A onda de calor já passou, mas as temperaturas seguem altas em Uberaba e no restante do Estado. Então, que tal aproveitar o clima para dar um mergulho e curtir uma praia sem sair do território mineiro?
Praia Pirapora (Foto/Divulgação)
Para aliviar este calorão, além das diversas cachoeiras, Minas Gerais também conta com praias de água doce, em represas e lagos artificiais que contam com toda infraestrutura turística para colocar os pés na areia e descansar. Tem até opções para às margens do Rio São Francisco para se banhar sem pressa e assistir ao espetáculo do pôr do sol sobre as águas do Velho Chico. Anote a lista e prepare uma visitinha no próximo fim de semana ou feriado:
Praia Maria Augusta, em São João Batista do Glória (Foto/Divulgação)
Formada por duas grandes quedas de mais ou menos 35 metros é uma das mais belas da região sudoeste de Minas. As duas quedas formam um poço de água cristalina, ideal para banhos e relaxamento. Para quem gosta de banho de sol, uma gostosa praia, de areia branca e bem fina é um convite para um bom bronze e refresco no poço formado pelas águas da cachoeira.
O complexo da Maria Augusta fica em São João Batista do Glória, no Sudoeste de Minas, distante 20 km do centro da cidade e conta com pousadas próximas, bem como guias que levam visitantes em 4x4 de São João Batista do Glória e da vizinha Delfinópolis para o local.
Ilha da Fantasia, em São José da Barra (Foto/Divulgação)
Localiza-se no Lago de Furnas, próximo a Capitólio, com acesso somente de barco. Mas o local conta com infraestrutura de restaurante e banheiro em um ônibus. Dá para nadar, mas é preciso ficar atento às pedras no leito.
Prainha de Três Marias (Foto/Divulgação)
Com um dos maiores espelhos d’água do mundo, a represa de Três Marias é um destino muito popular em Minas, procurada para pescaria e esportes náuticos.Nomeada de Terminal Turístico Praia Mar de Minas, o local conta com infraestrutura completa para atender o turista: de quiosques à beira do lago, à área de camping, banheiros e duchas para banhistas. Dá ainda para fazer passeio de moto aquática e lancha.
Praia do Areião, em Pirapora (Foto/Divulgação)
Em meados de novembro e dezembro se forma a Praia do Areião, em Pirapora, na região Norte de Minas. É uma das praias fluviais mais famosas de Minas. Além de se banhar e tomar uma cervejinha sem pressa, o visitante pode praticar esportes aquáticos como canoagem e andar de jet ski. Há quadras de areia para futebol e vôlei. É possível ver o lendário Vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, e que está em fase de restauração, além de fazer cliques com a Ponte Marechal Hermes, que liga os municípios de Pirapora e Buritizeiro, e passa sobre o Rio São Francisco.
Várzea das Flores, em Contagem (Foto/Divulgação)
Pertinho da capital mineira, o balneário da Várzea das Flores, em Contagem, é o destino certo para um final de semana de recorde de calor. Dá pra se banhar, passear de moto aquática ou lancha, e até assar uma carne. Bom para a garotada e relax garantido para os pais.
Praia do São Francisco, em Pedras de Maria da Cruz (Foto/Divulgação)
Localizado no Norte de Minas, a praia é convidativa para um banho relaxante e passeios de barco. Há bares e restaurantes às margens. Também é possível praticar pescaria e até fazer rapel na ponte sobre o rio São Francisco.
Prainha da Cachoeira do Crioulo, em São Gonçalo do Rio Preto (Foto/Divulgação)
No Alto Jequitinhonha, o Parque Estadual do Rio Preto abriga a ‘prainha’ da Cachoeira do Crioulo. Após uma bela queda, as águas do Rio Preto correm através de bancos de areias brancas. No local, os peixes nadam bem próximos à borda encantando os visitantes. O valor da entrada é de R$ 7 por pessoa e a visitação de 7h às 17h, de terça a domingo. Não é cobrada a taxa para crianças menores de 10 anos. O passeio é ideal para quem curte uma caminhada, pois para chegar até lá é necessário percorrer uma trilha de 6 km, de dificuldade moderada, junto com um guia do parque.
Praias do Rio do Peixe, em Botumirim (Foto/Divulgação)
Cercado por paisagens paradisíacas e vegetação exuberante, o Rio do Peixe do Botumirim, está no Alto Jequitinhonha e oferece belas apresentações com suas águas cristalinas e praias de areia branca, atraindo uma série de banhistas e amantes da natureza frequentes a maravilhosa praia fluvial.
Praia do Bicano, em Boa Esperança (Foto/Divulgação)
É a praia mineira, com direito a calçadão como o de Copacabana. Fica localizada no Lago dos Encantos, em Boa Esperança, no Sul de Minas. Há espaços de praias artificiais de areia pra banhistas poderem descansar. O visual é lindo e o local é convidativo para a prática de esportes, como stand up paddle e passeios de caiaque. Há bares e restaurantes no entorno. O pôr-do-sol é uma atração à parte.
Praia da Saudade, em Almenara (Foto/Divulgação)
A cidade tem uma das mais belas praias de Minas Gerais. Composta por uma faixa de areia às margens do Rio Jequitinhonha, o local é emoldurado pelo Morro do Cruzeiro, uma das paisagens naturais mais exuberantes do Vale do Jequitinhonha no perímetro urbano de Almenara.