PAC da segurança
Na semana passada, quando esteve com o ministro da Justiça, o prefeito Paulo Piau sugeriu a edição de um PAC da segurança pública. Pouca gente prestou a devida atenção à proposta, embora possa ser uma alternativa para reduzir os índices de criminalidade no país. Sinceramente, ando horrorizada com o volume de ocorrências policiais que chegam todos os dias à Redação do JM. Assaltos a residências, tanto nas áreas nobres quanto na periferia da cidade; mulheres assaltadas e agredidas em pontos de ônibus; estudantes abordados por bandidos nas portas das escolas e muito mais. O consumo de drogas é apontado por muitos como uma das principais causas do aumento da violência. Mas não é a única alavanca da criminalidade. O pior são as histórias de violência física e psicológica relatadas pelas vítimas desses bandidos. Se nada for feito, a tendência é piorar essa situação.
Solução imediata
Sem investimentos financeiros para equipar as polícias, assim como para ampliar o efetivo da PM e Polícia Civil, dificilmente teremos algum avanço no combate à criminalidade. Indispensável também o endurecimento das leis e da aplicação delas. Da mesma forma como o governo federal abriu as burras para financiar a construção de casas próprias, precisa despejar recursos num “Minha segurança, minha vida”. As pesquisas têm mostrado que atualmente a grande preocupação dos brasileiros é a falta de segurança. Todo mundo tem um caso para contar, pessoal ou de amigo ou parente que foi vítima de violência. Por isso a segurança precisa ser encarada com mais seriedade pelas autoridades. Essas propostas de fazer seminário para discutir o assunto e criar centro regional de controle de ações podem até ser interessantes. Mas o indispensável é mesmo tomar atitudes, em vez de perder mais tempo com blá-blá-blá.
Pimenta em Uberaba
Visita do candidato Pimenta da Veiga (PSDB) a Uberaba foi meteórica; durou cerca de uma hora apenas. Na comitiva de Pimenta da Veiga veio o ex-governador Antonio Anastasia, que lidera a disputa por cadeira no Senado, além de grande elenco de tucanos e tucanas. Em solo uberabense, Pimenta garantiu que o gasoduto mineiro será a grande obra do seu governo, caso seja eleito. Mas não revelou de que forma vai viabilizar a estrada do gás. Pra falar a verdade, acho que nenhum dos dois candidatos principais a governador tem certeza sobre o que será possível fazer.
Sem cafezinho – Visita de Pimenta da Veiga e Anastasia a Uberaba não teve pausa para cafezinho no Calçadão. Com temperatura alta à tarde passada, os tucanos preferiram Coca Cola e Fanta.
Ausente – Prefeito Paulo Piau (PMDB) não foi recepcionar os candidatos tucanos em visita à cidade. Questionado sobre o assunto, Piau justificou dizendo que não foi convidado para recepcioná-los, mas, se tivesse sido, teria ido (em razão do cargo que ocupa), embora esteja apoiando candidatura de Pimentel (PMDB).
Traído pelo nervosismo
Primeiro presidenciável a enfrentar a sabatina de William Bonner e Patrícia Poeta no Jornal Nacional, o candidato Aécio Neves (PSDB) teve uma participação lastimável. Visivelmente nervoso, Aécio enrolou-se para explicar a construção do aeroporto em Cláudio (MG), nas cercanias da fazenda da sua família. O desempenho do candidato tucano não melhorou quando questionado sobre a presença de Eduardo Azeredo no PSDB, apesar das denúncias de envolvimento dele no “mensalão mineiro”.
Passando a sacola
Começaram os e-mails pedindo doações para as campanhas eleitorais. O PT, por exemplo, disparou e-mail para Deus, Raimundo e todo mundo pedindo depósitos em conta para financiar (sic) a campanha à reeleição de Dilma Rousseff. Como se o PT precisasse da contribuição do povo...
Resultados
Primeiro dia do mutirão da mamografia registrou 60 atendimentos, sendo 25 pela manhã e o restante à tarde. Secretário Fahim Sawan esclarece que, embora a prioridade seja para mulheres na faixa etária de 50 a 59 anos, o serviço estará disponível para pacientes de todas as idades.
Data marcada
Se não houver nenhum contratempo, a UPA Abadia, ou UPA da Família, será inaugurada antes do Natal. Com previsão para funcionamento 24 horas, a UPA vai dar ênfase à Pediatria, mas oferecerá atendimento em todas as outras áreas médicas também.
Obra
Educadora e psicóloga Vera Lúcia Dias lança hoje a obra “Nas tramas da vida”, resultado das publicações em jornais locais nas últimas quatro décadas. Noite de autógrafos será na Casa do Educador Professora Maria de Lourdes Praes, na antiga sede do Rodoviário Uberaba.
Mais tempo
O feriado que comemora o Dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade, nesta sexta-feira, não fechará o Shopping Uberaba. As lojas abrirão das 14h às 22h, ou seja, duas horas a mais do que o habitual, e o setor de gastronomia e lazer funcionará sem alteração, das 11h às 23 horas. No dia 18 começará o Planetário Sesc, uma “viagem” intergaláctica para as crianças, no Estacionamento Nelore.
Fernanda Borges
Palmeiras retiradas ontem da Praça Markito estão sendo replantadas no mesmo local, porém obedecendo ao projeto do BRT. Foi o que garantiu o prefeito Paulo Piau, que é engenheiro agrônomo por formação e deu ordens expressas para não sacrificarem as palmeiras. Estamos de olho!