Com altas temperaturas típicas do verão, dormir ao ar livre pode ser uma excelente ideia e não precisa ser uma programação apenas para quem é bicho do mato. Hoje é possível acampar sem abrir mão de conforto, uma nova tendência de viagem conhecida como Glamping.
O conceito de hospedagem em campings glamourosos surgiu na África em meio aos safáris e foi adaptado para os Estados Unidos e Europa, tornando-se popular em várias partes do mundo.
Esse meio de hospedagem é ideal para quem procura uma experiência de imersão com a natureza integrada a lugares mais rústicos e naturais, mas sem renunciar às comodidades de um hotel tradicional.
Os acampamentos glamurosos podem ter várias categorias: dos mais “rústicos”, oferecendo apenas o conforto de uma boa cama e um banho quente, até aqueles que proporcionam uma experiência de luxo completa, com decoração especial, gastronomia local, e serviços diferenciados (como spa e passeios personalizados. Em alguns lugares, é possível encontrar também cama do estilo king size com lençóis requintados, máquinas de chá/café e profissionais de segurança.
Os glampings podem estar localizados em florestas, cidades, margens de rios ou no meio de um deserto. Confira alguns deles:
JALAPÃO
(Divulgação)
Com conforto e segurança, os acampamentos do Jalapão, em Tocatins, trazem hospedagem ao estilo safari africano com camas confortáveis, banheiro em cada tenda, salas de banho com água aquecida, e refeições inclusas, como café da manhã, almoço, jantar e lanches durante a visitação.
O passeio proporciona aos turistas conhecer os atrativos naturais famosos, como os fervedouros, a Cachoeira da Formiga entre dunas, rios de águas cristalinas e chapadões. Também é possível ter contato com a cultura local e ver, de pertinho, artesanato e espetáculos, tudo isso em meio a um céu brilhante de estrelas.
Os passeios podem ser realizados em veículos 4x4, assim como no safari africano e são cercados de praias e florestas do Rio Novo, intensificando o contato com a natureza e proporcionando a visão de lugares belíssimos. Os carros são próprios para a estrada na região e a viagem neles faz com que o visitante respire ar puro.
CAMBARÁ DO SUL
(Divulgação)
A hospedagem no local é feita em charmosos casulos de madeira, com vista para os Campos de Cima da Serra. As barracas são de luxo com um deck privativo, hidromassagem e paisagem privilegiada.
O turista também pode optar pela acomodação em cabanas rústicas com deck de madeira, lareira e hidromassagem. Em Cambará do Sul, também é possível realizar passeios de balão que contemplam 50 minutos de vista da Terra dos Cânions.
BAHIA
(Divulgação)
Na Península de Maraú (BA) o viajante desfrutará de um cenário natural e rústico, porém, confortável e tranquilo à beira-mar. O glamping está localizado a apenas 100 metros de distância da Praia de Algodões, umas das mais lindas do estado, fazendo com que a imersão na natureza seja ainda mais marcante.
NO CERRADO
(Divulgação)
No coração do Brasil, mais especificamente em Pirenópolis (GO), é possível encontrar um glamping com design “diferentão”, contando com uma espécie de cúpula transparente que proporciona uma linda vista para o pôr do sol enquanto o viajante aprecia a maciez da cama, deitado nela. Achou pouco? O lugar ainda tem jacuzzi romântica na varanda e um ambiente cercado pelo cerrado.
NA SERRA
(Divulgação)
Perfeito para algumas noites de descanso, também em formato de domo e todo construído em madeira em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, o acampamento de luxo é um dos principais pontos turísticos da cidade. O glamping permite uma vista para apreciar as cadeias de montanha de Monteiro Lobato e toda a simplicidade da roça, sem deixar de lado o glamour.
Já o viajante que escolher o destino Serra da Canastra, em Minas Gerais, vai encontrar um glamping que também traz o luxo da hospedagem embaixo de um domo, mas com um preço ainda mais acessível. Oferecendo conforto e ainda disponibilizando violão, binóculos e livros sobre a flora e fauna da região, o glamping da região permite uma imersão completa na cultura e relaxamento em meio a natureza local.
Leia também: 6 lugares para acampar no Brasil