Pra pensar. Uma professora da Universidade de Brasília (UnB) ganhou recentemente uma ação de danos morais movida contra um grupo de alunos que, em 2005, divulgou um "manifesto" afirmando que a docente era incompetente. Na decisão, os juízes da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal consideraram que as declarações “transbordaram a esfera do direito constitucional da liberdade de expressão, atingindo a honra da docente”. Os 17 alunos culpados no caso terão de pagar R$8,5mil de indenização para Monica Singh, professora do curso de Farmácia. “O documento foi espalhado pelos corredores, enviado por e-mail para outros professores e alunos de outros anos. Achei que os alunos precisavam ser punidos. Há cada vez mais casos de falta de respeito a professores”, afirmou a docente.
Burocracia excessiva. As queixas dos empresários uberabenses contra o excesso de exigências da Prefeitura para a renovação de alvarás vão se avolumando a cada dia. Veja o que conta um leitor da coluna, que há seis meses enfrenta um verdadeiro calvário para renovar o alvará da sua empresa: “Primeiro veio um fiscal, pediu uma lista de documentos e deu um prazo para cumprirmos. Daí um certo tempo veio outro fiscal e pediu outras tantas coisas. Mas o processo não acaba nunca”. Diz mais: “Grande parte da lista são exigências desnecessárias, mas geram despesa alta para a empresa, sem melhorar em nada o produto final para o consumidor. Acho eu que este tipo de produtividade seria muito útil na área da saúde, pois quanto mais o profissional trabalhar, melhor será para a população. Mas não em outros setores, pois cria apenas despesas extras para as empresas e um desgaste muito grande para o prefeito, uma vez que fica a impressão que isto está acontecendo a mando dele. Antes não era assim”.
Em campo. Parece brincadeira, mas é sério. No dia 2 de março, antes do jogo entre Uberaba e Nacional, haverá uma preliminar com times do Legislativo versus time do Executivo. Presidente da Câmara, Luiz Dutra já confirmou presença em campo, assim como o vereador professor Godoy. O time da Prefeitura ainda não está escalado, mas certamente não terá o prefeito Anderson Adauto em campo. Futebol não é o forte dele. Resta saber por quanto tempo esses “atletas” vão ter fôlego. Aliás, dependendo da formação dos times, será prudente deixar ambulâncias de plantão...
Preparo – Quem conta é o jornalista Denis Silva: até pouco tempo atrás, o presidente Luiz Dutra jogava “peladas” com uma rapaziada de 30 anos, nos quais dava a “maior canseira” em campo. Terminada a partida, ainda fazia 100 flexões abdominais, esnobando a turma!
Roupa suja - Depois do suco de maracujá, a Câmara de Uberaba anuncia a compra de dois tanquinhos da marca Colormaq. Isso mesm dois. Certamente para lavar a roupa suja no lugar certo...
Na frente. Notícia publicada no jornal “Valor”, de terça-feira, informa que a Petrobras já recebeu licença de instalação de sua unidade de fertilizantes nitrogenados que será construída em Três Lagoas (MS). Obras de terraplenagem começam em abril e a construção, em setembro. A fábrica entrará em operação em 2014, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 761 mil toneladas de amônia por ano. Segundo o jornal, essa fábrica de Três Lagoas será a maior unidade de fertilizantes nitrogenados da América Latina e dobrará a produção nacional de ureia.
Fábrica de Uberaba. A notícia do “Valor” diz, ainda, que, além dessa fábrica de Três Lagoas, a Petrobras está desenvolvendo três outros projetos nesse segment o Complexo Gás-Químico (UFN IV), na capixaba Linhares; a UFN V, em Uberaba, Minas Gerais, com capacidade de produção de 519 mil toneladas/ano de amônia; e uma planta para produção de sulfato de amônio que será instalada na fábrica de fertilizantes de Sergipe. Embora a fábrica de Uberaba esteja demorando a colocar “preto no branco”, o secretário Carlos Assis garante que está tudo certo. Não há risco de Uberaba perder esse investimento da Petrobras.
Na mira. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico também tenta conquistar para Uberaba uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Carlos Assis revela que o trabalho está dificílimo, embora mantenha a esperança de concretizá-lo este ano. A ZPE, na avaliação do secretário, poderá representar um salto fantástico para o desenvolvimento do Município e cita a China como exemplo, onde hoje existem mais de três mil ZPEs e se tornou o maior exportador de produtos. Em linguagem simples para ficar fácil o entendimento, a ZPE é uma espécie de “zona franca”, por onde podem ser feitas exportações de produtos com isenção de impostos federais, desde que cumpridas determinadas exigências legais.
Jubileu de ouro. Nesta segunda-feira, Missa em Ação de Graças marcará as comemorações dos 50 anos da inauguração da Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central – Hospital Dr. Hélio Angotti, às 19h, no Anfiteatro do Hospital. Será homenageado também pela Assembleia Legislativa, em data ainda não definida. Lutando contra inúmeras dificuldades de sobrevivência, o Hospital Dr. Hélio Angotti é uma referência no tratamento de câncer em Minas e no país, sobretudo atendendo pacientes carentes com dignidade e respeito.
Inovação. Alunos da Fazu têm um novo motivo para aprimorar o estudo extraclasse. A faculdade adquiriu recentemente um novo software: o Portal Universitário, que permite ao estudante o acesso a uma série de ferramentas, como pesquisa em biblioteca virtual, aulas on-line, sala de bate-papo, na qual os professores podem tirar dúvidas e corrigir exercícios.
É hoje! Jockey Park é o point dos antenados neste sábado, com sua tradicional “Feijoada”. Boa música, cardápio saboroso, animação e gente bonita: com esses ingredientes, a Feijoada é sucesso desde sua primeira edição.