Encontro dos rios Negro e Solimões (Foto/Amazônia Real)
The New York Times divulgou este mês a nova edição dos melhores destinos para viajar em 2023 e duas cidades brasileiras entraram na lista de 52 recomendações para este ano do jornal norte-americano. Os destaques nacionais foram para as belezas do Parque dos Lençóis Maranhenses e a riqueza cultural de Manaus.
Segundo a publicação, o gastronomia, cultura, belezas naturais e aventura foram os elementos que pesaram na escolha dos melhores destinos para visitar em 2023. De fato, os dois locais brasileiros eleitos para integrar a listagem oferecem um mix com todos esses fatores.
O ranking do The New York é liderado por Londres, na Inglaterra, seguido de cidades do Japão e Estados Unidos no segundo e terceiro lugar, respectivamente. O destino brasileiro melhor colocado foi Lençóis Maranhenses, que figura na 11° posição. Manaus ficou em 41° colocação na lista de indicações do jornal.
No texto, o The New York Times ressaltou principalmente a beleza das dunas brancas e piscinas de água-marinha dos Lençóis e a culinária extraordinária de Manaus com ingredientes típicos da região.
Com 155 mil hectares, o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses (MA) é composto por um campo de dunas a perder de vista e, de acordo com o período escolhido para viajar, lagoas de águas cristalinas
Já consagrada por turistas no paísa, a região é indicada para quem procura um lugar para descansar e relaxar. A água é quente durante o dia e cria a experiência de um parque aquático lunar.
Entre os atrativos estão a possibilidade de escorregar pela areia até as lagoas de água verde, andar em veículos 4x4 em meio às dunas e observar um dos mais belos pores do sol do Brasil. É possível fazer passeio a cavalo, parando em um “oásis” para mergulhar ao longo do caminho e até sobrevoar a área de helicóptero para se apaixonar pela vista das dunas.
O melhor período para visitação dos Lençóis é de maio a setembro, onde as lagoas alcançam alta/média profundidade. Mas atenção: o parque tem como objetivo a preservação deste ecossistema e não pode ser explorado por conta própria. Para evitar degradação, a visitação só pode ser realizada com agências credenciadas.
O ponto de partida da visita ao parque são as três cidades vizinhas: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins; onde os viajantes ainda podem desfrutar da culinária típica do Maranhão.
Encontro dos rios Negro e Solimões (Foto/Rede Manaus Hotéis)
Também rodeada de belezas naturais, Manaus é a porta de entrada para quem deseja explorar a Amazônia e as experiências únicas de imersão na natureza são o principal chamariz da viagem. Com o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a região possui uma área de mais de seis milhões de hectares rica em biodiversidade, incluindo florestas de igapó e canais aquáticos com a maior variedade de peixes elétricos do mundo.
Mas não é só a natureza que impressiona. Os sabores locais também se destacaram na análise do jornal norte-americano, que elencou o tacacá, pirarucu, pacu, bolinho de surubim, matrinxã, tucunaré e açaí entre os pratos típicos que valem a pena degustar na capital do Amazonas. O Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi citado como referência para apreciar as iguarias.
Encontro dos rios Negro e Solimões (Foto/Amazônia Real)
Outra indicação do The New York Times foi o restaurante Biatüwi, com estrela Michelin, reúne ingredientes tipicamente amazônicos e toda sua peculiaridade. O cardápio conta até com bebidas feitas com o inhame roxo fermentado e a pimenta malagueta usada para purificar peixes de rio em ensopados picantes.
Depois de saber um pouco mais sobre os dois destinos brasileiros indicados pelo The New York Times, ficou curioso para saber a lista completa? Então, veja a relação abaixo e inspire-se para organizar suas viagens em 2023: