Com investimento de R$ 107 milhões, a VLi está anunciando a implementação de uma nova estrutura de carregamento que permitirá que os insumos fertilizantes importados via Tiplam (porto na Baixada Santista) sejam movimentados integralmente por um modal ferroviário até o Terminal de Transbordo do TFER, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Inicialmente, a capacidade instalada neste sistema comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano. Para quem não sabe, a VLi é a empresa de logística que opera terminais, ferrovias e portos e já está instalada em Uberaba.
COMO VAI FUNCIONAR
Segundo informações da VLi, a partir de agora os insumos fertilizantes serão carregados no Tiplam por intermédio de uma nova tulha de carregamento. Dali percorrerão aproximadamente mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste), otimizando a operação logística e proporcionando ganhos em eficiência e ambientais, considerando a redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo. Ou seja: adeus transporte rodoviário. Tudo passa a ser transportado por ferrovias, tornando tudo mais barato e “limpo”.
FALTA POUCO
O projeto da VLi, idealizado em parceria com o TFER, prevê a implementação de um novo terminal no Distrito Industrial 3, com previsão de início de operações dentro de 60 a 90 dias, no máximo. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari. De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLi, Alexandre Biller, o terminal TFER em Uberaba terá como principal objetivo realizar o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as indústrias de fertilizantes instaladas no DI-3 e região.
PLANO DE MOBILIDADE
Por falar em transporte ferroviário, o vereador Túlio Micheli está cobrando do governo municipal maior agilidade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota ele advertiu que o prazo para a apresentação desse projeto vence em abril de 2022 e, caso a cidade não o faça, correrá o risco de ser punida com a impossibilidade de recebimento de recursos federais. Túlio lembrou que, no governo passado, a Prefeitura chegou a firmar convênio com a UFTM para elaboração desse Plano de Mobilidade Urbana, mas, com a pandemia, o trabalho não avançou. Como o prazo agora está bem mais curto, Túlio acredita que não dá mais para postergar as discussões, nem a realização desse projeto.
PAUTA EXTENSA
Defendendo que o governo municipal promova amplo debate com a comunidade sobre as metas e prioridades para as próximas décadas, o vereador Túlio Micheli lembra que o tema mobilidade urbana engloba não apenas trânsito e transporte, como também o planejamento da cidade a médio e longo prazo. Mais do que isso envolve a discussão a respeito de onde virão os recursos para implementação das metas. Serão buscadas no governo federal? Virão através de PPP? Serão adequações do que já existe? Enfim, é preciso “colocar o carro nos trilhos” literalmente.
SEMÁFOROS INTELIGENTES
Um dos itens que o vereador Túlio Micheli sugere incluir na pauta das discussões sobre o Plano de Mobilidade Urbana é a implantação do sistema de controle inteligente dos semáforos em Uberaba. Esse gerenciamento de trânsito não é barato, mas precisa ser discutido, pelo menos como ponto de partida. O simples fato de ser caro não pode afastar essa ideia do plano de metas a serem alcançadas, senão de imediato, pelo menos com prazo previamente estabelecido para tal.
CRITÉRIOS
Talvez tão ou mais importante do que comprar um software para gerenciar os semáforos seja estabelecer critérios gerais para itens como instalação de sinaleiros. Quando, como, por que, a que distância entre eles, e outras perguntas que terão necessariamente de ser respondidas, para evitar o que se vê hoje. Nós mal piscamos e já “brota” um novo semáforo na rua. Não pode. É preciso ter critérios claros, técnicos, e de conhecimento público.
PÕE E TIRA
Veja a situação da Rua Oswaldo Cruz. A população reclamou que os canteiros centrais foram retirados, mas a rua estava sem sinalização de trânsito. A Sedest foi lá, pintou as faixas no asfalto. E nesta segunda-feira lá foi a vereadora Rochelle Bazaga com o chefe do departamento de Trânsito, Rodrigo Carmelito, ouvir a reivindicação de moradores para reconstrução dos canteiros centrais, com recapeamento da rua. Ora, o recapeamento deveria ter sido providenciado antes da pintura das faixas, obviamente. Pior do que isso é derrubar os canteiros para reconstruí-los meses depois. Tudo isso é dinheiro público jogado fora. Se houvesse um critério para cada serviço desses, certamente os cofres públicos seriam poupados de retrabalho e desperdício de recursos.
CARGA E DESCARGA
Outro item que não pode ser esquecido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana refere-se ao sistema de carga e descarga de mercadorias no centro da cidade. Com ruas estreitas, Uberaba não comporta mais o tráfego de caminhões pesados, para transporte de mercadorias pequenas.
ANTERNA 5G AGRO
Uberaba será uma das sete cidades brasileiras a ser contempladas com uma antena 5G exclusivamente para o agro. Esse serviço ainda não tem uma operadora definida pelo governo federal, e será instalado em caráter experimental.
A CAMINHO
Lançamento da 72ª edição da JM Magazine está marcado para esta terça-feira, das 18h às 20h, no hall da entrada B do Shopping Uberaba, com todas as cautelas e normas de segurança, como determina o Decreto da Covid, incluindo restrição de público para evitar aglomeração. Uso de máscara será obrigatório. O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do JM. Revista está belíssima e recheada de conteúdo interessante, como a reportagem sobre a indispensável revitalização do centro da cidade. Outra referência é a matéria sobre os carros elétricos que estão chegando e o que trazem de positivo no bagageiro. Nas páginas da revista você ainda vai ler sobre os grandes nomes da moda noiva em Uberaba, desde Nair Ribeiro, Vainice Andrade, até Joaninha Caixeta e as Angelas. A revista está sensacional! Não perca!
DO VERDE AO VERMELHO
De janeiro até o dia 6 deste mês de agosto o Estado enviou nada menos do que 640.573 doses de vacinas contra Covid. Nesta terça-feira chega a Uberaba uma nova remessa. E, por incrível que pareça, o Triângulo Sul continua sendo a única região do Estado na onda vermelha. Em dezembro, quando ainda não havia vacinação, a situação era oposta: o Triângulo Sul era a única região de Minas Gerais na onda verde. Vejam o mapa da época, divulgado pelo governo Zema, e o mapa divulgado há 4 dias. Como se explica essa inversão em tão curto espaço de tempo?
DESAFIO MASTER
Fontes extraoficiais dão conta de que o Estado acredita firmemente que a região do Triângulo Sul tem sido muito favorecida com a remessa de doses de vacina contra Covid, inclusive de forma antecipada, pois nenhuma outra do Estado está vacinando população na faixa de 29/30 anos. Onde está o erro, então?