Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Votação
Finalmente acontece hoje a votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questiona a forma de eleição e vigência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba. A votação ocorre na última sessão do ano pelo Órgão Especial do TJ com a pauta abarrotada de processos. No total são 26 desembargadores – todos com direito a voto. E por força regimental, a sessão deve terminar impreterivelmente às 18h.
Expectativa
O resultado da votação da Adin pode mudar os rumos do atual comando da Casa. Ou até manter tudo como está. É certo que a tensão fica por conta dos três próximos presidentes: Samir Cecílio (2014), Cléber Cabeludo (2015) e Kaká Se Liga (2016). Mas a torcida dos três é para que o desembargador Barros Levenhagen acompanhe parecer emitido pela Procuradoria-Geral de Justiça. O órgão pede pela improcedência do pedido em parecer extremamente técnico.
Decoração de Natal
Vamos reconhecer, a cidade está ficando muito bonita com a decoração natalina da Prefeitura de Uberaba. A proposta de iluminar as praças públicas foi uma decisão certeira. E a disposição das luzes trouxe de volta o clima dos velhos tempos para as ruas de Uberaba.
Antecipação - Embora com orçamento apertado, o presidente do Legislativo, Elmar Goulart, liberou ontem o décimo terceiro salário para os servidores da Câmara de Vereadores. O pagamento do salário também vai ser adiantado para o dia 20 de dezembro.
Articulações - Pros deve assumir no início de janeiro o Ministério da Integração Nacional. Ciro Gomes deverá ser o indicado ao posto. Em Uberaba o Pros se mantém independente e busca consolidar bancada, agora que já tem dois vereadores: Afrânio Lara e Cléber Cabeludo.
Autuações
Coube à Polícia Militar autuar os veículos no trânsito uberabense, na segunda-feira passada, com a paralisação da Guarda Municipal. E resta saber como será nesta quinta-feira, com a anunciada greve.
Prejuízos - Caso confirmada, a greve da GM pode trazer muitas mudanças na corporação. Há quem aposte até na alteração do comando do contingente.
Boa Fé - Instituto Boa Fé de Apoio ao Combate ao Câncer (INBF) realiza no sábado (14) o 5º Leilão Beneficente do Instituto Boa Fé, em prol do Hospital Dr. Hélio Angotti, o Hospital do Câncer de Uberaba. O evento será realizado a partir de 13h no Tattersal da Leilopec. Em cinco anos foram arrecadados mais de R$2 milhões, valor utilizado integralmente à aquisição de medicamentos para o tratamento de câncer.
Questionamento
Advogado Frederico Fortes confirma que ingressou com recurso para impedir a votação da Lei Orgânica Municipal. A proposta orçamentária foi aprovada ontem em segundo turno, no entanto ele garante que se houver êxito na apelação, o efeito é retroativo e a votação pode ser cancelada. É aguardar...
Alívio
Presidente da Assembleia, o deputado Dinis Pinheiro pode respirar aliviado. Ele se livrou do processo judicial por infidelidade partidária que, se julgado procedente, poderia até fazer com que perdesse o cargo eletivo. O questionamento de deu depois de ele trocar o PSDB pelo PP com vistas ao processo eleitoral de 2014.
Buracos - Já está começando a ficar impossível transitar em Uberaba. É só começar a chover que as ruas da cidade começam a ficar esburacadas. Haja serviço para a Secretaria de Infraestrutura!
Anúncio - Prefeito Paulo Piau anunciou ontem, em primeira mão, através das redes sociais, a construção Centro de Iniciação dos Esportes em Uberaba. O investimento soma R$3,6 milhões com recursos do PAC 2.
Segurança
Obrigatoriedade do uso de câmeras de monitoramento nos coletivos intermunicipais e interestaduais pode ser uma tentativa de frear os inúmeros os assaltos nas rodovias que cortam Minas Gerais. O assunto foi discutido ontem durante audiência realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.
Prorrogado
Agência Nacional de Energia Elétrica prorrogou até o dia 31 de dezembro de 2014 o prazo para as adequações dos ativos da iluminação pública pelos municípios. O prazo anterior era 31 de janeiro.