CHECKLIST MUNDO

7 atrações ainda pouco conhecidas no Brasil para viajar em 2023

Com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, Brasil tem opções de passeios para garantir novidades no roteiro

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
https://www.instagram.com/checklistmundo/
Publicado em 09/01/2023 às 12:05
Compartilhar

Com 9 feriados prolongados no calendário de 2023, não faltarão oportunidades para viajar este ano e fugir da rotina. Desbravar mais do Brasil é uma boa pedida para viagens curtas, especialmente no cenário atual em que o Real desvalorizado encarece aventuras no exterior.
O melhor é que nosso país conta com possibilidades variadas para os viajantes interessados em roteiros menos óbvios. Então, se você quer aproveitar a próxima folga para relaxar em algum lugar que não seja modinha, confira uma lista com atrações sensacionais e ainda pouco exploradas para visitar no Brasil em 2023.

Dunas do Rosado

Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte (Foto/www.viajeabril.com.br)

Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte (Foto/www.viajeabril.com.br)

No extremo norte do Rio Grande do Norte, entre Areia Branca e Porto do Mangue, um cenário árido, traz novos ares ao turismo potiguar. Com 10 quilômetros quadrados de extensão, as Dunas do Rosado são uma sequência de montanhas coloridas, formadas pelos sedimentos de falésias vizinhas, trazidos pelos ventos constantes. A região fica a 250 km de Natal e tem acesso pelas BR-101 e BR-406.

Canyon do Jaguaricatu

Canyon do Jaguaricatu, no Vale do Jaguaricatu em Sengés, PR (Foto/Prefeitura Municipal de Sengés)

Canyon do Jaguaricatu, no Vale do Jaguaricatu em Sengés, PR (Foto/Prefeitura Municipal de Sengés)

Localizado no Vale do Jaguaricatu em Sengés, PR, o Canyon é formado por paredões de arenito de 80 a 100 m, recobertos de mata nativa de cerrado. O Canyon do Jaguaricatu une-se mais ao sul do Paraná ao Canyon do Guartelá, formando uma imensa cadeia de paredões que rasga parte o estado paranaense, localizados na APA da Escarpa Devoniana.

Guaramiranga

Mirante do Pico Alto, em Guaramiranga (Foto/fretvans.com.br)

Mirante do Pico Alto, em Guaramiranga (Foto/fretvans.com.br)

Existe clima de montanha no Nordeste também. Ainda que as belas praias sejam o cartão de visita da região, Guaramiranga, no Ceará, é uma mostra de que o Brasil pode nos surpreender. Não deixe de conferir o Mirante do Pico Alto, um monumento que fica a mais de 1.000 metros de altura e oferece a vista do pôr do sol mais bonito das redondezas. O Parque das Trilhas também é parada obrigatória para os amantes de aventura. Já quem curte um tour mais tranquilo, as dicas ficam por conta do Mosteiro dos Jesuítas e do Convento dos Capuchinhos. 

Campo Novo do Parecis

Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso (Foto/Drone Parecis)

Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso (Foto/Drone Parecis)

A cidade é recortada pelo rio Sacre (rio Verde) com águas cristalinas e esverdeadas que ao longo de seu percurso formam diversas piscinas naturais com leito de areia branca e quedas d ́dagua. Um verdadeiro paraíso escondido na região amazônica. Além dos balneários, cujos principais são o Rio Verde e o Hawai, há também 2 cachoeiras monumentais: o Salto Utiariti com 98 metros de queda d`água e o Salto Belo com 45 metros de altura.

Parque Nacional do Catimbau

Parque Nacional do Catimbau (Foto/Divulgação Parque Nacional do Catimbau)

Parque Nacional do Catimbau (Foto/Divulgação Parque Nacional do Catimbau)

Situado a 300 km de Recife, o parque é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás somente da Serra da Capivara, no Piauí. São 27 sítios arqueológicos com pinturas rupestres estimadas em até 6 mil anos de idade. O lugar é uma grande vitrine de expressões da nossa pré-história. Um dos sítios arqueológicos mais populares do parque é o de Alcobaça, pois concentra um conjunto rico de grafismos rupestres, feitos por diferentes grupos étnicos de épocas também distintas.

Serra das Confusões

Serra das Confusões (Foto/Divulgação)

Serra das Confusões (Foto/Divulgação)

O parque localizado na região sudoeste do estado do Piauí é o maior do Nordeste e possui inúmeros sítios arqueológicos. Proporciona momentos únicos de contemplação de uma natureza rústica e exuberante. O nome Confusões é porque as pedras mudam de cor conforme ângulo que o sol bate e isto confundia os raros exploradores que passavam pela região.

Ilha de Santo Aleixo

Ilha de Santo Aleixo (Foto/Wikipedia)

Ilha de Santo Aleixo (Foto/Wikipedia)

O difícil acesso e a infraestrutura quase inexistente fazem da Ilha de Santo Aleixo e suas piscinas naturais um destino em alta de 2023. Com viagens no estilo off-grid e experiências de contato básico com a natureza entre as tendências do ano, a atração em Pernambuco é uma boa pedida para quem quer fugir do agito e desconectar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por