A julgar pelo que disse o vereador Luizinho Kanecão em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, a Comissão Especial de Investigação já tem elementos de sobra para a conclusão sobre irregularidades no processo de vacinação contra Covid em Uberaba. ressaltando que o trabalho feito não é uma “caça às bruxas” e que a administração municipal tem prestado as informações solicitadas pela CEI, a tempo e hora, Luizinho deixou claro as investigações vão continuar ouvindo outros depoimentos nos próximos dias para entregar um relatório consistente sobre o assunto.
ÚLTIMA DATA
Além da votação do relatório pelo plenário, a CEI das Vacinas vai encaminhar toda a documentação ao Ministério Público federal para providências judiciais, se for o caso. O último prazo para a conclusão e entrega do relatório é 16 de junho e, segundo Luizinho, que é vogal da CEI, deve estar tudo pronto até lá. Ele ainda destacou que a Comissão passou mais este sábado e domingo ouvindo depoimentos.
DE BOA
Aliás, o vereador Luizinho Kanecão revelou que não houve necessidade de recorrer à condução coercitiva para conseguirem o depoimento de integrante do primeiro escalão do governo municipal que vinha justificando ausência em sucessivas convocações. Segundo ele, agora a testemunha compareceu para prestar depoimento, sem maiores problemas.
COMO ASSIM?
Nem mesmo a presença da Guarda Municipal foi suficiente para suspender um leilão de gado na noite de sábado. Segundo comentários de bastidores, pessoa ligada à empresa de leilões foi advertida sobre o valor da multa pelo descumprimento do decreto que proíbe reuniões e eventos do gênero e teria respondido aos guardas: “Ah, 10 mil reais não são nada perto do preço dos animais que estamos vendendo aqui”. E seguiu com o remate. Em outros tempos, o recinto teria sido interditado, o leilão encerrado e os convidados identificados e multados exemplarmente”...
É COM ESSE QUE EU VOU
“Vou apoiar a reeleição do Presidente Bolsonaro. Se o PSD optar por outro nome, serei dissidente do partido” - Declaração foi dada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura e ex-deputado Marcos Montes, em entrevista à Rádio JM no sábado. Marcos Montes passou o fim de semana em Uberaba, onde participou de reuniões políticas com membros do partido. Além de Ismar Marão, candidatíssimo a deputado federal, o partido deve apoiar a reeleição do deputado Heli Grilo. Mas, se Grilo não quiser enfrentar as urnas, uma das alternativas eleitorais do PSD poderá ser o nome de Iraci Neto, ex-secretário municipal de Saúde que enfrentou com mão de ferro a primeira onda da Covid em Uberaba.
FUTURO INCERTO
A propósito, abril de 2022 pode selar a ascensão de Marcos Montes ao posto efetivo de ministro da Agricultura, ou sua exoneração do cargo. Isso porque a ministra Teresa Cristina, que o levou para ocupar a secretaria executiva do MAPA, já avisou que irá se desincompatibilizar para disputar eleição majoritária.
AGORA NÃO
Questionado se poderia voltar a disputar eleição em 2022, talvez para o Senado, Marcos Montes disse que a vontade pessoal dele, nesse momento, é não participar do pleito. “Eleição é momento” - frisou o ex-prefeito, deixando a entender nas entrelinhas que tudo pode acontecer até lá.
BEM VINDO
“Piau é um grande companheiro e é bem vindo em qualquer quadro político, inclusive no PSD. Fez uma boa gestão e tem uma humildade enorme para escutar os companheiros. Sempre me procurou em Brasília em busca de ajuda e sempre procurei ajudá-lo quando era prefeito” - afirmou Marcos Montes, garantindo que seu partido não teria dificuldade alguma em abrigar Paulo Piau, caso ele quisesse trocar de sigla.
DAQUI NÃO SAIO
Pois é. Mas o ex-prefeito Paulo Piau jura de pés juntos que não tem a menor intenção de trocar o MDB por qualquer outro partido. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota de sábado, Piau desmentiu as especulações acerca do seu eventual ingresso no Partido Verde, agora que Glauber Fachinelli assumiu o comando da sigla em Uberaba. “Não tenho estratégia nenhuma para mudar de partido. Vou ficar no MDB” - assegurou Piau.
PENSAMENTO MACRO
Sobre voltar a disputar as eleições em 2022, Piau voltou a chamar a atenção das lideranças locais, dizendo que Uberaba precisa aprender a pensar grande e a enxergar mais à frente. E brincou: “Eu queria ser candidato a presidente da República”, descartando voltar a buscar votos como candidato a deputado. Mesmo assim, conclamou as lideranças locais a começar agora um trabalho de viabilidade eleitoral mirando Belo Horizonte e Brasília, para reforçar a representação de Uberaba nas esferas estadual e federal. Evitar a pulverização dos votos face a multiplicidade de candidaturas é fundamental. E, claro, trabalhar em conjunto com a região. PARE, AGORA!
Vereador Professor Wander foi às redes sociais para reclamar providências mais enérgicas para o trânsito na avenida Santana Borges. E tem razão na sua fala. Há meses o local vem sendo palco de diversos acidentes, com registro de vítimas fatais. No fim de semana, outro acidente aconteceu praticamente no mesmo ponto, na esquina com a rua Josina Rodrigues Borges, envolvendo uma ambulância que transportava paciente Covid para o Hospital Regional. Aliás, desde o início da pandemia os acidentes estão se multiplicando na Santana Borges.
Na live, o vereador Prof. Wander enfatizou que só a existência de um semáforo não resolve o problema dos acidentes naquela via, como está fartamente provado. Motociclistas, motoristas e ciclistas não respeitam o sinal fechado. Ele sugere a instalação de um radar ou que a Prefeitura feche o cruzamento com a Josina Rodrigues Borges.
CONFLITOS
As ruas que ligam as avenidas Nenê Sabino e Santa Borges, atravessando o Bairro Olinda, precisam há tempos de uma reavaliação da mão de trânsito. O caso da Joaquim Borges Garcia, por exemplo, conhecida como a rua da”Caixa d´água da Codau”, só tem mão única no primeiro quarteirão. Resultad pouca gente respeita a placa de sinalização, colocando em risco a vida daqueles que a respeitam. Entregadores de delivery são campeões no desrespeito no trânsito.
FORA DE CIRCULAÇÃO
Já passou da hora da PM restabelecer suas blitzen de trânsito em Uberaba. Quando montava pontos de fiscalização pela cidade, a PM tirava de circulação uma série de aventureiros motorizados e outros tantos inabilitados. Mas, de uns tempos pra cá, parece que blitz deixou de ser interessante para o Estado.
QUARENTENA DE NOVO
A partir desta quinta-feira, a vizinha Ribeirão Preto vai suspender o transporte coletivo e fechar lojas, shoppings, bares, restaurantes e serviços até o dia 31, pelo menos. Se na segunda-feira que vem os números da pandemia tiverem reduzido, a Prefeitura poderá relaxar as medidas. Vão funcionar apenas postos de combustíveis, farmácias, serviços de saúde (inclusive para animais), construção civil e indústria.