(Divulgação)
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que tal planejar uma viagem de presente para curtir sozinha ou com um grupo de amigas? Sou suspeita para falar, mas, mesmo que não seja feriado no Brasil, a data já é desculpa perfeita para organizar uma nova aventura.
Infelizmente, ser mulher ainda vem com uma série de desafios a serem superados até quando falamos em marcar uma viagem. Não dá para simplesmente escolher um destino aleatório e se jogar, pois questões como criminalidade e violência podem azedar qualquer passeio.
A boa notícia é que existem diversos destinos incríveis e seguros para nós Brasil afora. Por isso, em homenagem a todas as leitoras da coluna, venho mostrar 7 lugares para ajudar a mulherada a colocar o pé na estrada e desbravar nosso país sem medo. Pode ficar tranquila porque tem aventuras para todos os gostos.
Foz do Iguaçu (PR)
(Divulgação)
Foz do Iguaçu é uma cidade muito segura, onde você vai poder andar despreocupada pelo centro da cidade a pé, o que é uma grande vantagem para mulheres viajando por conta própria. Localizado na fronteira com a Argentina e o Paraguai, o destino é cheio de atrações interessantes como as Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Templo Budista, Marco das Três Fronteiras e Usina de Itaipu. O bônus é que você poderá conhecer com facilidade a cidade de Puerto Iguazu, na Argentina, e a Ciudad del Este, no Paraguai.
Ouro Preto (MG)
(Divulgação)
Situada em um vale profundo de montanhas, a cidade mineira possui marcas da escravidão e é uma aula de história a céu aberto sobre a colonização portuguesa. O destino é um marco da arquitetura barroca e conserva ares calmos e bucólicos, como se mantivesse um contato vivo com o passado colonial. Além de andar pelas ladeiras de pedra, visitar museus, igrejas dos séculos 17 e 18, você também se encantará com belezas naturais como a Cachoeira das Andorinhas e na Mina Du Veloso.
Bonito (MS)
(Divulgação)
Considerada a capital do ecoturismo no Brasil, Bonito possui muitas oportunidades para você desfrutar da natureza e viver várias aventuras. Lá, você vai poder mergulhar com peixes em águas cristalinas, participar de trilhas em parques ecológicos e ainda visitar lugares incríveis, como a gruta do Lago Azul e a cachoeira da Boca da Onça. Pode ter certeza de que este é o destino ideal para quem quer ter bastante contato com a natureza! Não bastasse isso, o destino é super seguro sem relatos de violência e assalto contra turistas.
Alter do Chão (PA)
(Divulgação)
No meio coração da Floresta Amazônica, a vila no interior do Pará é um local indicado para quem está em busca de conexão com a natureza e uma slow travel. Por ser em um local remoto e com famílias locais, trata-se de um lugar muito seguro para viajar. E é uma boa opção se você está em busca de novas experiências, tranquilidade e conhecer diferentes culturas. Por lá, você poderá conhecer praias de rio paradisíacas, fazer passeios em grupo na floresta, curtir a noite dançando carimbó e comer comidas típicas e, se quiser, só ficar realmente de boas curtindo a tranquilidade.
Florianópolis (SC)
(Divulgação)
Apesar de ser uma capital, Florianópolis é uma cidade bastante segura para visitar. Além de possuir a terceira maior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, suas taxas de criminalidade são baixas em comparação com outros destinos. Já ganhou até mesmo o título de “cidade mais amigável do mundo” por conta disso. Para completar, tem praias paradisíacas, trilhas incríveis para se fazer e uma ótima infraestrutura, principalmente na região da Lagoa da Conceição
Pipa (RN)
(Divulgação)
Considerada uma das principais capitais para nômades digitais e trabalhadores remotos, a cidade reserva lugares seguros, principalmente para quem gosta de andar sozinha e ir para festas ou baladas. O lugar oferece cenários lindíssimos, com praias de águas azuladas, areia fofa, dunas e falésias, além de ótima infraestrutura de de restaurantes, bares e pousadas. Outra grande vantagem é que não é necessário ter carro para passear por lá. Você vai conseguir fazer muita coisa caminhado e contratar passeios para ir mais longe.
Paraty (RJ)
(Divulgação)
Esta cidadezinha fluminense que mistura praia, história e muita cultura é apaixonante. Paraty conta com diversas opções de passeios de barco para ir as praias, cachoeiras e também fica pertinho de Trindade, outro ponto com diversas praias maravilhosas que vale a pena conferir. Aproveite também para conhecer o centro histórico da cidade, com seus sobradinhos coloniais coloridos e super charmosos. Também há ótimos restaurantes, onde você pode aproveitar para provar a gastronomia local e também a tradicional Gabriela, cachaça famosa da região. Para as mulheres que querem relaxar, nem precisa levar salto na mala. Para andar em Paraty sem cair e ficar confortável no seu passeio pelo centrinho, use tênis.