Jogo difícil
Ninguém está a salvo em lugar algum do planeta, mas em Uberaba a violência está passando de todos os limites. Da pacata cidade do interior, de antigamente, vivemos a era do medo, da insegurança, do terror. Ficou perigoso andar a pé, porque os assaltantes não respeitam nem sol, nem lua na hora de roubar celular, bolsa, tênis, boné, bicicleta. Trancar a casa, colocar cerca elétrica, câmera... nada disso parece brecar a ação dos ladrões que agem na “limpeza” do que temos na sala, quarto, cozinha...Sair à noite para tomar um chope e comer um churrasquinho virou uma aventura perigosa, como se viu no domingo, em plena avenida Alexandre Barbosa, a poucos metros da casa do prefeito Paulo Piau. Pleno bairro Mercês, um dos metros quadrados mais caros de Uberaba! Pois um bandido de cara limpa, aparentando pouco mais de 20 anos, chegou ao barzinho, armado de revólver, exigindo as chaves de um carro estacionado ali. O barzinho estava lotado de fregueses, mas nem isso intimidou o bandido, que atirou para o alto e ameaçou a todos. Não conseguiu levar o carro, roubou pouca coisa, saiu de lá a pé até encontrar os comparsas na esquina seguinte. Essa cena está se tornando rotineira, porque há pouco mais de um mês ela já havia acontecido em outro bar, no bairro Abadia, onde uma professora perdeu a vida em troca de tiros entre bandidos e um PM que reagiu ao assalto. Desta vez, pelo menos, não havia policial nem cliente armado para levar mais perigo ao local. Mas certamente mostrou que estamos perdendo a guerra contra a bandidagem.
Perigo nas estradas
Ligação entre Uberaba e Nova Ponte também virou “point” dos ladrões de caminhonetes. É rara a semana que passamos sem notícia sobre assaltos a proprietários de Hilux ou S10, as preferidas dos ladrões. Fazendeiros daquela região têm casos e mais casos de vizinhos que passaram maus momentos nas mãos de assaltantes, como aconteceu na noite de sábado com uma família inteira, feita refém dos bandidos por mais de uma hora. Precisamos achar um meio de evitar que essas ações persistam, pois os bandidos estão desafiando a competência das polícias e a segurança pública.
Posse do Tony
Vereador Tony Carlos renuncia ao mandato na sessão extraordinária convocada pelo presidente Elmar Goulart para depois de amanhã, na Câmara Municipal. Agora, sim, a despedida de Tony será pra valer. Nas sessões anteriores ele se despediu dos colegas, mas ainda não havia 100% de certeza de que Getúlio Neiva deixaria para Tony a cadeira na ALMG. Uma vez renunciando ao mandato de vereador, Tony poderá preparar sua posse como deputado estadual, marcada para o dia 29, terça-feira, dia de maior movimento na Assembleia.
A vez de Denise – Pelo Regimento interno da Câmara, não há necessidade de posse solene para a substituta de Tony Carlos assumir o mandato de vereadora. Mas, sinceramente, acho que Denise Max merece chegar ao Legislativo com toda pompa e circunstância pelo trabalho maravilhoso que ela faz em defesa dos animais. Além do mais, Denise será a nossa primeira representante do sexo feminino nesta legislatura.
Séquito – Os assessores parlamentares do vereador Tony Carlos serão todos aproveitados pelo seu gabinete de deputado estadual. E Tony ainda levará mais gente sua para BH. Já Denise Max ainda não anunciou seu time de assessores.
Puxão de orelhas
Com os mutirões no começo do ano para agilizar o atendimento às demandas atrasadas de manutenções de água e esgoto, o Codau alcançou a meta de resolubilidade entre 2 e 3 dias. E foi com base nestes prazos mais curtos, que vêm sendo cumpridos pelas equipes de rua, que Luiz Neto saiu do sério ontem. Ele cobrou explicações do Operacional sobre o caso do retorno do esgoto no quintal de moradora do Costa Teles e exigiu que as metas continuem sendo seguidas à risca. “Temos suporte, equipamentos, veículos e maquinário para atender e não há desculpas para não resolvermos os problemas nas ruas a tempo e hora”, reclamou Guaritá.
Consulta
Novas tarifas de água e esgoto fixadas pelo Codau já estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura, incluindo a zona rural.
Aécio na vizinhança - Senador Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, vai a Uberlândia no dia 28 para uma “conversa com os mineiros”. Encontro acontecerá no espaço Pyth, em frente ao Parque do Sabiá.
Sinalização - Na edição do dia 17 o JM publicou matéria denunciando a má conservação do asfalto na praça da Mojiana, onde são realizados os exames de rua para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em razão da matéria, logo depois a Prefeitura realizou o recapeamento da pista, mas até hoje não pintou a sinalização horizontal, cujo conhecimento e respeito por parte dos candidatos são rigorosamente cobrados pelos examinadores. A falta de sinalização vem prejudicando os candidatos na hora do exame, segundo queixa recebida pelo JM.
Gasoduto
Prefeito Paulo Piau continua na guerra pela viabilização do gasoduto, já que o prazo de 15 dias assinado pelo governador Anastasia não se confirmou na prática. Hoje o prefeito será recebido em audiência pelo ministro Edison Lobão, das Minas e Energia. O ministro Pimentel, do Desenvolvimento Econômico, acompanhará Piau. Dias atrás, durante visita que fez a Uberaba, Pimentel assegurou que o governo federal tem a solução para o impasse, caso o governo de Minas não conseguisse resolver a questão. Vamos esperar para conferir.