CHECKLIST MUNDO

Covid-19 afeta temporada de cruzeiros no Brasil

MSC, uma das maiores operadoras do setor, cancelou todas as viagens a partir de janeiro de 2021, mas mantém programação para o fim do próximo ano

Gisele Barcelos
Publicado em 28/12/2020 às 06:52Atualizado em 19/12/2022 às 05:31
Compartilhar

A MSC Cruzeiros acaba de confirmar o cancelamento de toda a temporada de cruzeiros 2020/2021. A empresa tinha viagens previstas nos navios MSC Preziosa e MSC Seaview a partir de 16 de janeiro, mas decidiu suspender as atividades porque ainda não houve aprovação das autoridades brasileiras para a operação de cruzeiros marítimos, mesmo com a apresentação de protocolos de prevenção à Covid-19.

Em novembro, devido ao fechamento das fronteiras vizinhas, a empresa já havia cancelado a temporada de dois de seus navios, que tinham roteiros passando pela Argentina e Uruguai.

Segundo a companhia, desde julho foram realizadas reuniões periódicas com autoridades para esclarecer a proposta de operação e o protocolo de saúde e segurança. No entanto, até o momento, não houve a liberação para a navegação. Confira parte da nota divulgada pela MSC Cruzeiros:

“Considerando esta postergação e o tempo mínimo necessário para a Companhia preparar toda a sua operação, como logística, mobilização, testes e embarque da tripulação, abastecimento de provisões e a implementação de seu protocolo de saúde e segurança líder do setor, a empresa não conseguiria iniciar as operações até meados de fevereiro, no mínimo, sendo que a temporada está prevista para terminar em março”.

Reservas canceladas

Hóspedes que tiveram reservas afetadas pelo cancelamento da temporada 2020/2021 são elegíveis para compensação. Neste caso, a operadora enviará uma carta de crédito para um futuro cruzeiro no valor total da reserva originalmente paga.

A carta de crédito pode ser usada até 31 de dezembro de 2021, em qualquer cruzeiro futuro com a MSC Cruzeiros até 30 de abril de 2022. A carta de crédito não se aplica para grupos, eventos e fretamentos.

Também será concedido um crédito a bordo para ser utilizado em um próximo cruzeiro. O valor varia de 100 a 200 dólares por cabine, dependendo da duração do cruzeiro adquirido.

Temporada 2021/2022 na América do Sul

Por outro lado, as viagens programadas a partir do fim do próximo ano estão confirmadas e já estão à venda. A temporada 2021/2022 da MSC Cruzeiros na América do Sul terá quatro navios com embarques em portos no Brasil e um quinto navio com embarques na Argentina.

O MSC Seaside fará sua estreia no Brasil com roteiros de seis a oito noites, que partem de Santos com destino ao Nordeste. O MSC Preziosa oferecerá minicruzeiros de três e quatro noites de Santos com destino ao Sul e Sudeste, roteiros de cinco a oito noites do Rio de Janeiro para o Nordeste ou em direção à Bacia do Rio do Prata.

O MSC Splendida oferecerá pela primeira vez cruzeiros de sete noites de Santos rumo a Argentina e Uruguai, visitando Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires. O MSC Sinfonia fará roteiros de seis, sete e nove noites de Itajaí, para o Uruguai e Argentina. E o MSC Orchestra completará o abrangente programa na América do Sul partindo de Buenos Aires rumo ao litoral brasileiro.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por