Se bloquinhos de rua, escolas de samba e trios elétricos não são a sua praia, a coluna desta semana traz várias ideias de destinos perfeitos para aproveitar o feriado no próximo mês longe dos confetes e purpurina da folia carnalesca. Afinal, a festa pode até não agradar a todos, mas é impossível não ficar feliz com os cinco dias de descanso garantidos para viajar.
Para quem quer aproveitar o Carnaval sossegado, há cidades que oferecem diversas atrações interessantes para não desperdiçar os dias de folga durante o período da festa. Então, já escolhe o local que tem mais a ver com seu perfil e nada de ficar o feriado no sofá.
Circuito do Café em Minas
Minas Gerais é um estado cheio de cidades pequenas, charmosas e muito agradáveis para quem quer passar alguns dias longe da correria diária. Uma proposta é o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, unindo atrativos na natureza com as tradições do cultivo do tradicional cafezinho.
Localizada em meio a paisagens montanhosas deslumbrantes, a rota é composta por 10 municípios, sendo uma banhada pelo Lago de Furnas. O Circuito oferece uma experiência única para os amantes do café e para os que buscam contato com a natureza e a cultura local.
O roteiro pode começar por Areado, uma cidade acolhedora que se orgulha de suas tradições cafeeiras e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer plantações e degustar cafés especiais. Também vale incluir no itinerário Bom Jesus da Penha, com suas belas igrejas e casarios coloniais, que transportam os visitantes de volta no tempo. A arquitetura histórica também é uma atração em Muzambinho, junto a paisagens encantadoras. Já Nova Resende é um verdadeiro refúgio para os amantes da natureza, com suas cachoeiras, trilhas ecológicas e vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Parque Terra Ronca
Ainda pouco explorado quando o assunto é turismo, o estado de Goiás esconde inúmeras belezas e destinos de tirar o fôlego. Muitos brasileiros resumem seus passeios pela região aos parques aquáticos de Caldas Novas, mas o potencial de encantamento dessa região vai muito além.
No Nordeste do estado, entre os municípios de Guarani e São Domingos, o Parque Estadual Terra Ronca abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. A região é uma das maiores em números de cavernas e grutas, e tem colinas, rios com águas cristalinas e cachoeiras lindas. Ao todo, foram mapeadas mais de 300 cavernas, mas apenas 49 estão abertas e um número ainda menor disponível para os turistas. As mais visitadas são Terra Ronca I e II, Angélica, São Bernardo, São Vicente, São Mateus e Lapa do Bezerra.
Para explorar o interior dessas cavernas, é imprescindível a contratação de um guia. Lá dentro é uma escuridão sem fim e sem a orientação de um profissional experiente e os equipamentos de segurança, você pode facilmente se perder ou se machucar. Fora que só mesmo os guias sabem quais os melhores salões para ver o verdadeiro espetáculo das estalactites.
Socorro
Socorro é outro destino no interior de São Paulo, perfeito para um Carnaval tranquilo em meio à natureza interiorana. A cerca de 140 km da capital paulista, a cidade tem paisagens formadas por morros, cachoeiras e rios perfeitos para atividades de aventura e ecoturismo, permitindo, então, que os viajantes desfrutem de pertinho dos cenários naturais.
Entre as possibilidades de passeio, por exemplo, a Trilha das Cachoeiras (com três pontos para banho), as rotas de quadriciclo, o rafting no Rio do Peixe, a visita à Gruta do Anjo e o rapel na Pedra da Bela Vista, que também oferece uma vista privilegiada do pôr do sol, se destacam. Mas, para fechar o dia, vale a pena incluir caminhadas pelo centro e comprinhas.
Ilha de Cardoso
Se você quer um lugar isolado da folia e incrível, seu destino pode estar bem perto, no litoral paulista.
A ilha do Cardoso é linda demais, além disso você pode encontrar tartarugas, golfinhos, botos graças ao esforço de preservar a região pertencente ao município de Cananéia.
As principais atrações são a Praia do Pereirinha (a mais cheia), a praia do Bonete, a Ilha do Bom Abrigo, Ilha das Couves, Cachoeira do Pitu e Praia da Juréia e muito, mas muito mais. É pra fazer uma daquelas viagens inesquecíveis.
Para chegar na Ilha do Cardoso, você precisa pegar uma balsa em Cananéia. Também é possível ir para Ilha Comprida de Cananéia.
Ponta Grossa
O destino paranaense agrada aos que preferem os parques e cachoeiras ao invés das multidões do Carnaval. Os pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Ponta Grossa são o Parque Estadual de Vila Velha e a Gruta Buraco do Padre.
Outros passeios recomendados são o Parque Histórico de Carambeí, a Fenda da Freira, a Cachoeira da Mariquinha e o Parque Nacional dos Campos Gerais.
Além dos atrativos naturais, os apaixonados por trem podem conferir a Maria Fumaça que fica na Casa da Memória, um minimuseu que conta a história da cidade e fica no prédio onde foi a primeira estação ferroviária de Ponta Grossa.