Telescópio (Foto/Reprodução)
A semana começa com um feriado prolongado à vista e a busca por programações para aproveitar os dias de folga. Se ideia é encontrar opções de passeios diferentes e não tão distantes, a cidade de Amparo pode ser a escolha perfeita para um rolê alternativo e educativo.
A 430 quilômetros de Uberaba, a cidade do interior de São Paulo abriga um Pólo Astrônomico onde está instalado o maior telescópio refletor aberto ao público no Brasil. O instrumento tem 650 mm de abertura. Outros telescópios deste porte no Brasil são exclusivamente voltados para pesquisas, sem que os visitantes possam utilizá-los para a observação do céu.
O Polo Astronômico de Amparo tem uma estrutura única e diferenciada. Além do telescópio de 650mm de abertura, o complexo reúne outros equipamentos, todos disponíveis durante as sessões públicas noturnas, aos sábados. Devido ao feriado prolongado, uma programação extra também acontecerá na noite de sexta-feira (8).
O melhor é que o período entre os meses de junho a setembro é justamente o mais propício para a observação no Pólo Astronômico, devido ao céu limpo típico das noites de inverno na região.
A lua e aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias do chamado “céu profundo” são alguns dos destaques desse período do ano.
Planetário (Foto/Reprodução)
A unidade astronômica é equipada com mais três telescópios refletores de 360mm, 340mm e 200mm de abertura, um refrator de 150mm e ainda dois instrumentos para a observação solar.
Também faz parte do aglomerado astronômico um moderno Planetário Digital montado em uma ampla sala de projeções com domo de oito metros. O local é usado para simulações de céu estrelado e projeções hemisféricas com alto grau de imersão.
As sessões públicas noturnas no Pólo Astronômico tem duração de duas horas e os ingressos devem ser adquiridos com antecedência pelo site, pois o número de visitantes é limitado. O preço é R$ 56 (inteira) e R$ 40 (meia).
O Pólo Astronômico está instalado num espaço de 60 mil m², às margens da Serra da Mantiqueira, e foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude. O complexo ainda conta com estacionamento e serviço de lanchonete.
O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho.
Como funciona o telescópio de Amparo
O telescópio tem como componente óptico principal um espelho parabólico com 650mm de diâmetro, capaz de coletar cerca de 14.000 vezes mais luz se comparado ao olho humano.
O espelho parabólico funciona como o ‘olho do telescópio’, que oferece um poder de resolução muito superior do que a nossa visão. Com isso, o instrumento permite a observação de milhões de objetos celestes pouco brilhantes, como estrelas, nebulosas e galáxias que não são visíveis a olho nu.
Outras atividades em Amparo e arredores
Amparo integra o Circuito das Águas Paulista (Foto/Reprodução)
Com menos de 80 mil habitantes, Amparo é uma boa opção para quem deseja um ambiente bucólico para descansar no feriado. Sua história está preservada nos casarões do centro, de fazendas da época áurea do café. O Turismo Rural se destaca pela visitação a essas antigas fazendas do município.
Além disso, Amparo integra o Circuito das Águas Paulista, composto também por destinos como Holambra, Jaguariúna, Serra Negra e Socorro. As cidades ficam a menos de 50 quilômetros de distância entre si, sendo perfeitas para um roteiro combinado pela região.