(Foto/Reprodução)
(Foto/Reprodução)
Que tal viajar sem estourar o orçamento? A lei da oferta e da procura vale para tudo na vida, inclusive para o turismo. Por isso, se você consegue tirar férias fora dos meses de janeiro, julho e dezembro, é possível conhecer até destinos badalados do Brasil com bastante economia e sem muita aglomeração.
De março a junho ou de agosto a novembro, é o período de baixa temporada no Brasil. Como a busca por serviços de turismo diminui nesses meses, várias empresas aéreas, hotéis e até parques temáticos costumam fazer promoções para atrair visitantes. Com isso, os principais destinos turísticos ficam mais acessíveis ao bolso.
Além disso, o clima brasileiro ajuda bastante quem pode viajar na baixa temporada. As temperaturas continuam altas no Nordeste e mais amenas no restante do país. Também costuma chover menos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste no período da baixa temporada. No Nordeste, os índices pluviométricos aumentam durante o outono, mas não por períodos longos, e sempre tem algum lugarzinho com sol para ir.
Pensando em quem pode tirar férias ou uns dias de folga nos meses da baixa temporada, a coluna reuniu destinos espalhados pelo país que são perfeitos para viajar nessa época.
Praias
(Foto/Reprodução)
As praias são um ótimo destino para quem prefere os meses de baixa temporada para viajar no Brasil. Com calor constante, a temperatura fica amena e as chuvas duram poucas horas.
No Nordeste as temporadas são divididas entre o período mais chuvoso (de abril a setembro) e o mais seco (de outubro a março). Apesar disso, é possível pegar dias de sol em qualquer época do ano.
Uma das melhores estações para se aproveitar as praias de Santa Catarina é o outono, com dias claros e ensolarados, temperatura amena, menos chuva e praias vazias em relação ao verão, além de preços baixos. Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Ibituba são as cidades preferidas dos turistas nessa época.
Serra Gaúcha
(Foto/Reprodução)
Destinos como Gramado tem preços pouco convidativos nos meses de férias escolares. Porém, a economia no período da baixa temporada pode chegar a 40%. Fora de feriados, o movimento nas cidades da Serra Gaúcha é tranquilo e é possível conseguir descontos nos ingressos dos parques. Atrativos temáticos, como a Aldeia do Papai Noel e o Parque de Neve, funcionam diariamente ao longo do ano.
Além da economia, os meses de baixa temporada também são recheados de eventos para animar a viagem: Festa da Colônia em Gramado (agosto); Festa da Uva, em Caxias do Sul (fevereiro e março); Festa da Vindima, em Bento Gonçalves e Garibaldi (janeiro a março); Semana do Bebe de Canela (maio); e Festa Nacional da Música de Gramado (outubro).
Campos do Jordão
(Foto-Reprodução)
A cidade na Serra da Mantiqueira é o destino de inverno preferido dos paulistas, mas possui roteiros imperdíveis para aproveitar em qualquer estação do ano, sendo possível fugir da massa turística e aproveitar os preços da baixa temporada.
Além de se esbanjar na gastronomia, dá para se aventurar no novo trenó de montanha, fazer passeios de quadriciclo, trilhas e até fazer passeios a cavalo para curtir a paisagem em meio às montanhas.
Paraty
(Foto/Reprodução)
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino de viagem e pode ser muito bem aproveitado nos meses de baixa temporada. Além das belíssimas praias, o local possui muitas trilhas, passeios históricos e paisagens exuberantes.
Percorrer as vielas de paralelepípedos é como voltar no tempo: casinhas coloridas, feirinhas de artesanatos e muitos restaurantes charmosos. Graças ao tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, por lá nada mudou desde os anos 1800, fazendo com que o passeio seja uma experiência única e incrível. Como se não bastasse tantas atrações, a cidade é rodeada por águas cristalinas de um azul sem igual.
Resorts
(Foto/Divulgação)
Os resorts são voltados para quem deseja fugir do agito de grandes cidades, mas procura diversão variada. Quem pode organizar a visita fora dos meses de janeiro, julho, dezembro e feriados tem chances de encontrar boas promoções para curtir toda a estrutura desses estabelecimentos.
No Nordeste, existem diversas opções no estilo all-inclusive para quem deseja apenas fazer as malas e relaxar. Porém, se preferir ir de carro, o complexo do Rio Quente na região de Caldas Novas (GO) oferece águas termais quentinhas em piscinas incríveis, ofurôs, duchas, spa e muito mais.