CHECKLIST MUNDO

Minas Gerais receberá duas novas rotas de trens turísticos até o início de 2023

A ferrovia voltará a ligar cidades mineiras com o interior de São Paulo e do Rio de Janeiro

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 25/07/2022 às 13:20Atualizado em 18/12/2022 às 21:00
Compartilhar

Os fãs de viagens ferroviárias poderão contar em breve com novos passeios sobre trilhos a partir de Minas Gerais. Duas rotas de trens turísticos estão sendo revitalizadas para ligar o interior mineiro a São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo todo o charme e nostalgia para quem estiver a bordo das locomotivas.

O primeiro a ser reinaugurado será o Trem Turístico da Revolução de 1932, que deve estar liberado até o fim deste ano. As obras de revitalização começaram em 2019. Responsável pelo projeto, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) afirmou que 4,5 km da ferrovia já foram restaurados para viabilizar o início das viagens a partir de dezembro de 2022.

O primeiro trecho a ser entregue este ano contempla um passeio de 6 quilômetros entre a Estação de Cruzeiro e a Estação Rufino de Almeida, zona rural da cidade, com uma Maria Fumaça.

A rota completa do Trem Turístico da Revolução prevê 34,5 km de percurso entre Cruzeiro, interior de São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. O projeto final está previsto para ser finalizado em 2024.

O trajeto por onde o trem vai passar, entre Cruzeiro e Passa Quatro, está repleto de história. A ferrovia foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884. E o nome dado ao trem, inclusive, não é à toa: a ferrovia foi palco para episódios marcantes da revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas e sua recusa em elaborar uma nova constituição. O Túnel da Mantiqueira, por onde passará o trem turístico, foi palco das principais lutas entre as tropas paulistas e as forças federais. O local inclusive ainda guarda marcas de tiros da batalha que completou 90 anos este ano.

Com quase 1 km de extensão, aliás, o Túnel da Mantiqueira precisa passar por boas reformas. Abrir o trecho da Serra até o Túnel deve ser um dos mais complicados.

É bom o turista não se confundir, pois já há um trem turístico que sai de Passa Quatro e que leva o nome de Trem da Serra da Mantiqueira. Quando o Trem Turístico da Revolução de 1932 entrar em ação, eles vão funcionar independentes, sem ligação entre si.

Novo trem turístico do Rio a Minas Gerais está previsto para circular em fevereiro

Idealizado em 2016, o trem turístico ‘Rio-Minas’ já tem data para começar a funcionar e vai ser mais uma opção para os turistas que querem conhecer as belas paisagens do sul fluminense e a chamada Zona da Mata, em Minas Gerais. As obras de reforma e manutenção dos trilhos tiveram início no dia 25 de junho e a previsão é que o primeiro trecho fique pronto até dezembro, mas com previsão de rodagem em fevereiro do ano que vem, quando o trem passará a funcionar em um estágio inicial.

No primeiro momento, o trem funcionará em um percurso de 37 km passando por apenas três cidades, Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ). A ideia é que haja inicialmente duas viagens por dia, de manhã e à tarde, aos sábados, domingos e feriados. O tempo do trajeto vai durar cerca de 2h a 2h30.

Assim que estiver operando, o trem Rio-Minas vai contar com 4 locomotivas, 15 carros de passageiros e um carro-restaurante, podendo levar até 873 pessoas por viagem. A previsão é que mais de 250 mil turistas façam o passeio por ano.

O projeto prevê ao todo um trajeto de 168 km, com duas cidades no Rio (Três Rios e Sapucaia) e outras seis cidades mineiras (Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases). A segunda etapa do projeto, que prevê as obras nas linhas das cidades de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases, ainda não tem previsão de entrega.

A linha por onde vai passar o trem turístico estava desativada desde 2015. Em 2018, já houve um teste do trem. O trajeto entre Três Rios e Cataguases vai passar por belas paisagens cercada de montanhas e outras atrações, em um caminho que tem história: os trilhos eram usados principalmente para o transporte de café no início do século XX. Em Chiador, por exemplo, o trem vai passar pela histórica estação Penha Longa, que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1869.

Vale reativou trem de BH para Espírito Santo

Após alguns trechos interditados desde o início do ano, o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) voltou a circular entre Belo Horizonte e Cariacica, no Espírito Santo, a partir desta segunda-feira (25).

A informação foi divulgada pela Vale, esclarecendo que a retomada em todo o trecho foi possível devido aos avanços dos trabalhos de manutenção.

O trecho entre Antônio Dias e Barão de Cocais estava suspenso nos dois sentidos. O mesmo aconteceu entre Itabira e Nova Era devido à erosão causada pelas fortes chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro deste ano. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por