Presente de grego
Uberabenses estão prestes a ganhar um presentaço de grego nesse Natal. Trata-se da votação pela Câmara Municipal do projeto de autoria do Executivo que atualiza a planta de valores imobiliários na cidade, com impacto direto sobre o IPTU 2018. Isso mesmo. Esse assunto já esteve na pauta do Legislativo, foi retirado depois de uma saraivada de críticas e reclamações populares, mas agora voltou a tramitar, sorrateiramente.
Mãos ao alto
Na segunda-feira chegou à Câmara substitutivo à matéria inicial que trata do reajuste da planta de valores imobiliários. O projeto tramitou ontem e deve entrar na pauta de votação dessa sexta-feira, última sessão legislativa do ano. O momento para a votação não poderia ser mais ingrato para a população, especialmente se o reajuste dos valores dos imóveis for aprovado. Há casos em que o valor venal do imóvel terá 65% de aumento. Em outros casos, passará de 100%, como nos imóveis localizados no Jardim do Lago. Verdadeiro assalto de Papai Noel...
Será?
Nos bastidores, comenta-se que há um pacto entre os vereadores para votar de uma vez por todas essa matéria do reajuste da planta imobiliária. Se vai passar, são outros 500... Vale destacar, porém, que a votação é em turno único. Se for aprovada, já vale para cálculo do IPTU do ano que vem, assim como dos impostos sobre transações imobiliárias de modo geral (compra e venda, herança, etc.).
Quebradas! - Nem bem abriu as portas no Praça Shopping e a Cohagra já precisou mandar reforçar as cadeiras disponibilizadas ao público. Quase todas sofreram pequenos danos.
Cartão vermelho - Uso de atestado médico falso custou o emprego de mais um servidor público municipal. Porta-Voz de sexta-feira publicou o resultado do processo disciplinar conduzido pela Controladoria contra o servidor M.R.D.
Que peleja!
Deputado estadual Tony Carlos esteve mais uma vez com o secretário de Estado da Casa Civil nessa terça-feira, para tratar da transferência da propriedade do antigo prédio do Fórum Melo Viana para o município. O imóvel da rua Lauro Borges está sendo subutilizado desde a inauguração do prédio novo. Hoje abriga apenas os cartórios eleitorais e saguão para recadastramento biométrico dos eleitores. Uma reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Edgar Amorim, será o próximo passo para tratar dessa transferência.
É nosso!
Na verdade, será uma devolução do Estado ao município, já que o imóvel foi objeto de doação desse para aquele instalar o Fórum estadual décadas atrás. E recebeu outro terreno mais recentemente, para abrigar o Fórum novo, na avenida Maranhão. Nada mais justo do que desocupar o prédio velho para que a Prefeitura faça melhor uso, economizando com aluguéis, inclusive.
Ilhados
Moradores do Fabrício não se conformam com as dificuldades enfrentadas para chegar em casa, desde as últimas alterações no trânsito da cidade, que limitaram o acesso ao bairro à rua 13 de Maio, em frente do Corpo de Bombeiros. O problema se agravou com as chuvas do mês passado, que estragaram a pavimentação das ruas do centro, em especial a 13 de Maio, fechada desde então para reparos. O buraco continua lá, interditando a pista para o trânsito, sabe-se lá até quando... Com o preço da gasolina pela hora da morte, quem tem carro e mora no Fabrício está gastando um dinheirão, dando voltas para chegar em casa...
Comenda
Academia de Letras do Triângulo Mineiro fecha 2017 com um balanço repleto de atividades e realizações. Na reunião do dia 15 ficou definida a criação da Comenda Mário Palmério, distinção máxima da ALTM a partir de 2018. Academia também terá participação na programação da TV Câmara, enquanto trabalha a edição da revista Convergência para o ano que vem. Presidente João Eurípedes Sabino está com a corda toda!
É ela
Sabe quem vem para a Feijoada do Jockey, no dia 3 de fevereiro do ano que vem? Ela, a Marrom, Alcione! Simmmmm. Alcione. E, de quebra, Sorriso Maroto e Samba Surf.
No paredão
Mais 14 (pasme!) guardas municipais vão responder a processo administrativo disciplinar, instaurado para apurar supostas irregularidades no recebimento indevido de horas extras. Toda semana o Porta-Voz traz publicação dessa espécie. Se continuar nessa toada, daqui a pouco não vai sobrar ninguém na Guarda Municipal...
Para aproveitar
Assim que sair de casa, passe na banca mais próxima e pegue seu exemplar da JM Magazine. A revista está sensacional. Leitura obrigatória para quem faz questão de estar sempre bem informado.