Os brasileiros podem voltar a viajar para o Chile a partir desta segunda-feira (23). A reabertura das fronteiras para a entrada de estrangeiros já foi publicada no Diário Oficial do país, mas haverá inicialmente restrições. Por enquanto a entrada só poderá ser feita pelo aeroporto de Santiago. Além disso, uma quarentena obrigatória será exigida neste primeiro momento.
Pela regra, estrangeiros que entrarem no país antes de 7 de dezembro terão que cumprir quarentena de 14 dias. A norma é para quem vem de países com transmissão comunitária, como é o caso do Brasil.
Fora isso, o visitante, antes de embarcar para o Chile, deve preencher uma declaração que detalha sua origem e destino, bem como seu estado de saúde. O cadastro deve ser preenchidono site www.c19.cl
Também será exigido um teste PCR negativo, com prazo máximo de 72 horas a partir da coleta da amostra. Outra norma é contratar um seguro saúde obrigatório que cubra assistência em caso de contaminação por COVID -19.
Já a cidade de Buenos Aires anunciou oficialmente na semana passada a reabertura do turismo nacional e internacional, com uma política abrangente para a chegada de visitantes que inclui uma nova estratégia de testagem.
Uma das exigências para os visitantes brasileiros é a realização de dois testes PCR. O primeiro exame deve ser realizado no país de origem com 72 horas de antecedência. Depois, uma nova testagem será feita na chegada ao aeroporto de Ezeiza.
O exame terá um valor de AR$ 2.500 ( R$ 170) para turistas internacionais. Após 12 horas, o visitante será informado do resultado. Os turistas internacionais podem continuar viagem após a coleta do material e não precisam esperar o resultado no aeroporto. Os visitantes só devem se isolar em caso positivo dele ou de um viajante próximo.
Além disso, as regras incluem a contratação de seguro de saúde com cobertura Covid-19 e a apresentação de uma declaração online preenchida 48 horas antes da viagem. O formulário está disponível no site https://ddjj.migraciones.gob.
Outras cidades da Argentina também foram reabertas para turistas, mas cada localidade do país tem seus próprios requisitos de entrada.
Alguns lugares pedem quarentena, outros teste negativo para coronavírus, a declaração de saúde ou mesmo instalar um app no celular para monitoramento, como é o caso de Córdoba.
*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.