A coluna Checklist Mundo preparou uma lista perfeita para você que ama viajar e ler livros (Foto/Ilustrativa)
Viagem e literatura são dois tópicos que combinam muito bem. Além de levar a nossa imaginação a diversos lugares, as páginas de um livro podem também servir como inspiração para rolês criativos e fora do óbvio.
Conhecida como turismo literário, essa proposta proporciona uma imersão no cenário do livro preferido ao visitar lugares reais em destinos turísticos. A experiência é a oportunidade para colocarmos os pés na areia daquela praia citada pelo autor ou conhecermos a praça histórica onde o protagonista deu o primeiro beijo.
Além disso, a viagem literária permite o conhecimento do estilo de vida de grandes escritores, e em alguns casos dá até para visitar suas residências, que foram transformadas em museus abertos ao público.
Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, no último domingo (23), a coluna traz uma lista de cinco roteiros que são encontrados nos clássicos da literatura nacional e que também podem ser visitados pessoalmente, misturando o real e o imaginário.
“O Tempo e o Vento”
O autor Érico Veríssimo ajuda a contar a história da formação do Rio Grande do Sul por meio da trilogia “O Tempo e o Vento”.
As páginas das obras de ficção que mesclam romance, história e crônica por meio da família Terra Cambará, tem como cenário alguns locais do estado, como São Miguel das Missões, onde o turista vai encontrar o Sitio Histórico São Miguel Arcanjo, declarado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O local abriga edificações que narram as missões jesuíticas no Brasil.
Porto Alegre, capital gaúcha, também ganha destaque e conta com a sede do Centro Cultural Erico Veríssimo, um lugar que narra a vida e obra do autor.
O espaço foi construído nos anos 1920 e inaugurado em 2022. Por lá, exposições, documentos literários e muito amor pela escrita podem ser encontrados para deleite dos amantes de boas histórias em papel.
“Iracema”
A bela obra fictícia do autor José de Alencar narra o amor entre a índia Iracema e o europeu Martim. O romance tem início porque Martim ficou encarregado de colonizar a região (que hoje é o atual Ceará) onde conhece Iracema, “a virgem dos lábios de mel”.
No livro, o autor consegue criar uma explicação poética para as origens do estado, que é sua terra natal. A “virgem dos lábios de mel” hoje é um símbolo do Ceará, e seu filho com Martim representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças.
Na capital Fortaleza, o leitor vai encontrar a Casa de José de Alencar. Tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico e Cultural, o espaço traz exposições e outras atividades artísticas, além de ruínas arqueológicas e edificação histórica.
“Memorial de Maria Moura”
Escrita por Rachel de Queiroz, essa obra conta a história de Maria Moura, uma jovem que perde o pai e luta contra a submissão feminina no século 19. O romance é agitado, tem tiroteio, morte, perseguição, sedução e liderança feminina.
A trama acontece em algum lugar incerto no sertão nordestino, mas sabemos que certo mesmo é a beleza que a região oferece a quem a visita.
O sertão nordestino se estende pelo Ceará, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e, nesses estados, o turista vai encontrar uma rica cultura e um legado recheado de cidades históricas.
No Ceará, por exemplo, a cidade de Quixadá faz uma homenagem à autora do livro, que nasceu no município. Visitar o Memorial Rachel de Queiroz é uma das opções da programação cultural do município, ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida e obra da primeira mulher brasileira a ingressar na Academia Brasileira de Letras
Universo de Carlos Drummond
Terra de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, Itabira rende um ótimo passeio para os fãs de literatura. Ali é possível conhecer a casa onde o escritor nasceu e um memorial projetado por Oscar Niemeyer. No Museu de Território Caminhos Drummondianos há diversas placas-poemas de Drummond que referenciam fatos, locais e personagens retratados em suas histórias
Além de resgatar a história de Itabira com auxílio das referências deixadas pelo autor, o visitante também vai vivenciar todo o contexto poético deixado por Drummond de Andrade por meio da Casa de Drummond, da Fazenda do Pontal e Memorial Carlos Drummond de Andrade.
Cachoeiro do Itapemerim (ES)
Quem vai a essa pequena cidade do Espírito Santo se depara com um casarão clássico, verde e branco, nas esquinas das ruas 25 de Março e José Gardoli. Antiga residência do cronista Rubem Braga, o local se transformou em um museu dedicado ao escritor. Destaque para o belíssimo pé de fruta-pão no quinta, um local perfeito para aproveitar uma boa leitura.