A vez de Cunha
A prisão do deputado cassado Eduardo Cunha já era tão certa que quando ela se efetivou na tarde dessa quarta-feira, os policiais federais se depararam com uma mala pronta no apartamento funcional que o ex-parlamentar ainda ocupava em Brasília. A prisão de Eduardo Cunha é considerada por procuradores da Lava Jato uma espécie de símbolo do combate à corrupção, quase um troféu.
Delação premiada
Consta que em conversa com um dos poucos deputados amigos que ainda o visitavam em Brasília, Eduardo Cunha teria sido questionado se estaria disposto a fazer delação premiada. A resposta, pouco convincente, teria sid “Prefiro morrer a fazer uma delação”. Resta saber se ele vai aguentar a pressão, com o passar dos meses atrás das grades, diante da possibilidade de prisão também da esposa e da filha. E se Eduardo Cunha abrir o bico, não vai sobrar pedra sobre pedra em Brasília...
Novos tempos
A convite do presidente Luiz Guaritá Neto, fui "re-conhecer" algumas unidades do Codau reformatadas nesses quatro anos. A primeira delas, no Boa Vista, duplicou de tamanho e inovou no tratamento da água, com redução substancial do custo através da utilização de sal grosso, tecnologia barata e “importada” com sucesso da vizinha Patos de Minas. Tudo muito organizado, com controle técnico e informatizado da qualidade da água.
Como pode? – A unidade do Codau na avenida Nenê Sabino mudou por completo, desde a última vez em que estive lá. Ali estão lotados cerca de 400 funcionários, encarregados dos serviços de manutenção de água e esgoto. Esse pessoal cuida, em média, de 100 ocorrências de vazamentos por dia. Porém, na estrutura física da unidade, além do refeitório bem equipado, impressiona a frota de caminhões, todos locados mediante licitação. Detalhe: a empresa vencedora da concorrência mandou para o Codau um caminhão de reserva, para o caso de danos em algum veículo locado.
Top – Mas o ponto alto do tour foi a unidade da Leopoldino de Oliveira, onde o Codau montou uma central de alto padrão para atendimento ao consumidor. Nem parece serviço público, tal o aparato que se vê lá. O atendimento personalizado obedece à ordem das senhas que são distribuídas logo na entrada. O cidadão espera numa sala com ar-condicionado e acompanha pelo monitor a ordem de chamada das senhas. Embora chamem a atenção as mesas e cadeiras padronizadas nas cores do Codau, e a visível gentileza dos atendentes, a unidade não tem luxo nem frescura, mas mostra um padrão de atendimento que traduz respeito ao cidadão. Que sirva de inspiração para outras repartições públicas, tanto municipais, quanto estaduais e federais.
Nas alturas
Inadimplência no Codau também impressiona: 42% devem um mês de conta. A despeito do parcelamento de débito feito quando o consumidor tem interesse em quitar contas atrasadas, o volume de cortes de água chega a 280 em média por semana, batendo a casa dos mil por mês. É muita coisa.
ExpoCigra
Começa hoje a ExpoCigra 2016, no mesmo espaço do Parque Fernando Costa que abrigou a feira no ano passado. Além da mostra do que a indústria local tem de melhor, os organizadores apostam na geração de bons negócios, a exemplo das edições anteriores do evento.
Devagar com o andor
Em entrevista à Rádio JM na manhã dessa quarta-feira, a secretária municipal de Administração chamou a atenção para um detalhe que poucos concursados entenderam até agora. Embora tenham sido aprovados no concurso público que a PMU realizou este ano, os concursados só serão convocados na medida em que houver necessidade de contratação pelo Município. Como o concurso tem validade de dois anos, prorrogáveis por outros dois, a PMU tem quatro anos para convocar esse pessoal. E, assim mesmo, se precisar.
Chances
Os trabalhadores braçais são os concursados com maiores chances de contratação mais rápida, dada a rotatividade no setor. Por enquanto, dos 487 aprovados apenas 12 tomaram posse. Já os agentes administrativos são os que têm as menores chances de convocação a curto prazo. Neste caso, os salários são bastante atrativos e dificilmente quem é convocado desiste da vaga.
Efeito complicador
A pindaíba do caixa do Município é o grande efeito complicador para a convocação rápida dos aprovados no concurso público. Por isso, quem tiver outra oportunidade no mercado de trabalho deve agarrá-la em vez de ficar esperando ser chamado pela Prefeitura.
Barrado no baile
Trio de vereadores reeleitos do PR garante que só vai se posicionar sobre a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara depois do Natal. Embora sejam considerados votos certos em Luiz Dutra (PMDB), os vereadores Kaká SeLiga, Samuel Pereira e Denise Max vão manter suspense sobre a posição oficial do trio. A propósito, Almir Silva – também eleito vereador pelo PR – não tem sido incluído nas posições oficiais externadas do grupo republicano à imprensa...