ALTERNATIVA

Visita da presidenta Dilma Rousseff

Dilma foi recebida carinhosamente e retribuiu com inúmeras demonstrações de afeto

Lídia Prata
Publicado em 18/03/2011 às 09:32Atualizado em 20/12/2022 às 01:08
Compartilhar

A força de Uberaba

Quem esteve no Centro de Eventos da ABCZ ontem para receber a presidenta Dilma Rousseff e o governador Anastasia certamente se impressionou com a notável demonstração de força política de Uberaba. Além dos dois governantes, havia dezenas de prefeitos mineiros, um número expressivo de deputados federais e estaduais, três ministros de Estado, secretários estaduais, vereadores daqui e de outros municípios, empresários, formadores de opinião, e gente comum, como nós. Auditório lotado. Dilma foi recebida carinhosamente e retribuiu com inúmeras demonstrações de afeto. Foi um evento diferenciado.

Tiro certeiro

Prefeito Anderson Adauto acertou em cheio. Seu discurso foi perfeito, do começo ao fim. Recebeu gentilmente o governador, externou gratidão à presidenta e a todos aqueles que ajudaram a viabilizar os R$3 bilhões de investimentos para Uberaba. Lembrou de agradecer aos servidores da PMU; reverenciou seu “padrinho” José Alencar; foi cavalheiro com a presidenta em exercício da Petrobras; reforçou reivindicações pendentes com elegância. E mostrou força política, articulação regional, liderança, ao trazer a Uberaba aquela quantidade inimaginável de lideranças políticas. Ao final da cerimônia, Anderson parecia levitar, de tanta satisfação.

 

Livre, leve e solta

Pela primeira vez em solo mineiro, a presidenta estava muito à vontade em sua rápida visita a Uberaba. Livre das tensões de campanha, a Dilma que se viu ontem era uma mulher boa de prosa, agradável, que não se furtou à tietagem e aos pedidos de fotos. Antes, no palanque, ela riu, brincou, ouviu com atenção os oradores da solenidade. Quando assumiu o microfone, falou com o coração ao revelar o carinho que tem por Uberaba: “não nasci aqui, mas foi aqui que meus pais se conheceram”.

Prioridade

Em meio à celebração da conquista da fábrica de amônia e do gasoduto e todas as explicações sobre o salto de desenvolvimento que ambos representarão para Uberaba, a presidenta Dilma Rousseff enfatizou sua preocupação em alavancar a educação no Brasil. Tem toda razão. Não adianta termos um país rico, o governo atuar para erradicar a miséria, se os brasileiros continuarem na ignorância. Só a educação é capaz de libertar o cidadão.

Bolsas de estudo

Aliás, Dilma revelou em Uberaba que vai pedir ao presidente Obama, na visita que ele fará ao Brasil neste fim de semana, que abra mais vagas para brasileiros nas universidades norte-americanas. Ela entende que é preciso investir na preparação cultural dos jovens, incentivar a pesquisa e formar cientistas.

À distância

O ex-vice-presidente José Alencar foi, sem dúvida, o ausente mais presente na assinatura dos protocolos de intenção para gasoduto e planta de amônia, ontem, em Uberaba. Todos os oradores o citaram como o grande responsável por trazer para cá esses investimentos. A presidenta Dilma chegou a brincar que Alencar não lhe dava sossego, ligando várias vezes para cobrar uma definição sobre esses investimentos, sempre defendendo Uberaba.

Indelicadeza

Diretoria da Petrobras pisou na bola ao convidar os jornalistas de fora para almoço em churrascaria da cidade e excluir o pessoal de Uberaba do “rega-bofe”. Pegou mal.

Talismã

Na avaliação da presidenta, o gasoduto será uma espécie de talismã para Uberaba, um ímã que vai atrair vários outros investimentos a partir do gás.

Sabida

Dilma é danada de sabida. Referiu-se a Anastasia (de oposição ao governo federal) como “meu querido governador, excelente parceiro”.

Municipalista

O discurso da presidenta soou como música aos ouvidos dos prefeitos reunidos na ABCZ, ao dizer que seu governo será municipalista e terá as portas permanentemente abertas a todos eles.

Especial

Sem exager Beto Vasconcelos é hoje o uberabense mais prestigiado em Brasília. Integrando a comitiva presidencial, Beto chegou com um vaso com orquídea para a mãe, Suely Vasconcelos, que aniversariou na véspera. Dilma, quando avistou Suely e Gilberto (seu amigo de longa data), abraçou os dois carinhosamente. E entregou: “Essa orquídea estava na minha sala. O Beto a pegou lá. Mas eu autorizei, fique sossegada, Suely”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por