Rua Artur Machado, Centro de Uberaba (Foto/Fábio Braga)
INTERDITADO!
Felizmente a secretária de Desenvolvimento Social teve sensibilidade suficiente para acatar o pedido do vereador Túlio Micheli e interditar o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Vila Paulista na tarde desta segunda-feira. O vereador recebeu denúncias de usuários e foi ao local, onde constatou uma situação deplorável. O mau cheiro do prédio, segundo o vereador, era insuportável. Esgoto retornando na cozinha e nos banheiros, mofo nas paredes, água da chuva invadindo constantemente os cômodos e por aí afora. Em vídeo postado nas suas redes sociais, o vereador mostrou tudo isso, evidenciando que aquele CRAS não tem a menor condição para receber as pessoas. Trabalhar num lugar insalubre e fedido como aquele chega a ser desumano.
REAGENDAMENTO
Acionados pelo vereador Túlio Micheli, a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e seu Adjunto, Herval Kobayashi, foram ao CRAS da Vila Paulista e constataram a situação deplorável do local. Gicele Gomes solicitou o reagendamento dos atendimentos que seriam feitos naquele Centro de Referência, que fica na rua César Boareto, próximo a um grande supermercado localizado avenida Marcus Cherém. Os novos atendimentos devem ser realizados no bairro Rio de Janeiro, segundo a Seds.
NINGUÉM VIU ANTES?
Diante das imagens mostradas pelo vereador Túlio Micheli, fica a pergunta: como é que a Prefeitura não viu antes o estado desse CRAS? Na Secretaria de Desenvolvimento Social ninguém fiscaliza o funcionamento desses Centros de Referência? E mais: quem é o responsável pelo patrimônio do município, que não está percorrendo a cidade para saber a real situação dos prédios ocupados pela Prefeitura? Como é possível deixar servidores municipais trabalhando num local fétido e insalubre como o CRAS da Vila Paulista?
Francamente…
ÀS ESCURAS
Escola Municipal Jane Lúcia de Araújo foi alvo de ladrões no início do mês. De lá os bandidos levaram toda a fiação elétrica, computadores, data show, equipamento de som, dentre outros objetos. A parte elétrica ainda não foi refeita e os vigias estão trabalhando lá totalmente no escuro e sem apoio da Guarda Municipal. Por outro lado, o secretário Celso Neto garante que ainda nesta semana os reparos estarão concluídos.
NOVO CENTRO
Casa dos Conselhos ficou lotada para ouvir a secretária municipal de Planejamento apresentar o pré-projeto de revitalização do centro da cidade. Reunião começou às 18h30 e se estendeu por quase três horas. Comerciantes da Artur Machado ouviram e palpitaram, mas, no final, as ideias foram muito bem aceitas. O grande temor é que esse pré-projeto não saia do papel, como já aconteceu em outras oportunidades.
PROPOSTAS
Dentre as propostas apresentadas pela secretária Isabela Nascimento, destaque para a padronização das fachadas das lojas, criando uma harmonia visual na Artur Machado. Novo padrão para as calçadas com blocos intertravados, instalação de bancos e ajardinamento estão na pauta também. Para a viabilização do projeto, o governo Elisa pretende captar recursos.
Representando a ACIU, o empresário João Paulo Ferreira Gomes (Tomazini Tintas) gostou do projeto e aposta que vai transformar a Artur Machado numa rua muito mais bonita e atrativa para os consumidores.
E OS CARROS?
A criação de baias para estacionamento foi o item que mais suscitou discussão na reunião desta segunda-feira. Alguns comerciantes defenderam a criação de mais espaços para estacionamento, enquanto outros pregaram a transformação da Artur Machado em calçadão, fechado ao trânsito de veículos. Essa questão ainda não está decidida e cada comerciante da rua será ouvido individualmente nas próximas semanas, antes da batida do martelo para o projeto definitivo.
ÁREA DA CEMIG
Um dos temas levantados na reunião coordenada pela secretária Isabela Nascimento foi o aproveitamento da área da Cemig, que está parada há anos na esquina das ruas Padre Zeferino e Artur Machado. Ali poderia ser criada uma belíssima área de convivência, com food trucks, cinema e outros atrativos para a população ter interesse em estar no centro da cidade.
MULTA NELES!
A certa altura da reunião sobre a revitalização da Artur Machado, os presentes defenderam a penalização dos proprietários de imóveis fechados. Querem que a Prefeitura aplique multas severas para quem não der uma destinação a esses prédios e cômodos desocupados indefinidamente.
CULPADA!
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, a controladora geral do Município, Júnia Cecílio Camargo, confirmou o encerramento do processo administrativo disciplinar instaurado contra a responsável pela Central de Vacinas, no começo do governo Elisa. Segundo a controladora, ficou comprovada a culpa da servidora, pois ela não obedeceu a faixa etária para a vacinação. Tomou decisões por conta própria, segundo Júnia Cecílio.
A punição no caso se resumiu a suspensão da servidora por 90 dias, sem remuneração. No retorno, foi remanejada para outro setor.
AOS MONTES
Ainda de acordo com a controladora, atualmente há cerca de 70 processos administrativos disciplinares em tramitação na Prefeitura, instaurados nas diversas secretarias.
POLÊMICA DAS ARMAS
Está marcada para esta terça-feira a audiência no processo judicial que apura responsabilidades sobre a polêmica exposição de armas nas comemorações do Dia das Crianças, no ano passado.
PODE NÃO
As tradicionais lembrancinhas oferecidas a servidores municipais, como garrafa de vinho, flores, bombons e similares, poderão trazer sérios problemas daqui pra frente. Em que pese ser comum as pessoas quererem retribuir a atenção recebida do servidor, desde a entrada em vigor do decreto municipal que regulamentou as boas práticas na administração esses brindes ou presentes estão proibidos. A controladora explicou a diferença entre os dois: o brinde tem valor de até 1% da remuneração do Executivo, que corresponde a R$ 278,00. Presente tem preço superior a este.
Como o decreto traz tudo muito bem explicado, nenhum servidor poderá daqui pra frente alegar ignorância se receber algum “mimo” por parte do contribuinte.