e de São Paulo. Franco tem-se empenhado desde o primeiro momento para encontrar uma solução rápida para a ponte.
 
MAIS UMA
Denunciada pelo vereador Túlio Micheli recentemente, outra ponte em Conceição das Alagoas é outra que pede socorro. Ao verem que Franco tomou para si a responsabilidade por resolver o problema da ponte do Rio Grande, moradores da cidade vizinha recorreram a ele em busca de ajuda. E Delta, que há mais de um ano peleja com reparos na sua ponte, também acionou Franco. Desse jeito, Franco vai acabar trocando o sobrenome para “Pontefina” – brincaram seus assessores.
 
MUDANÇAS
Com o PL/Minas passando ao comando do deputado federal Zé Vitor, os rumos do partido no Estado podem seguir diretrizes mais moderadas. O presidente, deputado federal Domingos Sávio, deve deixar o cargo para focar na sua candidatura ao Senado.
 
NÃO, OBRIGADO!
Por falar no PL, o deputado federal Nikolas Ferreira descartou totalmente a possibilidade de disputar o governo de Minas, como queriam os Bolsonaros. Vai buscar a reeleição. E ponto final.
 
ONDE ESTAVAM?
Evento em Araguari que marcou a posse do prefeito Renato Carvalho (Republicanos) na presidência da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) arrastou um número expressivo de prefeitos, deputados e pré-candidatos, no sábado. Tanto assim que alguns nomes ligados ao agro deixaram de comparecer à posse da nova diretoria da ABCZ, em Uberaba. Zé Vitor (PL), Zé Silva (Solidariedade) e Ana Paula Leão (PP), por exemplo, foram vistos em Araguari. Ex-prefeito Paulo Piau também esteve por lá, mas voltou a tempo da posse na ABCZ.
 
BOM EXEMPLO
A propósito, a solenidade de posse de Arnaldo Manuel na presidência e de seu time na ABCZ foi um excelente exemplo: cerimônia rápida, discursos objetivos e equilibrados, elegância na decoração, convidados estritamente ligados ao agro. Tudo na medida exata.
 
POR BAIXO
Fiação elétrica na futura Rua Artur Machado será subterrânea até a Praça da Concha Acústica. Projeto está sendo finalizado pela Cemig para ser referendado pela prefeita Elisa. Segundo o superintendente regional de distribuição da Cemig, Wellington Cancian, uma vez validado, a tendência é que o projeto se consolide ainda este ano.
 
PLANEJAMENTO
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, Cancian deixou claro que planejamento é palavra de ordem para todo empreendedor que deseja investir em Uberaba, ou melhor, em todo o Estado. A demanda energética de novos empreendimentos, assim como de eventuais expansões de negócios já estabelecidos, precisa ser pedida com antecedência à Cemig. Ele frisou, também, que a Cemig não banca 100% dos custos. É preciso que o empreendedor participe efetivamente desses valores. Investimentos maiores precisam ser levados à Cemig com pelo menos dois anos de antecedência da entrada em operação, porque em muitos casos envolve tramitação também no Ministério de Minas e Energia. Não é simples, como muitos pensam.
 
DESAFIO
Para puxar a fila de investimentos na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) há projeto de instalação de um Data Center, conforme adiantou o secretário Celso Neto, recentemente. No entanto, Cancian explicou que esse tipo de investimento demanda um consumo de energia fenomenal. Por isso, a Cemig está em tratativas com a Prefeitura para ajustarem a forma de viabilizarem o negócio. Não está fácil.
 
PROGRAMAÇÃO
Secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, cumpre agenda em Uberaba e Uberlândia esta semana. Nesta terça-feira ele falará aos empresários reunidos na ACIU, a partir das 14h, com entrada franca. Bruno Araújo vai expor o planejamento da Sedec mineira para 2026 e ouvir as demandas do empresariado local. Já em Uberlândia o secretário participará de evento semelhante na ACIUB, às 11h desta quarta-feira.
 
AGORA VAI
Licitação da obra da Prainha deve ser publicada ainda neste primeiro semestre e a retomada da construção está prevista para o segundo semestre. Projeto deverá estar concluído em 24 meses e vai aproveitar o serviço já executado pela Construtora Nóbrega Pimenta, que foi a empreiteira da primeira etapa da barragem. O diretor Giovanni Molinero explicou aos diretores da Aciu, nesta segunda-feira, que o orçamento total gira em torno de 65 milhões de reais. Desse total, a Codau dispõe de 85% dos recursos, faltando cerca de 10 milhões de reais para cumprir todas as etapas do projeto. Esse complemento financeiro já está assegurado.
 
PROJETO REVISTO
Os recursos da Prainha chegaram em 2011 para, inicialmente, custear uma captação de água no Rio Claro. O projeto foi alterado para se transformar em barragem. A Codau trocou a concepção de investir numa segunda captação pela opção de aumentar a reservação de água. De lá pra cá, foram muitas idas e vindas. Empreiteira abandonou a obra, sob alegação de erros no projeto. A Codau contratou revisão do projeto, o que se arrastou por muito tempo. Aí o dinheiro disponível ficou insuficiente para a obra. Resultado: ou a Codau buscava o complemento financeiro ou teria de devolver os recursos recebidos em 2011, devidamente corrigido...
 
NA FILA
A propósito, o diretor Giovanni Molinero acredita que a Ordem de Serviço para o novo sistema de captação de água do Rio Grande será dado antes de concluída a licitação da obra da Prainha. O processo do Rio Grande está mais adiantado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por