CHECKLIST MUNDO

Depois de 9 anos fechado, Museu do Ipiranga reabre com entrada gratuita

Visitantes não pagarão ingresso para conhecer o Museu até o início de novembro

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 19/09/2022 às 15:16Atualizado em 18/12/2022 às 03:44
Compartilhar

Após passar nove anos fechado, o Museu do Ipiranga foi reinaugurado simbolicamente este mês em alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil. A atração está reaberta à visitação para o público em geral e os ingressos serão gratuitos até o dia 6 de novembro, mas é necessário fazer reserva antecipada no site.

Com a reabertura, o monumento vem recebendo uma grande demanda e os ingressos se esgotaram rapidamente nos primeiros dias da reabertura. Por isso, a direção do Museu passou a liberar os bilhetes em lotes para que mais pessoas tenham oportunidade de visitar o local. Os novos lotes são disponibilizados todas as sextas-feiras, às 10h.

O conjunto urbanístico que conhecemos como Parque da Independência é formado pelo Museu do Ipiranga, o Horto Botânico, o Jardim Francês, a Casa do Grito e o Monumento à Independência, que guardam um acervo com objetos e documentos importantíssimos para a compreensão da sociedade brasileira.

Quadro “Independência ou Morte!”, do pintor Pedro Américo, no Museu do Ipiranga, na Vila Monumento

O Museu fechou às pressas em 2013 por causa de problemas sérios de conservação e segurança. As obras de restauro começaram somente seis anos depois, em 2019. Ao todo, a revitalização custou R$ 235 milhões e incluiu também uma série de inovações tecnológicas, permitindo até interações olfativas em uma sala com cheiros. A reforma ainda tornou o edifício mais acessível, com a implementação de elevadores e escadas rolantes.

Uma parte relevante da obra consistiu na criação de um espaço de 6.800m² no subsolo, onde foi montada a bilheteria, um café, uma loja, um auditório, um espaço para programas educativos e uma sala que deve receber exposições temporárias.

O complexo ainda ganhou um mirante no espaço vazio entre as fachadas do coroamento da torre central. Com guarda corpo de vidro, o espaço permite uma visão 360° de São Paulo sem obstáculos.

Além de recuperar o edifício, a reforma deu nova vida também ao Jardim Francês, que retomou características de um século atrás. Duas fontes originais que foram demolidas em 1972 foram reconstruídas no local. Além disso, foi restaurada e modernizada a iluminação pública e reativada a fonte central. O local também deve receber ainda um restaurante de 270m² e um espaço para foodbikes.

O acervo do Museu permanece o mesmo, mas três mil peças passaram por restaurações, incluindo 122 pinturas e duas maquetes representando, respectivamente, o Parque da Independência e a cidade de São Paulo em 1841. Além disso, o museu agora conta com telas que fornecem explicações sobre as peças em libras e placas escritas em braile para oferecer maior acessibilidade.

Planeje sua visita: o Museu do Ipiranga funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 17h. Os ingressos e a disponibilidade de datas para visitação pode ser conferida no site oficial (www.museudoipiranga.org.br).  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por