Embora o assunto tenha sido tratado a portas fechadas, esta coluna obteve com exclusividade foto da reunião de emergência ocorrida nessa terça-feira entre o prefeito Paulo Piau e o alto comando da Polícia Militar em Uberaba. Os inaceitáveis índices da criminalidade continuam desafiando ações mais arrojadas por parte dos órgãos de segurança pública na cidade.
Todo dia
Não passa mais um dia sequer sem que a manchete dos jornais locais traga estampada cena de violência em Uberaba. A criminalidade parece tomar de assalto a cidade, sem perspectiva de solução imediata. Ninguém mais está a salvo, seja em casa, no trabalho, na rua, numa festa. Os bandidos se multiplicam a cada dia, implantando verdadeiro clima de terror por aqui. Na terça-feira, 4, o prefeito Paulo Piau passou boa parte do dia reunido com os comandantes da Polícia Militar, discutindo estratégias e ações para minimizar essa onda de crimes na cidade. Está demais!
Plano de ação
Quais as medidas que serão adotadas para conter a criminalidade em Uberaba não se sabe. A reunião do prefeito com os comandantes militares continua mantida sob sigilo absoluto. Tomara que desta vez a população possa sentir algum efeito prático mais amplo das ações a serem adotadas.
Dossiê
Não foi a primeira vez que prefeito e comandantes militares se reuniram este ano. Além disso, dias atrás Piau levou um dossiê para o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, incluindo matérias do JM, sobre atos de violência na cidade. Ressaltou sua preocupação com essa situação e chegou a solicitar aumento de efetivo, tanto para a PM quanto para a PC, entre outras melhorias para as corporações. Mas, até agora, lamentavelmente o Estado não deu bola para o pleito de Uberaba!
Prioridades – Embora a segurança pública não seja obrigação do Município, a criminalidade está prejudicando Uberaba em todos os sentidos, na medida que afugenta até potenciais investidores. Afinal, quem vai se arriscar a montar um negócio e trazer a família para morar numa cidade com tantos assassinatos, furtos, roubos, latrocínios?
Prioridades 2 – É por essas e outras que essa coluna defende o melhor aproveitamento dos recursos de R$ 270 mil destinados à compra da tapera da família da presidente Dilma Rousseff no centro da cidade. Com esse dinheiro daria para a Prefeitura comprar pelo menos três viaturas para reforçar o patrulhamento preventivo da cidade.
Olhos abertos
Fiscalização de Posturas está mostrando serviço. Na última edição do Porta Voz foram publicadas quatro páginas inteiras com notificações a proprietários de imóveis abandonados, sujos, que não têm muro ou passeio, além de entulhos despejados nas calçadas. Vale lembrar que a notificação só é publicada no jornal oficial do Município quando a PMU não consegue localizar o proprietário. Isso significa que, além das notificações do Porta Voz, há muitas outras, entregues em domicílio.
Investimentos
Será no dia 14 à tarde o pregão para compra de móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática destinados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. No total a Prefeitura de Uberaba deve desembolsar cerca de R$ 200 mil com essas aquisições.
Posse
Prefeito Paulo Piau toma posse hoje, às 17h, na presidência da Frente Mineira de Prefeitos, entidade que reúne apenas as cidades-polo de Minas Gerais. Na nova diretoria Piau terá como companheiros Carlaine de Jesus Pedrosa (PSDB), vice-presidente e prefeito de Betim, e Carlos Magno de Moura Soares (PCdoB), tesoureiro e prefeito de Contagem.
É hoje
Hoje tem programa político do PT em rede obrigatória de rádio e televisão. Será exibido entre 20h e 20h10. Que discurso o partido terá agora que o cerco está se fechando contra o governo Dilma e o ex-presidente Lula? A conferir.
Pedindo arrego
Vice-presidente Michel Temer subiu o tom do seu discurso ontem, ao advertir que o isolamento do PT e a pauta-bomba do Congresso podem inviabilizar o governo e provocar uma convulsão social de proporções imprevisíveis. Apelo para que surja um “salvador da Pátria” capaz de botar água na fervura política de Brasília. Quem se habilita?
Sustentabilidade
Economia ambiental na sua empresa! Empresas que aderem às práticas de sustentabilidade têm muito mais chances de alcançar um futuro com êxito. Rever os recursos aplicados, as matérias-primas utilizadas, buscar soluções que causem menos impactos ao meio ambiente e replanejar os gastos são atitudes que devem fazer parte das suas diretrizes. Fique ATEMTO!!!