Conheça destinos nacionais para almas aventureiras (Foto/Reprodução)
Férias chegando e cansou de repetir os mesmos destinos de viagem? Não se preocupe! O Brasil tem muitas opções além de cidades turísticas e praias super divulgadas e mega lotadas para visitar na sua próxima aventura.
Para inspirar um passeio diferente em 2024, a coluna desta semana reuniu cinco ideias de destinos brasileiros ainda pouco explorados e que merecem ser incluído no roteiro. Veja a lista e prepare as malas:
Araruna, Paraíba
Araruna, Paraíba (Foto/Reprodução)
A 165 km de João Pessoa, a cidade no limite com o Rio Grande do Norte fez do entorno rochoso cenário para a aventura. Atividades como trilhas e até um pêndulo humano acontecem no Parque Estadual da Pedra da Boca. Para quem curte adrenalina, o destino é também o ponto de partida da trilha mais longa do Nordeste, com cerca de 138 km de extensão, onde a caminhada tem cânion com cachoeira, pinturas rupestres e turismo de base comunitária em áreas rurais isoladas.
Além disso, a região agora conta com o Parque do Rinoceronte, um amigável complexo de aventura para quem não tem nenhuma experiência com atividades do gênero.
Parelheiros e Marsilac, São Paulo
Parelheiros e Marsilac, São Paulo (Foto/Reprodução)
Os dois distritos paulistanos ficam a 50 km do Centro da capital, em uma área de transição entre o urbano e o rural. Os atrativos turísticos ficam em parques de preservação de Mata Atlântica, em sítios que concentram o maior número de produtores orgânicos da região e até no primeiro e único parque de aventura da cidade, no último rio completamente limpo de São Paulo da capital paulista.
Serra do Roncador, Mato Grosso
Serra do Roncador, Mato Grosso (Foto/Reprodução)
A mais de 500 km de Cuiabá, no sudeste do Mato Grosso, o destino faz parte de uma extensa cadeia montanhosa, conhecida por cachoeiras escondidas e abertas para visita.
Tem uma com acesso por trás do véu d’água, e também outra no interior de um cânion com jatobás centenários que vai fazer você rever os conceitos de beleza natural).
Superagui, Paraná
Superagui, Paraná (Foto/Reprodução)
No município de Guaraqueçaba, o Parque Nacional de Superagui tem quase 34 mil hectares de ilhas, canais, rios e terras continentais, e é um santuário de dezenas de espécies de animais, algumas delas, inclusive, ameaçadas de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta, papagaio-da-cara-roxa e bugio.
As ruas estreitas do vilarejo rústico ainda são de areia, coloridas construções de madeira recortam o verde preservado do parque e os raros papagaios-da-cara-roxa continuam fazendo barulho na hora da revoada do final de tarde.
Vale do Catimbau, Pernambuco
Vale do Catimbau, Pernambuco (Foto/Reprodução)
A 290 km do Recife, o destino tem um anfiteatro natural que foi usado para rituais sagrados e guarda a segunda maior concentração de arte rupestre do Brasil.
O município de Buíque serve de base para quem visita o Parque Nacional do Catimbau, uma área protegida de 62 mil hectares com cerca de 13 trilhas oficiais, em meio a impressionantes formações geomorfológicas.