ALTERNATIVA

Zema e Kalil são convidados a se filiarem ao MDB

Lídia Prata
Larissa Prata
lpciabotti@gmail.com
Publicado em 08/11/2021 às 18:44Atualizado em 18/12/2022 às 16:38
Compartilhar

FARRA

Fonte ouvida pela coluna ALTERNATIVA aponta que servidores municipais estão “deitando e rolando” com horas extras. E não são apenas os da Saúde não, que já foram denunciados pelo vereador China… O adicional estaria sendo usado como moeda de troca para engordar salários, bem debaixo do nariz de gestores e chefes e que inclusive alguns deles estão até mesmo fazendo “vista grossa”. Segundo a fonte, a pandemia tirou a obrigatoriedade da biometria para confirmação do ponto eletrônico, mas agora que até festa pode ter, nada mais justo do que ter também o registro do ponto, seguindo as normas de higienização, claro. 

PENDENTE

Questionada pela coluna, a Secretaria de Administração informou, em nota, “que o contrato de serviço de ponto biométrico foi rescindido em junho de 2021, com a intenção de ampliar o controle para todas as unidades da administração direta, como postos de saúde e escolas. O contrato rescindido contemplava  somente os centros administrativos, ou seja, a sede da Prefeitura e das secretarias externas. O termo de referência da próxima contratação está em elaboração, e a expectativa é publicar o edital de licitação no início de 2022”. Francamente…

ÁGUA BENTA

Funcionários do Hospital da Criança ficaram em polvorosa na tarde de sexta-feira, quando foram surpreendidos por fiscalização da Vigilância Sanitária que pretendia fechar os atendimentos no local. Já pensou um fim de semana com o hospital de portas fechadas?! Segundo apurou a coluna, o problema seria com um laudo de água potável para esterilização. A diretora da instituição, médica pediatra Ana Paula Bosi explicou que se trata de mal-entendido que, felizmente, foi resolvido sem que o atendimento fosse prejudicado. Os laudos foram pedidos com urgência e feitos no mesmo dia. Questionada por ALTERNATIVA, a Vigilância Sanitária informou que “está realizando inspeções de rotina para expedição de alvará sanitário ao Hospital da Criança”. Mas à boca miúda corre que se não fosse a interseção do vice-prefeito Moacyr Lopes a situação teria sido outra...

E AGORA, JOSÉ?

Sabe aquele ditado de que quem muito escolhe acaba escolhido? Pois é. O presidente nacional do MDB, Michel Temer, fez questão de convidar pessoalmente o prefeito de Belo Horizonte e paladino ao Palácio da Liberdade Alexandre Kalil para deixar o PSD e mudar de ares. Ato contínuo o principal (ou seria único?) rival na disputa pelo governo de Minas, Romeu Zema está sendo cortejado pelo presidente estadual, deputado Newton Cardoso Jr, que confirmou o convite a fonte da coluna em Belo Horizonte. Isso significa que ou vai ficar sem nenhum ou vão todos se abraçar juntinhos na corrida eleitoral. Ou um deles vai cair fora da disputa e partir para outro rumo. Ou…  Façam suas apostas.

NADA DISSO

Claro que até chegar outubro de 2022 muita água ainda vai rolar embaixo dessa ponte, mas uma coisa é dada como certa: o/a vice de Zema não deve ser indicado pelo PSDB. Isso porque o governador certamente vai deixar o Palácio da Liberdade para concorrer à presidência da República em 2028. Aí seria a volta do tucanato em Minas Gerais. 

NÃO PRETENDO, MAS...

Quando questionado pela jornalista Gisele Barcelos, Zema declarou que não pretendia deixar o Novo, mas que a prioridade agora não eram as eleições. Sei...

SÓ NO PASSINHO

Dados atualizados nesta segunda-feira (8) apontam 11.214 pessoas em atraso com a segunda dose de Astrazeneca em Uberaba. Ao todo são 86.208 pessoas que ainda devem receber a segunda etapa da imunização contra a Covid-19, ou seja, são 13% de pessoas ainda com a vacinação incompleta, segundo informou a  assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde. O trabalho de busca ativa dessas pessoas continua sendo feito. Os dados do vacinômetro apontam que 76,62% da população recebeu a primeira dose (25.283 pessoas); 54,58% receberam as duas doses ou dose única (183.995 pessoas) e 17.264 pessoas já receberam a terceira dose. O cronograma de aplicação da segunda dose de Astrazeneca continua em Uberaba durante essa semana e na terça-feira avança para quem tomou a primeira dose no dia 23 de julho. Ao que tudo indica devemos receber mais doses ainda essa semana. Dedos cruzados!

70%

Retomada de alunos da rede estadual de forma presencial teve adesão de cerca de 70%. A informação é da superintendente regional de Ensino, professora Vânia Célia, ao Pingo do J. Segundo ela, a evasão vem sendo trabalhada também com o reforço escolar e a constante busca ativa desses alunos. “As escolas se organizaram e cada professor se prontificou a buscar alunos de sua turma, a ligar, ir na casa e ver o que está acontecendo. E nós temos tido bastante resultado nesta busca”, disse a superintendente.

DOIS LADOS

Os alunos têm respondido bem ao chamado para as salas de aula, comemorou Vânia Célia, pontuando que os protocolos de segurança continuam sendo priorizados. Ela ainda explica que o sentimento percebido é que eles estavam com saudades do ambiente escolar. “A gente tem pessoas que realmente não aceitam retornar, acham que ainda não é hora, acham que ainda não é tempo. Existem também essas pessoas que não querem retornar. Até esse momento o aluno já cumpriu os 75% que é o mínimo, então vamos supor que ele não quer retornar, se o pai não quiser permitir, ele vai ficar até o fim do mês em casa e depois fazer as provas e não vai ter problemas com a frequência escolar”, explicou. Além disso, a reprovação está praticamente descartada na pandemia.

SEM BOMBA

A defasagem de alunos nesses últimos dois anos é real. Vânia Célia pontuou que o trabalho para a recuperação do conteúdo com os alunos vai longe e deverá ser feito com afinco pelas equipes escolares nos próximos períodos. “Esse ‘buraco’ que nós tivemos no aprendizado nesses dois anos ainda vai demorar a ser coberto”, pontua a superintendente. “Tivemos vários problemas com os alunos que não tiveram condição de acessar a internet. Nós não podemos trabalhar com uma avaliação punitiva”, avalia a professora, apontando que sobretudo os alunos da zona rural tiveram muitos problemas.

MUDANÇA DE HÁBITOS

Vânia Célia trouxe uma informação importante sobre a mudança do hábito escolar dos alunos, muitas vezes despercebido. O período remoto possibilitou a busca por trabalho no caso dos alunos do ensino médio, que passaram a cumprir jornada durante o dia e têm buscado as aulas no período noturno, o que já faziam de forma remota. 

ESCOLA DOCE ESCOLA

O período longe das salas de aula também foi positivo para a reforma predial. De acordo com a superintendente, o Estado liberou verba de R$ 90 milhões destinada à manutenção e custeio das escolas estaduais. “Muitas escolas aqui de Uberaba requisitaram e ou estão sendo reformadas ou elas receberam a verba de manutenção e custeio predial, que é para trocar vasos quebrados, torneiras, algum piso que precisa pintar ou a escola inteira ser pintada, ou seja, toda a questão da manutenção foi atendida para todas as escolas”, finalizou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por