ALTERNATIVA

Zona de Processamento

Carlos Assis tenta conquistar para Uberaba uma ZPE, porém revela que o trabalho está ...

Lídia Prata
Publicado em 26/02/2011 às 09:19Atualizado em 20/12/2022 às 01:26
Compartilhar

Pra pensar. Uma professora da Universidade de Brasília (UnB) ganhou recentemente uma ação de danos morais movida contra um grupo de alunos que, em 2005, divulgou um "manifesto" afirmando que a docente era incompetente. Na decisão, os juízes da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal consideraram que as declarações “transbordaram a esfera do direito constitucional da liberdade de expressão, atingindo a honra da docente”. Os 17 alunos culpados no caso terão de pagar R$8,5mil de indenização para Monica Singh, professora do curso de Farmácia. “O documento foi espalhado pelos corredores, enviado por e-mail para outros professores e alunos de outros anos. Achei que os alunos precisavam ser punidos. Há cada vez mais casos de falta de respeito a professores”, afirmou a docente.

Burocracia excessiva. As queixas dos empresários uberabenses contra o excesso de exigências da Prefeitura para a renovação de alvarás vão se avolumando a cada dia. Veja o que conta um leitor da coluna, que há seis meses enfrenta um verdadeiro calvário para renovar o alvará da sua empresa: “Primeiro veio um fiscal, pediu uma lista de documentos e deu um prazo para cumprirmos. Daí um certo tempo veio outro fiscal e pediu outras tantas coisas. Mas o processo não acaba nunca”. Diz mais: “Grande parte da lista são exigências desnecessárias, mas geram despesa alta para a empresa, sem melhorar em nada o produto final para o consumidor. Acho eu que este tipo de produtividade seria muito útil na área da saúde, pois quanto mais o profissional trabalhar, melhor será para a população. Mas não em outros setores, pois cria apenas despesas extras para as empresas e um desgaste muito grande para o prefeito, uma vez que fica a impressão que isto está acontecendo a mando dele. Antes não era assim”.

Em campo. Parece brincadeira, mas é sério. No dia 2 de março, antes do jogo entre Uberaba e Nacional, haverá uma preliminar com times do Legislativo versus time do Executivo. Presidente da Câmara, Luiz Dutra já confirmou presença em campo, assim como o vereador professor Godoy. O time da Prefeitura ainda não está escalado, mas certamente não terá o prefeito Anderson Adauto em campo. Futebol não é o forte dele. Resta saber por quanto tempo esses “atletas” vão ter fôlego. Aliás, dependendo da formação dos times, será prudente deixar ambulâncias de plantão...

Preparo – Quem conta é o jornalista Denis Silva: até pouco tempo atrás, o presidente Luiz Dutra jogava “peladas” com uma rapaziada de 30 anos, nos quais dava a “maior canseira” em campo. Terminada a partida, ainda fazia 100 flexões abdominais, esnobando a turma!

Roupa suja - Depois do suco de maracujá, a Câmara de Uberaba anuncia a compra de dois tanquinhos da marca Colormaq. Isso mesm dois. Certamente para lavar a roupa suja no lugar certo...

Na frente. Notícia publicada no jornal “Valor”, de terça-feira, informa que a Petrobras já recebeu licença de instalação de sua unidade de fertilizantes nitrogenados que será construída em Três Lagoas (MS). Obras de terraplenagem começam em abril e a construção, em setembro. A fábrica entrará em operação em 2014, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 761 mil toneladas de amônia por ano. Segundo o jornal, essa fábrica de Três Lagoas será a maior unidade de fertilizantes nitrogenados da América Latina e dobrará a produção nacional de ureia.

Fábrica de Uberaba. A notícia do “Valor” diz, ainda, que, além dessa fábrica de Três Lagoas, a Petrobras está desenvolvendo três outros projetos nesse segment o Complexo Gás-Químico (UFN IV), na capixaba Linhares; a UFN V, em Uberaba, Minas Gerais, com capacidade de produção de 519 mil toneladas/ano de amônia; e uma planta para produção de sulfato de amônio que será instalada na fábrica de fertilizantes de Sergipe. Embora a fábrica de Uberaba esteja demorando a colocar “preto no branco”, o secretário Carlos Assis garante que está tudo certo. Não há risco de Uberaba perder esse investimento da Petrobras.

Na mira. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico também tenta conquistar para Uberaba uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Carlos Assis revela que o trabalho está dificílimo, embora mantenha a esperança de concretizá-lo este ano. A ZPE, na avaliação do secretário, poderá representar um salto fantástico para o desenvolvimento do Município e cita a China como exemplo, onde hoje existem mais de três mil ZPEs e se tornou o maior exportador de produtos. Em linguagem simples para ficar fácil o entendimento, a ZPE é uma espécie de “zona franca”, por onde podem ser feitas exportações de produtos com isenção de impostos federais, desde que cumpridas determinadas exigências legais.

Jubileu de ouro. Nesta segunda-feira, Missa em Ação de Graças marcará as comemorações dos 50 anos da inauguração da Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central – Hospital Dr. Hélio Angotti, às 19h, no Anfiteatro do Hospital. Será homenageado também pela Assembleia Legislativa, em data ainda não definida. Lutando contra inúmeras dificuldades de sobrevivência, o Hospital Dr. Hélio Angotti é uma referência no tratamento de câncer em Minas e no país, sobretudo atendendo pacientes carentes com dignidade e respeito.

Inovação. Alunos da Fazu têm um novo motivo para aprimorar o estudo extraclasse. A faculdade adquiriu recentemente um novo software: o Portal Universitário, que permite ao estudante o acesso a uma série de ferramentas, como pesquisa em biblioteca virtual, aulas on-line, sala de bate-papo, na qual os professores podem tirar dúvidas e corrigir exercícios.

É hoje! Jockey Park é o point dos antenados neste sábado, com sua tradicional “Feijoada”. Boa música, cardápio saboroso, animação e gente bonita: com esses ingredientes, a Feijoada é sucesso desde sua primeira edição.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por