ALTERNATIVA

Zema chega em Uberaba na sexta para eventos da ExpoZebu

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 27/04/2022 às 20:15Atualizado em 18/12/2022 às 19:33
Compartilhar

ZEMA VEM

Muito se falou esta semana que o governador Romeu Zema teria desistido de vir a Uberaba para a solenidade de abertura da ExpoZebu. Mas sua equipe estava no Parque Fernando Costa nesta quarta-feira para as tratativas com o cerimonial da ABCZ. Zema chega na sexta-feira para a abertura da Feira Gastronômica e vai pernoitar na cidade. Nos bastidores o que se disse foi que Zema teria desistido de vir ao tomar conhecimento das articulações dos servidores estaduais das forças de segurança para recebê-lo com protestos em Uberaba. Falou-se também que outro motivo seria a dissonância política entre Zema e Bolsonaro, uma vez que o governador negou palanque ao Presidente em Minas. Consta que Zema teria dito a um dos filhos de Bolsonaro que o Presidente da República prejudica a imagem dele perante os mineiros e atrapalharia sua reeleição.

Mas Zema virá e estará lado a lado com Bolsonaro no palanque do Parque Fernando Costa.

IGNORADO COM SUCESSO

O assunto “Heineken” foi ignorado completamente na solenidade realizada pela Câmara Municipal na noite de terça-feira, no auditório da Prefeitura. Embora a notícia sobre a opção da cervejaria por Passos tivesse sido noticiada aos quatro ventos nas redes sociais e na imprensa, o governo municipal não se manifestou. Nem esse assunto veio à baila na cerimônia de homenagens da Câmara a mais de 50 instituições e personalidades locais, dentre as quais a ACIU e a Adesg.

LIÇÕES DO VENCEDOR

Em compensação, o vice-prefeito de Passos deu entrevista coletiva para comemorar a conquista da cervejaria, na véspera do anúncio oficial. Arlindo Nascimento (PSL) disse que a arrecadação do município deve crescer 50%, mas não falou em números. Por outro lado, o vice-prefeito elencou quatro fatores que teriam sido decisivos para a conquista do investimento de R$ 1,8 bi: 1) a abundância de água por conta da represa de Furnas; 2) a oferta de mão de obra qualificada na região; 3) a facilidade de escoamento da carga pela MG-050 e pela BR-146; 4) o preparo do secretariado para seduzir a empresa. Faltou acrescentar o fortíssimo trabalho político realizado pelas lideranças de Passos, capitaneadas pelo prefeito, para conquistar esse investimento.

A HISTÓRIA

Veja o que disse o vice-prefeito de Passos sobre o modus operandi do município para conquistar a cervejaria: “O primeiro contato foi feito há uns quatro meses, quando enviamos uma proposta pela internet. Depois, eles vieram aqui e foram muito profissionais. Acho que o nosso secretariado, que é técnico, não político, deu conta do recado. Essa Região do Sudoeste mineiro precisava crescer. Fomos com gana”, afirma. Não é para menos: além da perspectiva de aumento substancial na arrecadação, a cervejaria vai oferecer 1.200 empregos, entre diretos e indiretos.

CERVEJA COM PÃO DE QUEIJO

Foi um cruzado no estômago de todo uberabense que ama esta cidade assistir ao vídeo mostrando o brinde pós-anúncio oficial da ida da Heineken para Passos. Cerveja com pão de queijo! E Zema lá, todo faceiro…

Meu cotovelo doeu!

EM OBRAS

A fábrica da Heineken deve ser construída e entrar em operação dentro de dois anos. Ficará localizada a aproximadamente cinco quilômetros do centro de Passos, em uma zona rural, e a cinco quilômetros da MG-050. Hoje, a rodovia e a estrutura estão separadas por uma estrada de chão, que será asfaltada para facilitar o escoamento da carga. O custo desse asfaltamento? R$ 22 milhões. Para levar água do manancial de Furnas até a área da cervejaria, será construída uma adutora pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

LAMENTO

Governo municipal divulgou nota na tarde desta quarta-feira, lamentando a decisão da Heineken de não vir para Uberaba. “Lutamos muito para atrair mais esta cervejaria. Reuniões e visitas técnicas fizeram parte do trabalho de prospecção, iniciado em março do ano passado.”

Perda amarga para todos nós…

BARRADO NO BAILE

Já o vice-prefeito Moacyr Lopes divulgou nota atribuindo a perda cervejaria à “vaidade”. Dizendo não ter sido chamado a participar de nenhuma reunião com a Heineken, Moacyr disse que as “as forças políticas de Uberaba não se unem. Só pensam no próprio umbigo. A decisão da Heineken não foi técnica. Foi política, mais um motivo para que houvesse a união de todas as forças de Uberaba, independente da camisa partidária.”

MÉRITO A QUEM TEM MÉRITO

Em entrevista exclusiva à colega Gê Alves, no JM News 2 desta quarta-feira, o prefeito Diego Oliveira contou como conseguiu assegurar o investimento da Heineken para Passos: “Primeira pergunta que fiz ao executivo da Heineken foi: existe interferência política? Ele disse que não. Então começamos a trabalhar firme, com muita dedicação da nossa equipe. Nunca vi uma união tão grande aqui. Todos os vereadores, até os de oposição, se uniram em torno do mesmo propósito. Montamos uma equipe altamente qualificada e partimos para cima. A equipe sonhou comigo. Todos acreditaram no meu sonho e hoje é uma realidade.”

SONHANDO JUNTOS

Diego Oliveira deixou claro que pesou a batida do coração da comunidade de Passos para a escolha da Heineken. Pesou a vontade deles de levar a Heineken para lá. Pesaram a união, a determinação, o trabalho de toda uma cidade em conquistar essa fábrica e começar a escrever um novo capítulo da história de Passos. Parabéns a todos os passenses, mas especialmente ao prefeito Diego Oliveira, que teve o mérito de aglutinar todas as forças políticas da cidade em torno de um objetivo comum: conquistar a Heineken. Ele foi o grande e competente timoneiro dessa nau vitoriosa!

LIÇÕES DO VITORIOSO

“Olhamos para o horizonte, todo mundo junto. Faz toda diferença quando todos dão as mãos. Não existe mais espaço para essa política burra em que cada um puxa para um lado. Enquanto prefeito eu não tenho cor partidária. Sento com situação, com oposição, com quem quiser ajudar Passos a ir pra frente. Eu estendo o tapete vermelho, tiro foto, agradeço a ajuda e vamos juntos.” A partir de amanhã começa o segundo tempo. Vamos sentar para planejar a estruturação da cidade para receber esse investimento e os que virão juntos. Não podemos baixar a guarda. Vamos olhar para frente e trabalhar” - arrematou o prefeito Diego Oliveira.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por