ALTERNATIVA

Violência em Uberaba está completamente fora de controle

Terça-feira totalmente atípica na cidade, com helicópero (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 09/04/2014 às 10:30Atualizado em 19/12/2022 às 08:15
Compartilhar

Tocando o terror

Terça-feira totalmente atípica em Uberaba. Logo pela manhã, helicóptero da Polícia Militar sobrevoando a cidade indicava que alguma coisa não ia bem. Nada bem. Ao sintonizar a Rádio JM, a notícia sobre assalto ocorrido na noite anterior, com cerco policial, morte de um dos acusados do crime e prisão de outros três rapazes já dava o tom do que viria mais tarde. Durante toda a manhã corria a informação de que moradores do Uberaba 1 estavam articulando passeata de protesto contra a ação policial. Não tardou para o quebra-quebra acontecer, envolvendo ataque a um ônibus urbano. Falou-se em depredação da Unidade Básica de Saúde do bairro e até em represália dos amigos do jovem falecido contra filhos de policiais que estudam no Colégio Tiradentes. Um dia de terror, medo e pânico na cidade. Moradores do Uberaba 1 que sequer conheciam o jovem morto tinham medo de voltar para casa. Uma situação estranhíssima. E, ao final, a conclusão a que qualquer um de nós chega é única: a violência em Uberaba está completamente fora de controle.

Nova sede

Casarão dos Furtado na praça Rui Barbosa é agora sede da Fundação Cultural. Restaurado e adaptado às novas funções, o prédio dá, finalmente, um ponto decente para a Fundação. Durante a inauguração da sede própria, a presidente Sumayra Oliveira apresentou os cinco pilares do plano de cultura de sua gestão, incluindo música, memória e arte acessível. Há projetos ambiciosos, como a recuperação da casa onde moraram familiares da presidente Dilma Rousseff para transformá-la num museu da cultura política. São projetos interessantes e inovadores. Talvez tenha faltado apenas uma proposta de maior visibilidade e projeção da cultura uberabense além das margens do rio Grande, como um festival de música, ou dança, ou algo em nível nacional a partir de Uberaba. Mas ainda há tempo...

Hospital Regional

Em entrevista à Rádio JM na manhã desta terça-feira, o secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, garantiu que o Hospital Regional abrirá as portas ainda neste ano, mais precisamente no segundo semestre. Hoje Fahim estará em São Paulo, acertando os detalhes com empresa especializada na elaboração de editais para contratação de Organização Social voltada para gestão de hospitais públicos. Na semana que os técnicos da empresa paulistana estarão em Uberaba para o acerto final com o prefeito Paulo Piau.

Só SUS – Ao contrário de outros hospitais da cidade, o Hospital Regional vai atender exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde. E, segundo Fahim, a intenção é destiná-lo a cirurgias de catarata, joelho, hérnia, varizes e outras do mesmo nível de complexidade.

Gestão – No pacote da OS poderá constar a gestão das Unidades de Pronto-Atendimento do São Benedito e Mirante. Há entendimento no setor que o fluxo de atendimento do Hospital Regional só terá resultado se a triagem trabalhar no mesmo compasso.

Banco de reservas

Ainda a propósito da entrevista do secretário Fahim Sawan, ele garantiu que a população não precisa temer falta de médicos para os plantões na UPA do Mirante, onde aconteceram os problemas com fraudes. Segundo ele, a secretaria tem um “banco de reservas” excelente para convocar substitutos para os profissionais de saúde que forem demitidos. Aliás, as demissões devem sair a qualquer momento.

Ressalvas

Fahim não gosta quando se fala que “médicos” estavam envolvidos no escândalo dos plantões. Ele faz questão de frisar que não apenas médicos, mas enfermeiros e outros profissionais da Saúde também. E, por outro lado, há profissionais excelentes atuando nas UPAs e UBS, em várias especialidades, que são pessoas sérias e comprometidas com o bom atendimento à população.

Falta de controle

A cada dia que passa, fico mais convencida de que a Prefeitura de Uberaba precisa adotar sistemas eficazes de gestão, incluindo controle de ponto, caixa, emissão de documentos, cadastro imobiliário, etc. Com tanta desorganização interna, fica fácil fraudar folha salarial, forjar plantões que não foram feitos, e assim por diante. Sem contar a bagunça no cadastro imobiliário, que se arrasta há décadas. Há milhares de exemplos, mas vou citar o do vizinho da rua Artur Machado. O mesmo imóvel gerou dois carnês de IPTU, cada qual num valor e lançado em nome de contribuintes diferentes. Só um é certo, mas vá enfrentar fila para explicar isso...

Festas

Sinônimo de bom gosto e requinte, o empresário Renato Aguiar estará em Uberaba nesta quinta-feira para lançar seu livro FESTAS, a nova “bíblia” do segmento na atualidade. Evento será na LOB, da empresária 10+ Luiza Barbosa.

Com a intenção de cumprir compromisso firmado pela diretoria Nova-CAA com os advogados uberabenses, esteve em Uberaba o engenheiro da instituição, Thanus Saliba. Sua missão é elaborar o projeto de revitalização do Centro de Lazer. A secretária-geral adjunta da CAA/MG, advogada Fabiana Faquim, acompanhou os trabalhos com entusiasmo e afirmou que a revitalização irá propiciar maior utilização do espaço destinado ao esporte e lazer da classe. Na foto, Saliba e Fabiana Faquim inspecionam a estrutura do Centro de Lazer

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por