CHECKLIST MUNDO

5 destinos brasileiros disputam concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas”

A lista inclui pequenas cidades no Sul e Sudeste do Brasil. Veja quais estão no páreo

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 03/07/2023 às 15:06Atualizado em 10/08/2023 às 09:33
Compartilhar

Ministério do Turismo selecionou cinco vilas turísticas brasileiras que representarão o país no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages), desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Foram inscritos para concorrer ao título as cidades de Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Vila Dona Francisca (SC), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP). O resultado da seleção será divulgado na Assembleia Geral da organização em outubro.

O prêmio promoverá os destinos por meio de um selo, representando e divulgando os destinos rurais com seus bens culturais e naturais, a preservação, valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Conheça um pouco mais sobre os cinco destinos brasileiros que estão na disputa e já comece a planejar a próxima viagem de férias antes de ficarem famosos: 

CARAGUATATUBA (SP) 

Caraguatatuba/SP (Foto/Reprodução)

Caraguatatuba/SP (Foto/Reprodução)

Viajando para o litoral norte de São Paulo, Caraguatatuba fornece belas paisagens naturais com cachoeiras, a riqueza da Mata Atlântica, praias e um admirável pôr do sol. Abrigando a cultura e vivência dos caiçaras, Caraguá (como também é conhecida) contempla uma gastronomia única, com pratos típicos da região e requisitados sabores internacionais.

Presente na cultura de águas, a cidade proporciona esportes de mergulho, stand up, surf e outras práticas náuticas. “Turistando" pela Mata Atlântica é possível percorrer muitas trilhas, que podem ser feitas de bicicleta ou caminhada, além de voo livre com paragliders e parapentes que possibilitam uma vista única do céu e do Morro Santo Antônio.

VILA DONA FRANCISCA (SC) 

Cercada de paisagens bucólicas do campo e propriedades com belos jardins que compõem um cenário único da serra catarinense, o roteiro de Vila Dona Francisca encanta quem visita o interior de Joinville (SC). A vila proporciona experiências imersivas pela cultura alemã, passando por propriedades históricas e rurais que possuem uma construção colonial de tirar o folego.

A vila é conhecida pela famosa Estrada Dona Francisca (SC-418), construída por volta de 1858, região que fica rodeada por paisagens da Serra do Mar. As terras contam a história da princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Herdadas após seu casamento com o príncipe de Joinville, a estrada é a segunda via carroçável do Brasil, que foi uma importante rota comercial para o Brasil.

Além disso, as propriedades proporcionam degustações gastronômicas com pratos típicos da Alemanha, como a Cuca (com sabores como morango, banana, abacaxi, amora, queijo), especiarias com mel, o famoso hackepetter e muito mais.

TUIUTI (SP) 

Tuiuti/SP (Foto/Reprodução)

Tuiuti/SP (Foto/Reprodução)

Pequeno e charmoso, o município de Tuiuti, no interior de São Paulo, carrega tranquilidade e um clima rural, com capelas e trilhas com circuitos de águas cheio de encanto. A cidade foi construída em 1902, mas apenas em 1991 o antigo distrito se tornou realmente uma cidade.

Durante os meses do verão o município carrega um ambiente favorável para caminhadas ao ar livre e passeios de bicicletas pelas construções antigas. Reconhecida pela sua culinária original, na entrada da cidade habita um polo gastronômico com pratos típicos a base de peixe. A região carrega em sua veia a tradição religiosa, possuindo diversas igrejas, capelas e praças em homenagem aos santos.

VILA DE ENTRE RIOS (PR) 

Vila de Entre Rios/PR (Foto/Reprodução)

Vila de Entre Rios/PR (Foto/Reprodução)

Localizada à 14km da cidade de Guarapuava, capital da cevada e do malte no Centro Sul do Paraná, a vila de Entre Rios é composta por cinco colônias distribuídas em forma de ferradura, são elas: Jordãozinho, Samambaia, Vitória, Socorro e Cachoeira. Um lugar inesquecível para degustar várias cervejas premiadas e a culinária típica.

Em 1951 a região foi colonizada pelos Suábios do Danúbio, refugiados de guerra de origem eslavo alemã que mantêm até hoje suas tradições, cultura, gastronomia, arquitetura e a produção de cervejas artesanais. A região é responsável por 30% da produção de grãos de cevada de todo país. Diversão é que não falta!

LOMBA GRANDE (RS) 

Lomba Grande/RS (Foto/Reprodução)

Lomba Grande/RS (Foto/Reprodução)

Uma experiência perfeita para usufruir da tranquilidade e experimentar uma gastronomia diversificada. A vila de Lomba Grande, zona rural do município de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, é uma região com belas paisagens e uma natureza preservada com incríveis roteiros turísticos.

A história da cidade está ligada totalmente a imigração alemã, apresentando uma mescla de cultura, povos e costumes. Ela é conhecida pelo comércio coureiro-calçadista e ainda pelo turismo em áreas rurais. Para os momentos de lazer é possível visitar sítios, conhecer piscinas naturais e ainda visitar atrações voltadas ao religioso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por