Machu Picchu foi reaberta este mês para visitação (Foto/Reprodução)
Fechado desde o fim de janeiro em função de protestos no Peru, Machu Picchu foi reaberta este mês para visitação. Segundo o governo peruano, a medida foi possível após um acordo entre autoridades locais, representantes do setor de Turismo e lideranças de grupos sociais para garantir a segurança do monumento e dos serviços de transporte.
“Esta decisão responde à necessidade de apostar no diálogo e a paz, no trabalho articulado entre as autoridades e a população, que exigem a retomada da atividade cultural e a reativação econômica de Cusco“, comunicou o governo.
A famosa cidadela inca foi fechada ao turismo em 21 de janeiro devido à crise política e social peruana. O serviço ferroviário que transportava pessoas e cargas para a cidade localizada nas encostas do síttio arqueológico foi interrompido por 18 dias devido a ataques e destruição dos trilhos em protestos exigindo a renúncia da presidente peruana, Dina Boluarte.
De acordo com informações da CNN, os protestos e bloqueios de estradas ainda continuam por parte dos manifestantes, mas houve uma diminuição dos conflitos nos últimos dias. Com isso, a única linha ferroviária que leva à cidadela inca voltou a funcionar normalmente.
A venda de ingressos para a visita a Machu Picchu já está disponível novamente no site oficial. As empresas de trem que fazem o trajeto de Cusco até a vila aos pés da montanha também voltaram a comercializar as passagens normalmente pela internet.
Já a empresa Consettur, responsável pelo único ônibus permitido a subir a montanha até a entrada do sítio arqueológico, informou que está operando de maneira parcial e com frequências que correspondem à demanda dos serviços, “devido à conjuntura social e política que o país está atravessando”. Por isso, a passagem não está sendo vendida pela internet no momento, apenas no balcão de atendimento físico em Machupicchu Pueblo.
Vale a pena marcar viagem agora para conhecer Machu Picchu?
Reconhecida em 1983 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Machu Picchu é um extraordinário complexo de edificações de pedra do Império Inca e está no topo da lista de lugares imperdíveis da maioria dos viajantes.
Porém, como a reabertura do sítio arqueológico ainda é recente e o clima político no Peru segue agitado, o ideal era esperar um pouco mais antes de comprar uma passagem de avião com destino a Cusco.