CHECKLIST MUNDO

10 destinos no Brasil para apreciar as cores do outono

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 20/03/2023 às 14:57Atualizado em 20/03/2023 às 16:09
Compartilhar

(Divulgação)

(Divulgação)

O outono começa oficialmente esta semana e com a nova estação as temperaturas começam a baixar. É quando as chuvas param e as folhas das árvores passam a mudar de cor, dando um toque alaranjado à paisagem. 

Apreciar a folhagem de outono é geralmente associado a viagens para o Canadá, Estados Unidos, Japão e países da Europa. Porém, com o real desvalorizado frente ao dólar e ao euro, nem todo mundo pode se dar ao luxo de programar uma viagem internacional no momento.

A boa notícia  é que, apesar de não ter um outono tão definido quanto os países do hemisfério norte, também é possível vivenciar no Brasil um pouco das cores especiais  da estação, que dura de março a junho. Por isso, a coluna de hoje traz opções de destinos super charmosos para quem quiser contemplar os tons vibrantes que marcam esse período do ano.

Aiuruoca (MG)

A pequena cidade fica próxima a duas importantes reservas florestais: o Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Parque Nacional do Itatiaia. É o local perfeito para quem está atrás de curtir a serra mineira e relaxar em volta da natureza durante o outono.

Nesse período, se destacam  a  vegetação densa que muda de cor e as temperaturas deixam a região perfeita para quem pensa em se hospedar em pousadas próximas à mata. Sendo assim, você pode aproveitar o clima agradável para conhecer as cachoeiras dos dois vales da região: Vale do Matutu e Vale dos Garcias. 

Poços de Caldas (MG)

Com estilo típico de uma cidade do interior de Minas Gerais, Poços de Cadas oferece um cenário bucólico para o turista que busca aproveitar o outono. Com temperaturas amenas, o destino oferece uma mistura de atrativos históricos em meio ao espetáculo de cores da estação. 

Que tal experimentar um passeio de teleférico para ver a cidade de cima? Ou tomar um delicioso – e quentinho – banho nas águas termais? Um passeio a pé no Recanto Japonês, com construções e vegetação típicas do país asiático, e a visita ao Parque Municipal Antônio Moliani estão inclusas no tour de outono.

Curitiba e Morretes (PR)

Uma das mais belas capitais do Brasil, Curitiba tem o clima perfeito para ser um destino turístico durante o outono. Cheia de parques e muito arborizada, a capital do Paraná ganha um toque especial durante essa época do ano por conta da coloração vibrante das folhas. 

Atrações como o Jardim Botânico e o Bosque do Alemão são passeios imperdíveis para quem quer contemplar a folhagem do outono. Também é possível embarcar no trem em direção a Morretes e ver um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica do país repleto de tons avermelhados. 

Santo Antônio do Pinhal (SP)

No outono, nada melhor do que curtir um clima de montanha com temperaturas amenas. Uma boa opção para quem busca esse tipo de passeio é a cidade de Santo Antônio do Pinhal. Cercado pela Serra da Mantiqueira, o destino oferece boa infraestrutura de pousadas, hotéis e restaurantes em meio aos centenários Plátanos, árvores cujas folhas são símbolos mundiais do outono.

O local é ideal para quem deseja um passeio mais tranquilo para descansar a mente, com chalés aconchegantes para apreciar a paisagem com uma aquarela de cores e o a noite estrelada da região montanhosa.

Petrópolis (RJ)

A Cidade Imperial, como é conhecida Petrópolis, fica ainda mais especial durante o outono. O fim da temporada de chuvas deixa a  exuberante vegetação repleta de tons avermelhados e dá um charme a mais para a estadia. 

Além disso, é possível aproveitar a queda de temperatura para se deliciar com vinhos e fondues produzidos na região depois de conhecer o Mirante de Itaipava e as pontes vermelhas da cidade. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Vale das Videiras certamente também merecem uma visita não apenas pelas paisagens incríveis, mas pela quantidade de esportes que é possível praticar em ambos, desde trilhas a escaladas e rapel.

Domingos Martins (ES)

A cidade conta com um clima ameno e uma atmosfera tranquila, rodeada por montanhas e repleta de construções charmosas que evidenciam a sua origem alemã e italiana. Domingos Martins é um destino muito procurado por quem busca uma experiência romântica e uma temperatura agradável.

Os visitantes podem aproveitar a paisagem natural da Serra da Boa Vista e também contemplar as cores da estação no Parque Estadual da Pedra Azul. O parque abriga a Pedra Azul, uma formação com 1822 metros de altitude, e, além da pedra, a fauna e a vegetação do local também chamam a atenção dos seus visitantes.

Gramado e Canela (RS)

Localizadas na Serra Gaúcha, as cidades costumam ser destino turístico no fim de ano, por causa da programação do Natal Luz. No outono, época de baixa temporada, as opções de hospedagem ficam mais vazias e baratas. Com isso, é uma ótima oportunidade para curtir o destino e ver a coloração  especial das árvores araucárias típicas da região. E o melhor é que a temperatura já está propícia para se deliciar com um bom chocolate quente servido nas cafeterias locais!

Pomerode (SC)

Localizada no Vale Europeu, Pomerode é intitulada a cidade mais alemã do Brasil. No destino, é possível apreciar a arquitetura germânica na Rota do Enxaimel, com mais de 100 casas construídas nesse estilo alemão feito com hastes em madeira. Há também o Museu Casa do Imigrante. A culinária local sofre influência dos alemães e tem muita cuca, marreco recheado e apfelstrudel (torta de maçã). Tudo isso em meio à paisagem alaranjada proporcionada pela vegetação local no outono.

Lages (SC)

Lages é conhecida como a capital do turismo rural. A cidade abriga muitas fazendas e, mesmo sendo um município grande em extensão, não deixa de ter aquela cara de interior que agrada a quem gosta de relaxar em um ambiente mais tranquilo. 

Se você curte um clima interiorano, andar a cavalo, desfrutar de comidas típicas e ainda ter contato com a natureza e animais, essa é uma opção a se considerar durante a temporada de outono. É possível experimentar tudo isso e ainda contemplar a paisagem alaranjada da Serra. Para os fãs de esportes radicais, em Lages fica o Adventure Park Lages, onde está a maior tirolesa do Brasil.

Guaraminga (CE)

Errou quem pensou que não teria destinos no Nordeste nessa lista. Conhecida como “Suíça cearense” e “Cidade das Flores”, a cidade de Guaramiranga está localizada em uma região serrana do estado. Por este motivo, oferece um clima com temperaturas amenas e muito agradáveis aos seus visitantes.

Rios, trilhas, cachoeiras e Mata Atlântica: a natureza da região é de tirar o fôlego! Para aproveitar todo o encanto do lugar, opções não faltam. O roteiro inclui a Serra de Guaramiranga, o Pico Alto, o Parque das Trilhas, Parque da Cachoeira e Mirante Linha da Serra.

Como se já não bastassem as paisagens incríveis que este destino oferece, há diversas opções de restaurantes para provar desde pratos típicos da região aos tradicionais fondues e vinhos que combinam com as temperaturas mais amenas da estação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por