Lençóis Maranhenses (Foto/Reprodução)
Um dos paraísos brasileiros, os Lençóis Maranhenses (MA), foi considerado o segundo parque nacional mais bonito do mundo. O Parque Nacional Kruger, na África do Sul ocupa a primeira colocação da lista e a terceira está com o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, na Indonésia.
Realizado por especialistas em viagem da empresa Bounce, o estudo analisou os principais parques em todo o planeta por meio de postagens nas redes sociais, pesquisas no Google e dados de avaliações de clientes.
O Parque dos Lençóis Maranhenses foi o único do Brasil a integrar o levantamento. O estudo aponta o destino nacional como o atrativo mais bem cotado nas avaliações do Google, com nota 4,9 em 5, e ocupa o terceiro lugar em visualizações do TikTok, com pouco mais de 292 milhões.
O parque brasileiro também ocupa o quinto lugar em postagens no Instagram, com 505.603, e as buscas no Google por “Lençóis Maranhenses” totalizam 70,8 mil.
Em uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica.
O destino abriga um cenário repleto de dunas de areia branca, lagos de águas pluviais e é popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem.
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas também é possível chegar ao local pelos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luiz/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).
Para os turistas que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar três unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Atualmente, diferente de outros parques nacionais, não é cobrada taxa para entrar nos Lençóis. Porém, não é possível entrar no parque com carro particular, quadriciclos ou motos. Com isso, a visitação só é possível por meio da contratação de passeios com agências credenciadas. O transporte mais comum é a famosa "jardineira", com tração nas 4 rodas.
Confira a lista completa e o desempenho dos parques que fazem parte do ranking:
Tabela (Foto/Reprodução)