ALTERNATIVA

Vizinhos pedem multa para imóveis desocupados na Artur Machado

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 23/01/2023 às 21:56Atualizado em 24/01/2023 às 22:28
Compartilhar

Rua Artur Machado, Centro de Uberaba (Foto/Fábio Braga)

INTERDITADO!
Felizmente a secretária de Desenvolvimento Social teve sensibilidade suficiente para acatar o pedido do vereador Túlio Micheli e interditar o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Vila Paulista na tarde desta segunda-feira. O vereador recebeu denúncias de usuários e foi ao local, onde constatou uma situação deplorável. O mau cheiro do prédio, segundo o vereador, era insuportável. Esgoto retornando na cozinha e nos banheiros, mofo nas paredes, água da chuva invadindo constantemente os cômodos e por aí afora. Em vídeo postado nas suas redes sociais,  o vereador mostrou tudo isso, evidenciando que aquele CRAS não tem a menor condição para receber as pessoas. Trabalhar num lugar insalubre e fedido como aquele chega a ser desumano.

REAGENDAMENTO
Acionados pelo vereador Túlio Micheli, a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e seu Adjunto, Herval Kobayashi, foram ao CRAS da Vila Paulista e constataram a situação deplorável do local. Gicele Gomes solicitou o reagendamento dos atendimentos que seriam feitos naquele Centro de Referência, que fica na rua  César Boareto, próximo a um grande supermercado localizado avenida Marcus Cherém. Os novos atendimentos devem ser realizados no bairro Rio de Janeiro, segundo a Seds.

NINGUÉM VIU ANTES?
Diante das imagens mostradas pelo vereador Túlio Micheli, fica a pergunta: como é que a Prefeitura não viu antes o estado desse CRAS? Na Secretaria de Desenvolvimento Social ninguém fiscaliza o funcionamento desses Centros de Referência? E mais: quem é o responsável pelo patrimônio do município, que não está percorrendo a cidade para saber a real situação dos prédios ocupados pela Prefeitura? Como é possível deixar servidores municipais trabalhando num local fétido e insalubre como o CRAS da Vila Paulista?

Francamente…

ÀS ESCURAS
Escola Municipal Jane Lúcia de Araújo foi alvo de ladrões no início do mês. De lá os bandidos levaram toda a fiação elétrica, computadores, data show, equipamento de som, dentre outros objetos. A parte elétrica ainda não foi refeita e os vigias estão trabalhando lá totalmente no escuro e sem apoio da Guarda Municipal. Por outro lado, o secretário Celso Neto garante que ainda nesta semana os reparos estarão concluídos. 

NOVO CENTRO
Casa dos Conselhos ficou lotada para ouvir a secretária municipal de Planejamento apresentar o pré-projeto de revitalização do centro da cidade. Reunião começou às 18h30 e se estendeu por quase três horas.  Comerciantes da Artur Machado ouviram e palpitaram, mas, no final, as ideias foram muito bem aceitas. O grande temor é que esse pré-projeto não saia do papel, como já aconteceu em outras oportunidades. 

PROPOSTAS
Dentre as propostas apresentadas pela secretária Isabela Nascimento, destaque para a padronização das fachadas das lojas, criando uma harmonia visual na Artur Machado. Novo padrão para as calçadas com blocos intertravados, instalação de bancos e ajardinamento estão na pauta também. Para a viabilização do projeto, o governo Elisa pretende captar recursos.

Representando a ACIU, o empresário João Paulo Ferreira Gomes (Tomazini Tintas)  gostou do projeto e aposta que vai transformar a Artur Machado numa rua muito mais bonita e atrativa para os consumidores. 

E OS CARROS?
A criação de baias para estacionamento foi o item que mais suscitou discussão na reunião desta segunda-feira. Alguns comerciantes  defenderam a criação de mais espaços para estacionamento, enquanto outros pregaram a transformação da Artur Machado em calçadão, fechado ao trânsito de veículos. Essa questão ainda não está decidida e cada comerciante da rua será ouvido individualmente nas próximas semanas, antes da batida do martelo para o projeto definitivo.

ÁREA DA CEMIG
Um dos temas levantados na reunião coordenada pela secretária Isabela Nascimento foi o aproveitamento da área da Cemig, que está parada há anos na esquina das ruas Padre Zeferino e Artur Machado. Ali poderia ser criada uma belíssima área de convivência, com food trucks, cinema e outros atrativos para a população ter interesse em estar no centro da cidade. 

MULTA NELES!
A certa altura da reunião sobre a revitalização     da Artur Machado, os presentes defenderam a penalização dos proprietários de imóveis fechados. Querem que a Prefeitura aplique multas severas para quem não der   uma destinação a esses prédios e cômodos desocupados indefinidamente.

CULPADA!
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, a controladora geral do Município, Júnia Cecílio Camargo, confirmou o encerramento do processo administrativo disciplinar instaurado contra a responsável pela Central de Vacinas, no começo do governo Elisa. Segundo a controladora, ficou comprovada a culpa da servidora, pois ela não obedeceu a faixa etária para a vacinação. Tomou decisões por conta própria, segundo Júnia Cecílio.

A punição no caso se resumiu a suspensão da servidora por 90 dias, sem remuneração. No retorno, foi remanejada para outro setor.

AOS MONTES
Ainda de acordo com a controladora, atualmente há cerca de 70 processos administrativos disciplinares em tramitação na Prefeitura, instaurados nas diversas secretarias. 

POLÊMICA DAS ARMAS
Está marcada para esta terça-feira a audiência no processo judicial que apura responsabilidades sobre a polêmica exposição de armas nas comemorações do Dia das Crianças, no ano passado. 

PODE NÃO
As tradicionais lembrancinhas oferecidas a servidores municipais, como garrafa de vinho, flores, bombons e similares, poderão trazer sérios problemas daqui pra frente. Em que pese ser comum as pessoas quererem retribuir a atenção recebida do servidor, desde a entrada em vigor do decreto municipal que regulamentou as boas práticas na administração esses brindes ou presentes estão proibidos. A controladora explicou a diferença entre os dois: o brinde tem valor de até 1% da remuneração do Executivo, que corresponde a R$ 278,00. Presente tem preço superior a este.

Como o decreto traz tudo muito bem explicado, nenhum servidor poderá  daqui pra frente alegar ignorância se receber algum “mimo” por parte do contribuinte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por