Apenas um hotel brasileiro entrou para a lista dos 50 melhores hotéis de luxo do mundo e a escolha foi uma acomodação que fica no interior de Minas Gerais. Localizado em Conceição de Ibitipoca, o Ibiti Engenho Lodge foi reconhecido este ano no ranking da revista internacional Robb Report.
Anualmente, especialistas percorrem diversos países selecionando hospedagens luxuosas de destaque. A lista é elaborada com base nos relatos de 21 pessoas escolhidas a dedo, chamadas de Travel Masters. Os hotéis precisam receber cinco estrelas para entrar no ranking.
Cada especialista indica 10 propriedades luxuosas para o catálogo da revista e os mais citados integram o top 10. A lista deste ano traz também hotéis na Inglaterra, França, Marrocos, Peru, Chile, Japão, Indonésia e até Botsuana, na África. A hospedagem em Minas Gerais ficou em 27º lugar.
Com construção em estilo colonial, o hotel mineiro que integra o ranking foi inaugurado em 2008 e faz parte de um Projeto Ibiti. O empreendimento teve início com a compra da antiga Fazenda do Engenho na década de 80. Desde então, foram adquiridas terras da região para preservar a paisagem do Parque Nacional de Ibitipoca. A iniciativa de recuperação de fauna e flora nativas foi um dos destaques apontados pelos jurados da revista.
Dentro do complexo, há várias modalidades de hospedagem. O Engenho Lodge, que conquistou os votos dos jurados, oferece oito suítes em um casarão no estilo do século 18. O prédio mantém as características originais na fachada e na decoração, equilibrando a simplicidade rural com a sofisticação da fazenda colonial.
A estadia para duas pessoas custa a partir de R$ 2,2 mil. O valor da diária inclui todas as refeições do dia, desde café da manhã, almoço, jantar e até lanchinho. Os pratos trazem o melhor da culinária mineira para a mesa dos hóspedes, tudo preparado com ingredientes locais e feito no tradicional fogão à lenha.
Veja também: 4 hotéis fazenda no interior para desestressar
As outras experiências de hospedagem também promovem a desconexão com a agitação do dia a dia para garantir o contato direto com a natureza. O complexo oferece ainda a Casa Carlinhos, uma clássica casa de fazenda mineira e que conta com uma banheira externa com vista para o Pico do Galvão.
Pico do Galvão (Foto/Reprodução)
Dentro do projeto Ibiti, há também a hospedagem Village. O espaço fica em uma pequena vila na montanha, com apenas 22 moradores e é a escolha perfeita para aqueles que querem uma experiência de vida interiorana.
Outra opção é a modalidade Remote, com casas rústicas e localizadas em áreas mais afastadas. Por exemplo, o Isgoné Loft encontra-se a 1.500 metros de altitude, nas montanhas. A única maneira de chegar lá é de bicicleta ou a pé.
As hospedagens são o que chamam a atenção, mas o hotel oferece mais do que isso. Com atrações naturais, passeios personalizados, trilhas e instalações artísticas, o Ibiti Projeto conquista seus visitantes. O Circuito das Águas é uma das experiências que a instalação oferece, que passa por rios, lagos e cachoeiras, além de cânions e corredeiras.