Fazenda Cassú (Foto/Divulgação)
Completado um ano da chancela da Unesco para o geoparque Uberaba, mais atrações estão sendo preparadas para visitação ao público no território. Além do roteiro tradicional em Peirópolis, a histórica Fazenda Cassú, às margens da BR-050, já está com profissional contratado para a elaboração de um projeto museológico e começa a ser estruturada para receber visitantes.
As terras da Cassú foram adquiridas em 1880 por Antônio Borges de Araújo, que foi precursor na introdução do gado Zebu em Uberaba através da importação do boi Lontra da Índia. Posteriormente, o herdeiro da propriedade José Caetano Borges foi responsável por grandes marcos na história da pecuária mundial como a realização da primeira grande exposição de gado Zebu no local.
Não bastasse isso, dentro da Fazenda Cassú foi registrado o primeiro achado fóssil na região. A descoberta ocorreu na década de 40 e foi o que trouxe para Uberaba o paleontólogo do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), Llewellyn Ivor Price, que depois começou um trabalho regular de escavações em Peirópolis e atualmente dá nome ao Museu dos Dinossauros.
Devido ao legado, o representante da família proprietária, Oscar José Caetano de Castro, ressaltou que a Fazenda Cassú foi inserida como um dos geossítios no projeto geoparque e agora está sendo preparada para ser aberta ao público para visitação.
Segundo o proprietário, o imóvel já passou por reforma e investimentos foram feitos para resolver questões funcionais de energia elétrica e conectividade. "O próximo passo será a construção de um pórtico na entrada perto da rodovia e também já contratei um museólogo para organizar a exposição do acervo da fazenda, disponibilizando aos visitantes toda a história que envolve a fazenda Cassú", destaca.
Entre os itens que devem fazer parte da exposição, Oscar cita fotos de visita do ex-presidente Getúlio Vargas à fazenda em Uberaba e também documentos do ex-presidente Juscelino Kubitschek. "Todo pessoal de relevância e governantes que vinham à cidade passavam pela Fazenda Cassú. Tinha inclusive um almoço ou jantar aqui", conta.
Além da abertura da propriedade histórica, a lista de atrações do geoparque também deverá contar um novo mirante. O ponto turístico contará inclusive com uma réplica em tamanho real do Uberabatitan ribeiroi, maior dinossauro que viveu em território brasileiro e que teve o fóssil achado às margens da BR-050 em Uberaba. Será uma oportunidade para os futuros visitantes visualizarem como era o cenário em que o gigante habitou no passado.
O projeto já está em fase de implantação dentro das fazendas do grupo Agronelli e a réplica está tomando forma pelas mãos do paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira.
De acordo com o dono da propriedade, Marco Túlio Paolinelli, o novo espaço terá ainda uma lanchonete inicialmente para atender os visitantes. Em uma segunda fase, ele adianta que deverá ser implantado um restaurante temático alusivo aos dinossauros.
As novas atrações do geoparque foram apresentadas em programação realizada no último fim de semana. Além da fazenda e do mirante, o grupo também visitou o geossítio Serra da Galga e a vinícola Ar Puro.