ALTERNATIVA

Zema critica Código de Ética e diz que STF precisa de "vergonha da cara"

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 30/01/2026 às 21:28Atualizado em 02/02/2026 às 22:28
Compartilhar

O Judiciário não precisa de código de conduta ética. Precisa de vergonha na cara. O Supremo Tribunal Federal virou Supremo Balcão de Negócios. Está prestando um desserviço ao país.  Essa é a avaliação do governador Romeu, em entrevista exclusiva ao programa O Pingo do Jota, nesta quinta-feira. Zema não deixou barato. Para ele, é um verdadeiro absurdo que os ministros do STF sejam indicados ao bel prazer do Presidente da República e permaneçam no cargo por um longo tempo. Zema criticou a indicação de advogados ligados aos governantes, pregando que sejam guindados ao STF apenas juízes de carreira, promovidos por merecimento. “Temos caso hoje no STF de ministro que foi reprovado em concurso para juiz. Isso é uma afronta ao povo brasileiro e aos próprios magistrados. Eu quero mudar isso. Vou lutar. Não sei se vou conseguir. Mas vou tentar, e não vou fazer como aqueles que em vez de lutar passam a usufruir do sistema” – garantiu. Para Zema, é mais do que suficiente que um ministro da Suprema Corte permaneça no cargo por 10 anos. E nem um dia a mais.
 
INSISTÊNCIA OU PERSISTÊNCIA?
Ainda durante a entrevista exclusiva desta quinta-feira, o governador Romeu Zema explicou por que razão insiste em permanecer no Novo, partido que não venceu a cláusula de barreiras e, portanto, não terá dinheiro do fundo eleitoral para a campanha. Da mesma forma, o Novo não terá espaço no horário eleitoral gratuito de rádio e TV. De acordo com o governador, o Novo é o partido que tem propostas coincidentes com suas convicções. “Já provei quando disputei a eleição para governador que, com propostas boas e governo sério, dá para ganhar” – disse.
 
VÍCIO MALDITO
“No Brasil nós viciamos os políticos a só gastar dinheiro. É um absurdo isso, porque a população tem de pagar mais imposto para bancar essa gastança. Eu provei na minha eleição para governador que é possível fazer diferente, fazer campanha sem gastar tanto dinheiro, e ganhar” – enfatizou o governador, ao ser questionado como pretende vencer as eleições sem dinheiro do fundo eleitoral e sem horário de rádio e TV.
 
CONVICÇÃO
Ainda de acordo com Zema, o Novo prega a defesa do fim do sigilo no Poder Público, exceto para causas de segurança nacional, e essa é uma das questões que coincidem com suas convicções pessoais. Zema considera um absurdo que assuntos de ordem pública sejam mantidos debaixo de sete chaves por 100 anos, ou menos, mas sempre ocultos da população. Defende que questões públicas envolvendo dinheiro do contribuinte sejam tratadas com máxima transparência e publicidade.
 
À DISTÂNCIA
Outra proposta defendida com veemência por Zema é a obrigação dos gestores públicos de manter a família bem longe dos cargos de confiança. “É preciso separar a vida particular da gestão pública. No meu governo, em Minas, não tem nenhum parente meu ocupando cargo” – frisou o governador.
 
BARRADO NO BAILE

Ex-candidato a prefeito em 2024, ex-presidente da Cohagra e o vereador mais votado da historia de Uberaba, Samir Cecílio Filho contou em entrevista ao Pingo do Jota que não foi consultado pelo partido (PL) se queria ou não disputar as eleições deste ano. Mas não ficou constrangido, nem abalado com essa falta de cortesia partidária.
 
PUXADOR DE VOTOS

“Não sou político profissional. Nunca fui” – disse Samir. Vice-presidente do PL em Uberaba, ele faz uma leitura muito coerente do quadro eleitoral, afirmando, por exemplo, que Nikolas Ferreira deverá ampliar sua votação para federal, chegando a 2 milhões de votos. Se esse prognóstico se confirmar, Nikolas poderá arrastar outros 10 candidatos a deputado, apenas com sua votação. Por essa e outras razões, Samir aposta no sucesso da candidatura de Ellen Miziara a deputada federal.
 
DEMORA
Tal e qual boa parte do eleitorado de Uberaba, Samir se diz incomodado com a demora da prefeita Elisa em anunciar oficialmente seus candidatos a deputado (federal e estadual) este ano.
 
BEM VINDOS
Na entrevista, Samir contou que o PL insistiu na filiação do Cabo Diego Fabiano, mas não teve sucesso. Mas, agora, Diego Fabiano chegou, e “é bem vindo”, embora inicialmente essa vaga para disputar a eleição de deputado estadual fosse do próprio Samir. Da mesma forma, Samir considera que Aelton Freitas é bem vindo ao PL. Lembra que Aelton é amigo pessoal do presidente nacional do partido e foi um deputado que trouxe muitas emendas e conquistas para Uberaba, como a transformação da FMTM em Universidade, por exemplo. “Aelton fez muito por Uberaba” – destacou Samir.
 
DE VOLTA
Depois de uns dias de descanso, o presidente Ismar Marão vai receber na Câmara Municipal o presidente da Fecomércio, Nadim Donato. Encontro será na segunda-feira, às 8h, oportunidade em que o líder classista vai apresentar o projeto da Federação para dotar nossa cidade de uma escola modelo, inovadora e de Primeiro Mundo. Esse projeto, no entanto, prevê a utilização de parte do prédio hoje ocupado pela Escola municipal Uberaba.
 
PROCURA-SE
A Fecomércio, aliás, concedeu mais seis meses de prazo ao Município para desocupar o imóvel onde funcionam algumas salas da Escola Uberaba. Até o meio do ano a Prefeitura terá de encontrar outro imóvel. Porém, pelo que se sabe, ainda não teve êxito nessa busca e as chamadas públicas para recebimento de ofertas restaram infrutíferas...
 
APRENDIZADO
E por falar em aprendizado, a prefeita Elisa e os secretários Celso Neto (Desenvolvimento Econômico) e Marcos Ferreira (Comunicação) estão em São Paulo, participando de curso do Renova BR sobre “Comunicação e Legado Político”.
 
APERTANDO O CERCO
Exatos 131 contribuintes foram notificados pelo Departamento de Posturas na edição do Porta Voz que circulou nesta sexta-feira. A sujeira nos terrenos foi o principal motivo das autuações, mas teve também colocação de entulho no passeio, falta de numeração identificadora do imóvel e por aí afora. Na quinta-feira foram notificados outros 78 contribuintes, pelos mesmos motivos. Somente nesses dois dias foram mais de 200 autuações pelo pessoal das Posturas.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por