ALTERNATIVA

Volta às aulas registra tumulto nas escolas e superlotação nos ônibus

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 07/02/2022 às 21:37Atualizado em 19/12/2022 às 00:06
Compartilhar

LÍNGUAS DIFERENTES

Em que pese o esforço da Secretaria de Educação para elaborar um decreto com normas rigorosas e abrangentes para a volta às aulas presenciais, outras pastas do governo municipal não atentaram para a necessidade de uma atenção especial ao assunto. O que se viu no final de semana foram papelarias superlotadas, tanto do lado externo, como no seu interior. Nenhuma marcação no piso. Clientes se acotovelando para conseguir materiais escolares, sem observar distanciamento algum, muito menos o limite de pessoas por metro quadrado. Oferta de álcool gel, então, nem se cogitou. E não havia fiscalização alguma, ainda que para orientar os comerciantes e exigir o cumprimento do decreto anti-Covid.

DORMINDO NO PONTO

Com perdão do trocadilho, mas o pessoal da Sedest “dormiu no ponto” também. Pecou pela falta de um planejamento eficiente para o transporte público nesse retorno às aulas presenciais, que fosse capaz reforçar a oferta de veículos em quantidade suficiente (ou próximo disso) nos horários de entrada e saída dos estudantes. O que se viu nesta segunda-feira foram terminais do BRT e pontos de ônibus superlotados. Além de não haver fiscalização para evitar a aglomeração e o excesso de passageiros nos ônibus, o número de veículos se mostrou totalmente insuficiente para a demanda extra de passageiros nesse retorno às aulas. Espera-se que os desajustes desta segunda-feira tenham alertado o pessoal da Secretaria de Trânsito e Transportes para organizar essa bagunça nos próximos dias, pois de nada adiantará a Educação agir com rigor nas regras de prevenção à Covid nas escolas, se as crianças se contaminarem no trajeto, por conta de superlotação no transporte público.

CONFUSÃO NAS ESCOLAS

Não se sabe ao certo como transcorreu o primeiro dia em sala de aula nas escolas públicas de Uberaba. Mas é certo que nas redes sociais o que mais se viu foram vídeos mostrando a desorganização de filas para a entrada nas escolas no início da tarde e aglomerações no final das aulas. Estudantes e pais “amontoados” nas portas das escolas, como se não houvesse mais pandemia. Socorro!

PALAVRA DE ORDEM

Comunicaçã esta é a nova palavra de ordem na relação entre pais e escolas. Foi o que disse a secretária de Educação, Sidneia Zafalon, em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira. Qualquer sintoma registrado pelos alunos deve ser imediatamente comunicado pelos pais à escola, seja por email, whatsapp, telefone ou pessoalmente, para as devidas orientações e respectivos procedimentos. Isso significa, inclusive, garantir a vaga do aluno na escola.

E A MERENDA?

Secretária Sidneia Zafalon voltou a frisar que será rigorosa na fiscalização da merenda escolar fornecida pela empresa contratada temporariamente. Os pratos servidos às crianças nesta segunda-feira foram mostrados em redes sociais, e continham arroz, feijão, picadinho de frango com milho verde e abobrinha. Tomara que não seja a tal “síndrome da vassoura nova”, que começa varrendo muito bem e depois deixa sujeira por todo lado…

LICITAÇÃO DEFINITIVA

Vai dar tempo, segundo a secretária de Educação, de fazer a nova licitação da merenda escolar, já que a Soluções foi contratada por apenas seis meses, em caráter emergencial. Vale destacar que há apenas 4 meses, praticamente, para a licitação e assinatura do contrato. Nesse meio tempo, além de deflagrar o processo licitatório, a Prefeitura tem de prever eventuais impugnações e contestações ao resultado. Sidneia, no entanto, garante que o processo está tramitando, com todos os orçamentos prontos. Falta agora a aprovação do Comitê Gestor, para, depois, ser publicado o edital. Oremos!

DE OLHO

Secretária de Educação revelou ao programa O Pingo do Jota que algumas empresas manifestaram interesse no contrato da merenda escolar em Uberaba. Aliás, esse é um contrato de valor bastante atraente…

FRUSTRAÇÃO TOTAL

Não saiu nesta segunda-feira o pagamento do rateio do Fundeb ao pessoal da Educação. De acordo com o secretário Roberto Tosto, da Fazenda, estava tudo pronto para essa liberação, mas com a inclusão das 27 pessoas que recorreram à Justiça, todo o processo voltou para a Educação recalcular e devolver à SEFAZ para pagar. “Considerando mais de 4 mil servidores, o retorno da nova folha para contabilização e pagamento, possivelmente não ocorrerá antes de sexta-feira”, explica Tosto. Ele adianta que tudo dependerá do novo cálculo que a Educação está fazendo.

PERDEMOS! PERDEMOS!

Você se lembra da nossa finada planta de amônia? Aquela que a Petrobras anunciou para Uberaba, começou a obra, paralisou na época do escândalo do Petrolão e nós ficamos a ver navios. Na mesma época, a Petrobras salvou a planta de fertilizantes nitrogenados (UFN3) de Três Lagoas (MS), que já estava com as obras um pouquinho mais adiantadas, mas a obra foi paralisada em 2014 e colocada à venda em 2017. Naquela época, a Petrobras alegou que não tinha mais interesse em atuar no segmento de fertilizantes. Pois bem. Nesta segunda-feira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou que a Petrobras fechou com o grupo russo Acron a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3). O valor não foi divulgado.

Desculpe minha dor de cotovelo, mas a nossa planta de amônia poderia muito bem ter sido colocada à venda pela Petrobras, não fosse a intransigência do então presidente Pedro parente. Conta o ex-secretário de Desenvolvimento econômico, José Renato Gomes, que o prefeito Paulo Piau chegou a implorar a Parente para colocar nossa planta à venda e ele se negou.Se tivesse atendido, hoje poderia estar sendo salva também a nossa fábrica de amônia.

ZUNZUNZUM

Nos bastidores políticos, andam fortes os rumores dando conta de negociações entre o presidente da Câmara, Ismar Marão, e o alto comando do Avante, o partido do polêmico deputado André Janones. Questionei Marão, mas ainda não se manifestou.

TROCA DE COMANDO

Nesta terça-feira, às 10 horas, no Centro de Eventos da ABCZ, será realizada a solenidade de passagem de Comando da Quinta Região da Polícia Militar em Uberaba. Discreto Cel. Lemos Dias entrega o cargo ao sucessor, o Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por