CAMINHOS DA MENTE

Saúde Mental em foco: Propostas de Elisa Araújo e Tony Carlos para os próximos 4 anos em Uberaba

Sérgio Marçal
Sérgio Marçal
@sergiomarcal.psicologo
Publicado em 23/10/2024 às 08:12Atualizado em 23/10/2024 às 08:15
Compartilhar

O início de “Caminhos da Mente”
Caminhos da mente me habita há tempos em forma de um desejo pessoal de levar informação à população sobre prevenção em saúde e qualidade de vida, principalmente na área da Saúde Mental. Educar para a prevenção é um desafio, principalmente em uma permeada por estigmas e julgamentos morais sobre a Saúde Mental, em uma sociedade crivada de imperativos de força, produtividade, capacidade, beleza, competição, vida idealizada. Esse desejo retine do sentimento de fazer algo mais pelo nosso meio, além da rotina de gestão assistencial e prática clínica deste colunista, pois muitas ainda são as agruras negadas, escondidas, e muitos são aqueles que vivenciam desamparo, solidão e impotência sobre a própria dor e sobre si mesmos.
 

Ressonâncias para “Caminhos da Mente”
Esta coluna se viabiliza a partir sensibilidade do Grupo JM de Comunicação a temas da área, que chamam cada dia mais atenção e requerem cuidado na sociedade brasileira. Somos a população mais ansiosa do planeta, a que mais toma medicamentos para dormir, a mesma que assiste os casos de crianças atípicas, ou seja, autistas, aumentarem em progressão geométrica, a sociedade onde os transtornos mentais são a segunda maior causa de incapacidade para o trabalho. Diante disso perguntamos: Você sente que sua saúde mental está em dia? Se sente acolhido em suas necessidades de saúde mental? Consegue manejar de modo saudável estresse, ansiedade, cansaço? Sente-se descansado para começar um novo dia após uma noite de sono? Sente-se realizado ou satisfeito com sua vida? O que faz daquilo que não te faz bem? Essas são algumas questões que esta coluna se propõe a trabalhar ao longo do tempo. Vamos juntos!


O primeiro passo
Começamos aproveitando a oportunidade de levar à população a informação sobre o que os candidatos à Prefeitura de Uberaba pensam para os próximos 04 anos da saúde mental da cidade. Nesse sentido, traremos as propostas dos candidatos Elisa Araújo e Tony Carlos, objetivando contribuir com a escolha consciente nas urnas no próximo domingo, 27/10/24.


PROPOSTAS DE ELISA ARAÚJO PARA A SAÚDE MENTAL
 

Leitos de saúde mental para crianças e adolescentes
Implantar leitos em saúde mental para crianças e adolescentes reconhecendo a urgência de cuidados especializados para os mais jovens


Prevenção e combate às drogas entre crianças e adolescentes
Intensificar a prevenção e promoção ao combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes surge como uma ação preventiva. Ampliar a conscientização dentro das escolas e comunidades, utilizando a educação e a informação como ferramentas de prevenção


Saúde Mental na Atenção Básica e Psicoterapia
Ampliar do acesso ao acompanhamento em saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto porta de entrada para o sistema de saúde, garantindo que a população receba acompanhamento contínuo, com psicólogos disponíveis para atender a crescente demanda, desafogando outros serviços de maior complexidade e permitindo que as pessoas recebam o cuidado necessário mais próximo de suas residências, promovendo uma saúde preventiva e acessível.


CAPS III para pacientes graves
Qualificar o CAPS Dr. Inácio Ferreira em CAPS III para melhorar a estrutura do tratamento de casos mais graves, permitindo que a unidade funcione 24 horas por dia, oferecendo atendimento ininterrupto para pacientes que necessitam de acompanhamento intensivo.
 

Parcerias e alta complexidade
A parceria entre a Prefeitura e a UNIUBE, gestora do Instituto Maria Modesto, IMM, anteriormente conhecido como Sanatório Espírita, referência em tratamentos psiquiátricos na região através da oferta de internação integral para pacientes psiquiátricos com indicação de hospitalização, por meio de convênio com o SUS é fundamental para o manejo de crises graves, que podem impor riscos à vida do paciente ou de outros, em situações que não são resolvidas com o suporte ambulatorial. A integração entre os diferentes serviços de saúde mental e o Instituto Maria Modesto reforça a rede de apoio e garante que os pacientes recebam atendimento especializado em momentos críticos. As propostas da próxima gestão não só fortalecem os serviços públicos de saúde mental, mas também colaboram para melhorar as condições e o alcance de instituições parceiras, assegurando que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, contínuo e humanizado.
 

PROPOSTAS DE TONY CARLOS PARA A SAÚDE MENTAL
 

Prevenção
Fortalecer ações de saúde com programas para reduzir fatores de risco associados ao sedentarismo, obesidade, tabagismo e uso de álcool e outras drogas.
 

Fortalecimento de serviços
Fortalecer os serviços de saúde mental com o aumento do número de profissionais e recursos para tratamento e acompanhamento.

Expandir e requalificar os Centros de Atenção Psicossocial, CAPS, incluindo o fortalecimento do CAPS Álcool e outras Drogas, CAPS AD.


População atípica, autistas
Fortalecer as linhas de cuidado para pessoas com Transtornos do Espectro Autista, TEA, e outras deficiências físicas e intelectuais, com ações intersetoriais. Melhorar a acessibilidade em serviços de saúde e educação para esses grupos.
 

Atenção domiciliar para grupos específicos
Expansão dos serviços de assistência domiciliar para idosos, pacientes crônicos e pessoas com mobilidade reduzida.


Nossas palavras finais
Tudo aquilo que nossos olhos enxergam, que nossos órgãos de sentido experienciam e que nosso emocional vivencia não é um fato dado, terminado em si. Tudo o que vivemos é uma construção social, histórica, que vem se fazendo de gerações em gerações, na vida pessoal, social e política. Isso se aplica à nossa vida, relacionamentos, fatos de modo amplo e à política. Por isso, por mais que o contexto político historicamente venha se constituindo desafiador, desanimador, não deixe de analisar e fazer a sua parte. Quando você vota, você contrata alguém para te representar. Caso você se abstenha, ou vote sem critérios, está se omitindo, deixando de fazer sua parte em uma realidade já complexa, caótica.


“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” 

Martin Luther King

  

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por