É O CARA!
A se confirmar o zunzunzum de bastidores, Luiz Alberto Medina deve assumir o comando da Funel ainda este ano. Dias atrás ele foi visto entrando na Prefeitura e de lá saindo muito tempo depois, já com estrelas no céu. Entrevistado no programa O Pingo do Jota, da Rádio JM, e indagado se teria sido convidado pela prefeita Elisa para voltar à presidência da Fundação de Esportes e Lazer, Medina desconversou. Disse apenas que teve um bom papo sobre política e esporte com a prefeita e alguns assessores, sem compromisso. “Não houve convite” - frisou Medina. Mas disparou: “Um dia eu voltar para a Funel. Não sei quando. Tenho um amor enorme pela Fundação que eu ajudei a criar”.
Esse quando pode ser semana que vem? A conferir.
RENOVAÇÃO
Ainda sobre o esporte em Uberaba, Medina defende a elaboração de um calendário de eventos para cidade, com a participação das principais lideranças das diversas modalidades esportivas, desde futebol até bocha, incluindo os pára-atletas. Além disso, ele acredita na necessidade de formar uma base ampla nos esportes, tanto nas escolas públicas quanto particulares, praças e clubes. Com isso, os talentos vão emergir e destacar Uberaba em nível nacional. Sem incentivar a base, dificilmente o esporte local terá a projeção que merece.
ALEGRIA ALEGRIA
Por outro lado, embora considere bom o trabalho que vem sendo realizado atualmente, Medina acha de suma importância resgatar a alegria na Funel. “As pessoas precisam ir trabalhar com prazer, com alegria, e externar esse sentimento fora do local do trabalho” - ressalta.
EU NÃO
Além de Celso Neto, cotado para a assumir a Secretaria de Educação, outro vereador tem sido cogitado para integrar o primeiro escalão do governo Elisa: Marcos Jammal. Segundo consta, ele teria sido sondado para voltar à presidência da Cohagra, mas descartou de pronto. Não quis nem continuar ouvindo seu interlocutor. Motiv falta de recursos para viabilização de programas habitacionais em Uberaba. Para o ano que vem, o governo federal terá orçamento muito limitado, o que significa que os municípios ficarão praticamente trocando cebola. Isso queimaria sua atuação como presidente da Cohagra e comprometeria seu futuro político. De bobo, Jammal não tem nada.
E A SEDS?
Vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social, então? - perguntei a Jammal. Resposta veio na velocidade luz: de jeito nenhum.
E a liderança do governo Elisa na Câmara, já que vocês estão muito próximos de uns tempos para cá? - insisti. A resposta foi outro sonoro “não”. Jammal argumenta que pretende manter sua liberdade de votar os projetos de acordo com sua consciência, sem a obrigação de defender projetos contrários ao seu pensamento.
RESTA UM
A julgar pelas respostas dos vereadores mais próximos da prefeita sobre a liderança do governo na Câmara, a partir de 2023, certamente restará apenas Ismar Marão para assumir a função…
VAI OU NÃO?
Na avaliação do vereador Marcos Jammal, dificilmente o colega Celso Neto aceitará o convite para comandar a Secretaria de Educação. Jammal ressalta que o colega é jovem e legalista, tem muita capacidade, mas deixaria de ser estilingue para se tornar vidraça. “Aí ele vai sentir peso das pedras” - brincou Jammal.
Por outro lado, a ida de Celso Neto para a Educação seria extremamente vantajosa para o governo, não apenas pela competência do convidado, como também para neutralizar o bloco de oposição na Câmara. É aí que mora o perigo…
MANUTENÇÃO
Se depender do superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rodrigo Carmelito, a Secretaria de Defesa Social para de construir lombadas nas ruas da cidade, até conseguir dar manutenção em todas as existentes. Detalhe: a SDS tem um cadastro completo dessas lombadas. A dificuldade, segundo Rodrigo Carmelito, é percorrer todas as ruas que têm esses obstáculos para verificar o estado de conservação de cada uma. São tantas…
Talvez o ideal seja disponibilizar um telefone da SDS para receber informações dos cidadãos sobre as tais “tartarugas” e repintá-las conforme a demanda. A falta de sinalização tem dado muitos prejuízos aos motoristas e desgaste para o governo Elisa.
VESTIR UM SANTO E DEIXAR O OUTRO…
A propósito, Rodrigo Carmelito adianta que o semáforo retirado da rotatória do UAI, na Leopoldino de Oliveira, vai voltar pra lá. Segundo ele, o equipamento foi retirado para uso em local onde a SDS detectou maior necessidade e urgência. Como não havia conjunto semafórico disponível em estoque da Prefeitura, a opção foi retirar aquele.
No ano que vem deve chegar uma nova remessa de semáforos, já comprados pela PMU.
OLHA O PERIGO!
Com a retirada do semáforo na rotatória do UAI, na Leopoldino de Oliveira, apareceu uma travessia elevada de pedestres “pela metade” (FOTO ABAIXO), porque, por lei, ela não pode “invadir” a pista do BRT. Resultad atravessar a avenida naquele ponto ficou mais perigoso com a tal faixa…
Ex-presidente do Sindicomércio, o advogado Marcelo Árabe recebeu merecidíssimo diploma de honra ao mérito das mãos do vereador Samuel Pereira, na sessão plenária do dia 23 na Câmara. Na foto, o homenageado ao lado da esposa Rosa Maria e do filho José Neto