Japão (Foto/Jackyenjoyphotography/Getty Images)
A partir de 30 de setembro, turistas brasileiros e japoneses poderão transitar entre os dois países sem obtenção de visto prévio. A medida vale para portadores de passaporte comum que viajem por um período de até 90 dias. A isenção de visto terá validade inicial de três anos.
Com a decisão, quem pretende viajar a partir de 30 de setembro não precisa mais fazer solicitação pela internet e nem se dirigir à Embaixada ou ao Consulado do Japão para requerer o visto de entrada. Basta comprar a passagem e viajar com o passaporte em mãos para entrar no país.
É a primeira vez na história que os dois país chegam ao acordo para isenção recíproca de vistos. O entendimento acontece após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima.
A isenção do visto vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, principalmente nas áreas do comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.
Veja também: Conheça um pedação do Japão dentro de São Paulo
Além disso, a medida impactará diretamente na ampliação do turismo internacional, contribuindo para a entrada de japoneses que queiram conhecer e visitar o Brasil.
Como era até então?
Para viagens de turismo/negócios ou mesmo conexões curtas em aeroportos do Japão, até então é necessário emitir ainda no Brasil o visto japonês. O processo de solicitação não inclui entrevistas e custa entre R$ 111 e 150, dependendo da cidade onde será aberto o processo.
Para requerer o visto, basta o preenchimento de todos os formulários e documentos com cópias. A documentação pode ser enviada pelo sistema online do governo japonês ou apresentada presencialmente ao consulado japonês mais próximo de sua casa ou à Embaixada do Japão no Brasil.