“Tchau, querida”!
Neste país está tudo muito mudado... Acredite se quiser: um grupo de senadores ligados ao governo assinou pedido para abertura de processo disciplinar contra o juiz Sérgio Moro, em razão do vazamento do grampo da vergonhosa conversa entre Lula e Dilma. Na avaliação desses senadores, o vazamento da conversa é mais grave do que o conteúdo da conversa entre os dois. Sabe quem são os signatários do tal documento? Humberto Costa, Lindbergh Farias, Gleisi Hoffman, Jorge Viana, José Pimentel, Angela Portela, Donizeti Nogueira, Fátima Bezerra, Regina Souza, todos do PT, mais Lídice da Mata (PSB/BA), Roberto Requião (PMDB-PR), Telmário Mota (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Daqui a pouco os “mocinhos” estarão atrás das grades e os “bandidos” vão sambar em cima do Código Penal...
Que golpe?
Está na hora da presidente Dilma mudar esse discurso sobre o “golpismo”. Esta semana, tanto o ministro Dias Tófoli quanto a lúcida ministra Carmem Lúcia, ambos do Supremo Tribunal Federal, deram entrevistas explicando que o impeachment é um instituto previsto na Constituição Federal. Portanto, não é golpe coisa alguma.
Abaixo a “Lei de Gerson”
Num momento em que a sociedade brasileira está tentando passar a limpo o país, ainda tem quem queira burlar as leis para levar vantagem. Veja este caso. Para contrapartida exigida para legalizar um empreendimento imobiliário de grande porte, uma incorporadora local tentou destinar uma Área de Preservação Permanente (APP). Mas se deu mal. O caso foi parar no Ministério Público. Resultad a empresa foi obrigada a apresentar outra área para a devida contrapartida e terá inclusive de demolir algumas construções iniciadas. Por lei, a contrapartida teria de ser dada em área destinada a praças, ou a algum aparelho público (como escola ou posto de saúde). Vale ressaltar que APPs não se enquadram nesse quesito, já que não podem abrigar construções, sejam praças, escolas ou postinhos de saúde. As empresas que promovem loteamentos não ignoram isso... Nesse caso específico que o Ministério Público brecou, a incorporadora tentou destinar uma área proibida para a contrapartida ao Município e, com essa manobra, aumentar a área comercial do seu empreendimento.
Lazer
Existem 256 pedidos para instalação de academias públicas nos bairros, muitas delas a poucas quadras de onde já existem as academias instaladas. A Prefeitura está analisando um a um os pedidos, mas pretende priorizar a instalação de parques infantis.
Ponto turístico
As obras do Memorial Chico Xavier estão prontas. O Município aguarda a liberação de recursos (já garantidos junto ao Ministério do Turismo) para aquisição do mobiliário. O Memorial, que está integrado a uma completa revitalização da Mata do Carrinho, deve atrair milhares de visitantes.
Movimento vivo
Após a manifestação do 13 de Março, o movimento “Acorda Uberaba” tomou fôlego. Com o objetivo de discutir e propor políticas de gestão em todos os níveis e zelar pela transparência, ética e eficiência no trato da coisa pública, o grupo já elabora inclusive seu próprio estatuto. A prioridade é garantir que os integrantes não tenham pretensões eleitorais, uma vez que o grupo é apartidário. Os coordenadores do Movimento estão mais unidos do que nunca: Luciano Borges Ribeiro e a esposa, Vicky Consoni; Márcia Moreno, Heverardo Carvalho, Manoel Rodrigues Neto, Anderson Cadima, Fúlvio Ferreira, José Fernando Borges Bento, Luiz Antônio Guido Rios, Maurício Ferreira, José Eduardo Oliveira, Chafic Rassi Neto e Romeu Borges Jr.
Seda pura
Durante visita ao JM esta semana, o vereador Kaká se Liga rasgou elogios ao colega Samir Cecílio Filho. Embora em partidos diferentes, um no PR (aliado do governo) e outro no PSDB (oposição), Kaká considera que Samir daria um excelente prefeito para Uberaba. “O Samir não nasceu para o Legislativo. Ele tem perfil de Executivo”, avalia Kaká. Apesar da visão positiva sobre o colega pré-candidato tucano, dificilmente os dois estarão no mesmo caminhão este ano. Mas, no futuro, quem sabe?
Compasso de espera
Enquanto o resultado do concurso público da PMU não sai, o Porta Voz publica editais abrindo processo seletivo simplificado para a contratação de professores de Educação Básica, para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, de Português/Inglês. As inscrições online começam na segunda-feira pós-feriado e vão até o dia 1º de abril, o famoso Dia da Mentira.
Música, maestro!
Nesta sexta da Paixão só as lojas do Shopping Uberaba estarão fechadas. Mas a Praça de Alimentação “promete” música da melhor qualidade, com Tito Rios, das 13h às 15 horas. Amanhã, com expediente normal nas lojas, terá samba na Praça de Alimentação, com Eduardo Carioca e convidados, no mesmo horário.
Maratona
A quinta-feira, dia 31, será dia de agenda cheia em Uberaba. À tarde, a visita da Secretária de Estado da Educação à cidade. Às 18h30, a inauguração oficial da sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Na sequência, às 20h, posse oficial da diretoria da 14ª Subseção da OAB/MG, sob a presidência do advogado Vicente Flávio Macedo Ribeiro.