Já operando voos do Brasil para o Chile e Uruguai, a empresa aérea low cost JetSmart pretende entrar no mercado doméstico e começar a ofertar também rotas nacionais no país. Aeronaves já foram adquiridas para o plano de expansão da companhia.
A informação foi confirmada pela gerente de mercados internacionais da empresa, Veronica Alvarez, após o início da operação da empresa no mercado doméstico da Colômbia em janeiro deste ano.
“Temos 120 aviões já comprados. Recebemos 32, mas serão mais de 100. Se não contar com o Brasil, não vamos ter onde voá-los. Assim que, sem dúvidas, vamos chegar ao Brasil”, disse a executiva em entrevista ao portal da revista EXAME.
Com a possível entrada no mercado de voos domésticos no Brasil, a empresa busca fortalecer sua presença na América do Sul, região que conta com grandes players como a Latam e a Avianca.
Apesar de confirmar os planos para o Brasil, a gerente comercial da companhia não citou uma data para o início de operação de voos nacionais. Para operar no Brasil, empresas aéreas precisam ter uma filial no país e cumprir vários requisitos burocráticos, que podem levar vários meses ou até anos para serem concluídos.
O mercado doméstico brasileiro é dominado por três empresas. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam detém 38,7% de participação no mercado nacional, enquanto a Gol e a Azul respondem, respectivamente, por 33,3% e 27,5%. Em janeiro, a Gol entrou em processo de recuperação judicial nos EUA.
Por enquanto, a Jetsmart opera no Brasil apenas em rotas internacionais. A empresa oferta voos ligando Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu a Santiago, Montevidéu e Buenos Aires.
Criada em 2016, a JetSmart faz parte do grupo americano Indigo Partners, que tem sede nos Estados Unidos e é dono das companhias Frontier (EUA), WizzAir (Europa), Volaris (México), Lynx (Canadá) e Cebu Pacific (Ásia). A empresa atua hoje nos mercados domésticos do Chile, Argentina e Peru e tem conexões internacionais para Brasil, Paraguai e Uruguai.
A JetSmart é uma empresa de modelo ultra low cost. Este tipo de companhia aérea se caracteriza por oferecer passagens aéreas a preços extremamente baixos, mas cobra adicionalmente por todo e qualquer serviço, como marcação de assento, transporte de mala de bordo (a de rodinhas que vai na cabine), assentos reclináveis e alimentação.
Atualmente, nenhuma empresa aérea efetivamente low cost está atuando no mercado doméstico do Brasil. As companhias podem até ter diversas operações de baixo custo, como cobrança de mala, marcação de assento e operação com um tipo único de aeronave (GOL). Entretanto, elas não são low fare (baixa tarifa) como observado em outros países.